Já mediu o seu Ritmo Cardíaco hoje?

11 05 2009

Todos nós já sentimos, uma vez ou outra, o coração a bater demasiado depressa ou muito acelerado.

ecgPor outro lado, também já sentimos uma tranquilidade digna de batimentos muito lentos e demorados. Tudo tem uma explicação apesar de não pensarmos muito nela. «O nosso coração tem uma espécie de relógio biológico que comanda os batimentos cardíacos», define Carlos Morais, cardiologista.

Cada pessoa tem o seu ritmo próprio — os dois tipos de variações mais importantes são as bradiarritmias (ritmos cardíacos lentos: menos de 60 batidas por minuto) e as taquiarritmias (ritmos cardíacos com mais de 100 batidas por minuto) — mas os batimentos podem ser mais vagarosos ou mais apressados sem que isso implique um problema. «Podem existir variações do ritmo cardíaco além dos 60/100 que não constituem uma doença», adianta Carlos Morais. Por exemplo, «é natural que quando se faz exercício físico, o coração acelere porque tem de aumentar o débito cardíaco e o fornecimento de sangue aos vários órgãos do corpo; quando uma pessoa pratica exercício fisico, as pulsações podem acelerar para 110,120, 130… voltando ao normal no final da actividade». Por outro lado, «em condições de repouso ou durante a noite, é natural que o ritmo desça para os 50,40, sem que isso signifique risco cardíaco».

Contudo, quando essas alterações do ritmo (arritmias) estão associadas a outros sintomas podem ser causa importante de mortalidade.

QUANDO O RITMO SE TORNA NUM PROBLEMA

O que são as arritmias?

heart_beat«Uma arritmia por definição é uma perturbação do ritmo cardíaco», define o cardiologista. As arritmias podem aparecer em qualquer idade e mesmo em corações saudáveis. «No entanto, por norma, estão associadas a outras doenças do coração. Com a idade, podem haver pequenos danos que provocam alterações degenerativas próprias da idade», acrescenta. As arritmias só devem constituir preocupação se estiverem associadas a sintomas específicos.

Quais os sintomas?

Na nossa vida normal, não temos noção do batimento do nosso coração. Algumas pessoas podem, contudo, sentir pequenas alterações de ritmo, o coração a bater desordenadamente, pequenas pausas de ritmo, palpitações, etc.

«Se o ritmo cardíaco for demasiado lento ou rápido, há um compromisso de função porque o coração não se contrai de uma forma adequada para manter as necessidades fisiológicas do organismo. Então, podem aparecer outro tipo de sintomas como, por exemplo, tonturas, desmaios, cansaço, angina de peito, tolerância diminuída ao exercício, entre outros, que não devem ser desvalorizados», reforça Carlos Morais. A maioria das arritmias é benigna, aquela que «não mata, mas mói». No entanto, há que ter em conta que «a primeira manifestação da arritmia pode ser, de facto, a morte súbita». Se os sintomas forem muito frequentes e uma pessoa verificar que, mesmo em situações de repouso absoluto, tem pulsações de 110,120, deve consultar um médico assistente que lhe irá dar a melhor orientação possível.

Conhece o seu ritmo cardíaco?

Tal como se deve preocupar em saber os níveis do seu colesterol, do açúcar no sangue e em medir regularmente a sua tensão arterial, é essencial que saiba calcular o seu ritmo cardíaco. «É um ensino que se pode fazer de uma forma relativamente simples», defende o cardiologista.

A maioria das pessoas pode contar as suas pulsações de forma prática, embora existam aparelhos sofisticados nas farmácias que fazem a medição da tensão arterial e o cálculo da frequência cardíaca em simultâneo.

mao«Através da palpação de uma artéria que está no pulso, podemos contar as pulsações e, ao mesmo tempo que olhamos para o relógio, contamos o número de batimentos. O número de pulsações que vamos encontrar em 60 segundos dá-nos o número de batimentos por minuto».

Desconhecimento pode ser fatal

Num estudo realizado à população portuguesa, através de uma amostra representativa em Fevereiro último, chegou-se à conclusão que os inquiridos pouco sabiam acerca das arritmias e ainda menos da sua gravidade. Carlos Morais acrescenta que «a população em geral não associa as arritmias a uma causa de morte quando, por exemplo, metade das doenças cardiovasculares mata por arritmia cardíaca». Apesar da desvalorização, morre-se mais em Portugal por doenças cardiovasculares do que por outras doenças que têm mais mediatização.

Como tratar?

Para quem já não vai a tempo de prevenir a doença, há algumas soluções à disposição. «A maioria das arritmias não se trata com fármacos. Existem terapêuticas minimamente invasivas que podem passar pela implantação de dispositivos, como por exemplo o pacemaker. Este dispositivo electrónico implanta-se no tórax, no peito do doente, do qual saem duas ou mais sondas que estão dentro do coração e que estão monitorizadas constantemente. Se o ritmo cardíaco fica demasiado lento, o próprio pacemaker é capaz de enviar estímulos eléctricos que servem para corrigir e fazer com que ele volte ao normal», salienta Carlos Morais.

Existe ainda o CDI, um dispositivo electrónico implantado da mesma maneira, do qual saem umas sondas que estão dentro do coração. É a única terapêutica eficaz para prevenção da morte súbita em doentes de alto risco (como, por exemplo, as pessoas que tiveram um enfarte miocárdio e em que o músculo cardíaco ficou em muito mau estado).

Consulte aqui o artigo completo.

Artigo publicado na revista PREVENIR, Maio 2009

Carlos Morais

Dr. Carlos Morais – Coordenador Nacional da campanha Bate, Bate Coração, especialista em cardiologia, no Hospital Fernando da Fonseca, na Amadora, onde é responsável pela Unidade de Pacing e Arritmologia do Serviço de Cardiologia. Coordenador Cientifico da APAPE e Membro da Direcção do Instituto Português do Ritmo Cardíaco, desde a sua fundação em Março de 2005.

About these ads

Acções

Information

339 responses

19 05 2009
Manuel Moreira

Pratico desporto com regularidade, vou entrecalando ente uma hora de ginásio e corrida. na corrida faço diversos treinos que variam entre os seis km, e os catorze. Hoje depois de fazer um treino de doze km, fui a uma farmacia, e na máquina verifiquei que o meu ritmo cardiaco era de 46 batimentos por minuto, gostaria de saber se é normal ou devo estar preocupado.

20 05 2009
Thierry Martins

Caro Manuel,

Considera-se a frequência cardíaca normal quando está compreendida entre os 60 e 80 batimentos por minuto. Poderá ser uma situação normal, mas de facto se o seu ritmo se situa abaixo desta referência deverá procurar ser consultado por um cardiologista, preferencialmente um especialista em arritmologia. Tratando-se de uma Bradicardia, poderá ter de ser medicado, e em último caso poderá ser necessáro implantar um pacemaker. Os batimentos cardiacos baixos são tão graves como os batimentos altos.

Estamos aos seu dispor para qualquer esclarecimento.
Thierry Martins

5 08 2009
Tiago

Mas como o Manuel disse ele pratica desporto regularmente e isso e uma das razões para ter um ritmo baixo, alias julgo que atletas de alta competição ainda podem atingir valores mais baixos, não sendo isso razão para haver problema.

21 10 2009
Rui

Já pratiquei futebol e natação ao mesmo tempo durante 2 anos, mas parei agora durante um ano.. Comecei agora a ir para o Ginásio, mas sempre me disseram e eu já notei que a minha frequência cardíaca é um bocado mais acelarada do que a dos meus amigos.. Eu vi e estava entre os 80, 90 e poucas vezes aos 100.. (em repouso)
Tenho 14 anos.
Por favor podiam me dizer se isto é normal ou devo ir a um médico ou especialista?
Obrigado :)

7 01 2010
Marcos

Eu foi fazer um ecg normal,mas como eu sofro de ansiedade,a enfermeira do laboratorio disse,que o ritimo cardiaco estava bom,so que tinha a pulsaçao a 120 quando o normal e de 100.Sera que aumentou por causa da ansiedade?Estava muito muito nervoso.

29 01 2010
carlos

Tenho 47 anos faço dança de salão,trabalho a noite.Realizei um ECG onde deu BAV grau I, FC 69irpm
Isso é para que eu me preocupe? Pode ser um patologia grave?

21 02 2010
Rafael

Tenho 19 anos 95kg, 1,70m, algum tempo atras percebi q meu coração estava batendo 42 por minuto em repouso, gostaria de saber se é normal isso, fui ao cardiologista e no eletro tava normal, mais isso acontece mais quando eu deito de barriga virada para cima, e tambem fiz um eco ha um dois anos e deu escape da valva mitral e insuficiencia tricuspide funcional discreta, fui ha um psiquiatra e ele me disse q era ansiedade, mais na ansidade o coração bate mais lento tambem ?

21 02 2010
Rafael

aaa esqueci de falar, quando estou deitado de barriga para cima dá um aperto no peito, não é dor é um aperto, e da falta de ar e parece q tem algo na minha garganta..

22 02 2010
Margarida Martins

Olá Rafael.

Os sintomas que apresenta são sintomas de ansiedade. Tente relaxar. Os batimentos cardiacos são mais preocupantes quando sao demasiados baixos ou altos, não quando apresenta 42 batimentos por minuto.

26 02 2010
Rafael

mais entao quando os batimentos cardiacos estao em 42 por minuto é normal ? é que as vezes da uma falta de ar fadiga issu tudo é da ansiedade mesmo?… sinto palpitações e quando faço exercicio fisico o coração bate e da ate para perceber ele pulando na barriga

26 02 2010
Rafael

e tambem parece as vezes q ele falha ( da impressão, mas issu quando respiro fundo ele bate mais rapido e quando solto o ar ele parece q falha) o medico diz q é ansiedade mais nao sei nao..

26 03 2010
susana

tenho um problema de coração que ainda ninguém percebeu o que é. já fiz vários exames e estava tudo bem. de vez em quando (normalmente uma vez por ano) o meu coração dispara. começa a bater muito rapidamente (mesmo em situações de calma) e a situação mantém-se durante horas, levando-me à exaustão. cada episódio que acontece os batimentos por minuto são sempre superiores sendo que, a última vez que tal aconteceu, cheguei aos 210 batimentos por minuto. fiquei internada e numa consulta de cardiologia posterior o médico disse que era normal. será assim tão normal?

27 03 2010
Thierry

Olá Susana,

De facto não parece nada normal. Essa arritmia deve ser vista com alguma urgência.
Aconselho vivamente que consulte outro cardiologista, especificamente um arritmologista.

27 03 2010
Bernardo

uma pessoa hipertensa, sempre tera a pressao alta se nao tomar os medicamentos ?

29 03 2010
Margarida Martins

Os medicamentos no caso de hipertensao ajudam a estabilizar, no entanto não podem ser visto de forma isolada. É importante complementar com uma alimentação saudavel, exercicio fisico e evitando o tabaco…

30 03 2010
José Candido Correa

esses dias fui ao pronto socorra aqui em minha cidade e minha pressãom estava 19/10, mais eu fico nervoso quando vou aferiri minha pressão, entao no dia seguinte fui a uma farmacia estava 16/8, e a noite fui novamente a farmacia e estava 13/8, dai compre os aparelhos de medir pressão, o digital e o esfigmomanometro e sempre q meço minha pressão esta 11/7 gostaria de saber se sou hipertenso (obs. o manguito do esfig. tem q ficar justo no braço ou largo ? porque quando meço com o manguito justo sempre dá 11/7 e quando meço com ele largo no braço a pressão sempre sai 13/8 ou 14/8.. ele tem q ficar justo ou largo… ele ficando largo da diferença na aferição??

31 03 2010
Margarida Martins

Olá.

A braçadeira deve ficar justa ao braço. Nunca poderá avaliar a tensão com a braçadeira largada, visto que altera os valores da tensao.

Pode consultar estes dois links e visualizar como é que se deve colocar o aparelho para avaliar a tensão:

14 04 2010
valeria

De uns 2 anos para cá sinto umas arritimias esporádicas, porém começou a me dar um aperto no peito também e este aperto sinto que melhora se tomo aas infantil faço musculação e ando me sentindo cansada mais que o normal para treinar. Após a 2 horas de um treino onde não me alimentei direito e dobrei a carga e os exercicios fique 3 horas com o coraçao acelerando, fiz um eletro e não constou nada. Agora estou fazendo vários exames entre eles o eco que constou insufuciencia mitral leve com refluxo da valvula. Minha dúvida: É caso cirurgico?

3 05 2010
Luana Nunes

Gostaria de saber o que acontece no coração, apos fazermos um exercicio fisicos, que desencadeia um aumento dos batimentos cardiacos.

11 05 2010
sandro marques

boas…por vezes vindo do nada sinto o meu coração bate com muita força e por vezes o ritmo é elevado e outras vezes parece lento…podem-me dizer o que se passa e se é grave?é que já dura a alguns meses e preocupa-me um pouco. já fiz um electrocardiograma e andei com o Holter e nada apareceu. agradecia a ajuda.

15 06 2010
Hugo Pires

eu tenho 17 anos e há uns 5 meses venho sentido antes de dormir uma alteração na batida do coração. o ritmo eu n sinto alterar até por que eu já medi a pulsação nesses momentos e ela sempre se manteve constante entre 80 e 90 mas eu estou preocupado pois eu sinto que quando o coração bate meu corpo todo sente e parece que o coração tá fazendo força para bater. o que pode ser isso? eu devo procurar um médico?

15 06 2010
Margarida Martins

Olá Hugo.
É sempre aconcelhavel realizar um electrocardiograma uma vez por ano, mesmo que não existam alterações. Sempre podes consultar um cardiologista para que fiques a saber o que se passa.

15 07 2010
soraia

Olá meu filho foi ao dentista hoje e o dentista fez alguns exames como medir pressão e batimento cardiaco…o batimento do coração do meu filho deu 46 isso é normal??????Fiquei aflita

16 07 2010
Margarida Martins

Ola bom dia. Que idade tem o seu filho?

29 07 2010
angela cristina

Olá, meus batimentos cardiacos são sempre baixo, normalmente 56 por minuto, mas sou uma pessoa normal, ando muito e não sinto nada de errado, mas descobri a pouco tempo que estou hipertensa, mas tomo meus remedios normalmente para controlá-la, meu cardiologista falou que nos meus exames está tudo normal, mas é normal ter batimentos cardíacos tao baixos?

29 07 2010
Rita

ola (:
Bem, eu tenho 17 anos e os meus batimentos cardiacos são sempre de 80 e tal ou 90 e tal… é preocupante?
eu nao faço grande exercicio fisico, excepto na escola, e ja fiz dança, estou a pensar em começar ginásio. nunca fiz exames. e sou um bocado stressada e ansiosa. nao sei se é isso. eu tenho um medidor em casa. mas ouvi dizer que acima de 75, maior é o risco de enfarte. geralmente a tensao esta normal ou um pouco baixa, sendo a sistole de 10 ou de 11 e a diastole de 6 ou 7, mas o pulso é sempre alto.

30 07 2010
elaine sales

ola.meu pai tem 60 anos,operou do coração no ano de 2009 pra “tampar”um furo..agora esse ano ele comecou a ter problemas com as valvulas.foi feitos varios exames,eco,eletro,e todos confirmavam valvula.tinha arritimais,o medico encminhou ele pra unesp em botucatu.la não acharam nada.só q agora os batimentos fica entre 42por minuto,não passa de 50.o medico dele acha q o quadro dele reverteu por esse motivo.e a pressão dele sempre esta em 100×60.oq vcs acham me ajudem,estou preocupada..obrigado…

30 08 2010
bruno gome

bom fiz uso exagerado dos renedios berotec e atrovent sem recomendação o motivos naum vem a caso acora, isso acelerou bastante meu ritmo cardioaco , agora sinto dores onde se localiza o coração e grave? por favor si possivel mi responda

31 08 2010
Jair Torezone

Olá meu nome e Jair Torezone, tenho 21 anos, eu fui no cardiologista e ele falou que meu coração esta batendo 50 por minuto, ele falou que era bradiarritmias que meu coração e mais lento, isso e normal, no meu dia-a-dia meu coração bater nessa frequência?
Por favor me responda.

obrigado

24 09 2010
Arlindo Garcia

Boa tarde…fui fazer um ECG e o resultado foi ritmo sinusal 67 … padraõ de bloqueio do ramo direito. Agradecia que me ajudassem a perceber o que significa isto.OBRIGADO.

1 10 2010
paulo cassaca

tenho 40anos faço btt com alguma intessidde, hoje descubri que tenho os batimentos a 35por minuto ,sintome bem sem caçasso e com muita saude o que fazer?

3 10 2010
Margarida Martins

As pessoas que praticam exercicio fisico com regularidade é normal apresentarem batimentos cardiacos mais baixo. Mas se entender pode realizar um electrocardiograma .

20 10 2010
Fernanda

olá, tenho em diferentes épocas uns aceleramentos cardíacos que me deixam muito preocupada, pois eles acontecem até mesmo quando estou sentada ou dormindo, sinto que me sufoca, as veias do meu pescoço doem e sinto também uma pressão muito forte nas têmporas, quando isso acontece geralmente eu fico ainda entre dois e três dias sentindo-me muito mal com olheiras e muito cansada ,sentindo que a qualquer momento vai acontecer novamente. Já fiz exames pra verificar e até dois eletrocardiogramas em épocas diferentes, entretanto nunca apontaram nada. Os médicos geralmente dizem ser por estresse ou algo parecido. será mesmo?? estou preocupada tenho 33 anos e sinto isto desde os 15 mas com maior frequencia nos ultimos anos.

9 11 2010
emilia coelho

Boa noite.
Hoje fui á farmácia e nas máquinas que existem nas farmácias, pesei-me, vi as tensões e o ritmo cardiaco. O meu ritmo cardiaco bate a 125 batimentos por minuto. Peso 76kg e meço 1.60cm e tenho 46 anos. Gostaria de saber se é normal ou se será elevado. Agradeço a resposta.

16 11 2010
Thierry Martins

Olá Emilia,

Se o seu ritmo estaria assim e não é usual, talvez fosse devido ao facto de estar um pouco cansada ou até preocupada com alguma coisa. Mas se de facto a arritmia persitir deve procurar ser consultada por um cardiologista.

3 01 2011
Mykaela

Quando vou dormir, sinto que meu coração acelera
do nada, ai dá a impressão q o meu coração
parou, então ele começa a acelerar novamente de
uma forma tão violenta de tal forma que eu sinto
que estou balançando a cama. O que eu devo fazer?

19 01 2011
Thierry Martins

Mykaela,

Penso que deve consultar um cardiologista, o mais breve, para perceber que tipo de arritmia sofre.

19 01 2011
lucy

Gostaria de saber se um batimento de 130 na minha filha de 14 anos é anormal.

26 01 2011
Thierry Martins

Olá Lucy,

Tudo depende em que situação ela teve esses batimentos. Se foi em repouso, deve consultar um cardiologista imediatamente, se foi após algum esforço, tente estar atenta se volta a acontecer e por quanto tempo se mantêm os batimentos.

7 02 2011
zilay aparecida vilela

Boa tarde! Gostaria de saber batimento cardiaco de 100 por minutos e normal, tenho 53 anos de idade, faço exericico fisico diariamente na semana de 2ªfeira a 6ª feira, faço tambem aula de aerobica 2 vezes na semana e 3 vezes da semana faço musculação. Não tenho nada me sinto bem quanto for para academia durante a semana, dormo bem e passo o dia, faço também exame periodico com cardiologista. Gostaria de resposta por email

9 02 2011
Paulo

Muito Bom dia, muitos parabéns pelo sítio, excelente. Tenho 32 anos e à cerca de 9 anos atrás eu tive uma crise muito forte de ansiedade com um ataque de pânico, que me obrigou a ir às urgências. depois de me medicarem, fizeram-me um electrocardiograma que acusou arritmia sinusal!!como era militar na altura, falei com o médico da Unidade que me enviou para o serviço de cardiologia do Hospital Militar. Nessa altura fiz mais electrocardiogramas, um walter e uma ecocardiografia, no qual o Cardiologista que me seguiu disse que estava tudo normal!!mas a verdade, mesmo após esses nove anos até hoje, continuo a sentir os mesmos sintomas que senti, inclusive ataques de ansiedade e pânico, considero-me uma pessoa calma, mas sou ansioso e sofro de algum stress, por vezes sinto palpitações, sinto mesmo algo estranho, parece que o coração dá um pulo rápido, que para de bater e logo de seguida retoma ao normal. Consultei a minha médica de família e falei o que sentia, mandou-me fazer análises e um electrocardiograma ( segundo a médica estava tudo normal). Costumo medir a minha tensão pelo menos uma vez por mês, sempre dá normal, embora quando me sinto nervoso ela altere e suba, o máximo que já tive foi 15 / 9, verifico também colesterol (sempre entre 180 220) e glicémia e trigliceridos normal! Sempre pratiquei desporto, fui militar 12 anos, mas agora não pratico tanto, tenho uma vida um pouco mais sedentária, passo o dia em frente ao computador, mas contudo tento fazer umas caminhadas e alguns exercicios aerobicos durante a semana. Vivo preocupado, pois sinto palpitações várias vezes por semana, principalmente se estiver nervoso, a tal situação de que o coração para e de repente regressa ao ritmo normal (eu sinto isso) o que poderá ser? já falei com a médica e como fiz o electrocardiograma e lhe mostrei os que fiz à nove anos, diz que está tudo bem!! que é ansiedade que provoca isso!!mas eu já sinto isso à tanto tempo já consultei o cardiologista e tudo fiz walter, eco e tudo à 9 anos deu tudo normal!!sinceramente não sei que fazer…Peço imensa desculpa pela extensão desta minha dúvida e pelo conteudo um pouco baralhado, mas sinto-me muito incomodado e sem saber o que fazer. Cumprimentos para toda a equipa. Paulo Pereira.

11 02 2011
Thierry Martins

Olá Paulo,

O meu 1º conselho para quando estiveres a sentir palpitações e te sentires incomodado é beberes sumo de laranja. Comigo resultou sempre. Por vezes essas palpitações poderão ser originadas devido ao nivel do potássio estar em baixo, e como as laranjas são ricas neste “ingrediente”, estabiliza.

Mas também te aconselho a procurar um arritmoligista. Se fores da zona de Lisboa, podes tentar no Hospital Sta Cruz ou no Instituto do Coração.

Pede para marcar uma consulta com o Dr Pedro Adragão, Dra Katia ou Dr Diogo,. São todos especialistas nesta área.

14 02 2011
daniela

boa tarde no outro dia fui ão medico e estava bastante ansiosa sempre com medo de morrer escutou meu coraçao estava bom minha pressão arterial também há razões para eu estar preocupada

2 03 2011
Mara Lúcia

gostaria de saber se é normal escutar os batimentos cardiaco freguentemente
pois escuto meus batimentos cardiacos diaramente.
Mara

2 03 2011
Margarida

Olá Maria.

Existem algumas pessoas que tem facilidade na escuta dos batimentos cardíacos. Não é motivo para preocupação.

Enfermeira Margarida

3 03 2011
André

Ola tenho 18 anos, tenho 1,80m e peso 60 kg e o meu ritmo e de 35ppm treino quase todos os dias ciclismo

4 03 2011
Margarida

Olá André.

As pessoas que praticam exercício físico com muita regularidade normalmente tem o ritmo cardíaco mais baixo do que das outras pessoas que não praticam.

Enf.ª Margarida

17 03 2011
claudia

tenho 41 anos sou muito ansiosa o meu batimentos em repouso é 90 até 97 quando faço exercicio vai a 135 é normal ou estou em risco? ah a minha presão é 11 por 7.

17 03 2011
Margarida

Olá Cláudia.
Os valores que apresenta são perfeitamente normais. A tensão arterial também tem dos valores dentro do esperado para a sua idade.

Enf. Margarida Martins

22 03 2011
vilma coca

Boa noite sempre tive minha batida cardiaca entre 60 e 80 fazia exercícios pelo menos duas vzes por semana, mas estou parada há 5 meses devidos alguns problemas familiares, oa quais não afetaram até então meus batimentos, hoje fui medir minha pressão arterial estava boa 7 por 12
mas notei que meu batimento estava 101 e o que me fêz verificar o ritímo cardíaco foi porque estou me sentido mal como se tivesse meio aérea, com uma sensação que que fosse desmaiar, enfim uma espécie de fraqueza , estou fazendo dieta e passei muitas horas sem me alimentar, isso pode ocasionar todos estes sintomas?

28 03 2011
marisa

trato hipertenssao ja a cerca de 4 anos e ja cheguei a tomar captopril de 8/8hs juntamente com tartarato de metropolol 100mg diarios e mais diurix um por dia todos juntos.Isso tudo após uma cirurgia de histerectomia feito no ano passado na qual os medicos estavam com dificuldade de baixar minha pressao,antes eu só tomava captopril.Ai apareceu uma tosse irritante e minha medica resolveu tirar o captopril e aumentou o tartarato ficou 200 em duas doses diarias e mais o diurix pela manha isso a dois meses;meço minha pressao todos os dias duas a tres vezes com aparelho de pulsso que é o que eu tenho em casa,parece bem,ela oscila entre130/8 e140/9,no maximo quando sobe um pouco se fico nervosa ou anciosa ela vai a 150/10as vezes se estou tranquila ela até vai a 120/70;minha duvida é a seguinte,meu batimento cardiaco que eu acho baixo,fica normalmente entre 50 e68,isso é normal?raramente ele sobe um pouquinho para 70e quando vou iniciar meu sono tenho a senssação de morrer,acordo com o coraçao disparado,meu braço treme,me da uma rapida falta de ar,mas tudo logo passa com alguns goles de agua.Ja fiz exames e nada aparece e antes da cirurgia fiquei assim,e logo que cheguei era pior agora ja melhorou bastante,mas as vezes ainda sinto,nao é estranho?

29 03 2011
Margarida

Olá Maria.

Os batimentos de um adulto podem variar quando a pessoa está em repouso ou no activo. Deste modo o meu batimento cardíaco é perfeitamente normal, existem pessoas que temo valor mais elevado ou mais baixo.
Em relação a falta de ar considero que esteja mais relacionada com alguma ansiedade que tem vindo a sentir ou até mesmo a aumentar.
Aconselho tomar um chá, pode ser tília ou camomila um pouco antes de ir dormir. Faça isto durante umas semanas.
Depois diga-me como se sente.

Enf. Margarida Martins

29 03 2011
Margarida

Ola Vilma.

Fazer dieta não é estar muitas horas sem comer, mas sim realizar uma refeição repartida ao longo do dia, ingerindo pequenas refeições de 3 em 3 horas.
Ao estar muitas horas sem comer contribuirá para uma sensação de fraqueza do seu organismo.

Enf. Margarida Martins

17 04 2011
consuelo dresch

sinto muita dor no peito,tonturas e nauseas,quando tiro a pressao esta 9 por 5 e os batimentos cardiacos em 60 .isso indica algum problema .grata pela atençao.

18 04 2011
Margarida

Boa tarde.
Aconselho a realizar o electrocardiograma.

Enf. Margarida Martins

13 06 2011
Carla

Boa tarde,
tengo 39 anos á uns 5 anos para cá comecei a sentir o coração a bater com um ritmo muito acelarado, começa assim q tomo o pequeno almoço ( não bebo café), parece q quer saltar do peito, outras vezez estou parada sem estar nervosa e dispara sem motivo aparente, já fiz eco, electrocardiograma, Holter 24 horas, prova de esforço não revelaram anomalias, a cardiologista receito Inderal 10mm para quando sentir isto tomo por dia 2 mas nem sempre, o meu batimento normal 91/94 minuto tensão normal , será normal o meu ritmo cardiaco? Tenho medo…
desde já agradeço a vossa atenção.

carla

13 06 2011
Margarida

Olá Carla.

O ritmo cardíaco que apresenta é normal para a sua idade. Comece por ingerir ao deitar e ao pequeno almoço também uma chávena de chá de tília ou camomila. Experimente isto durante 2 semanas. Veremos se melhora.

Enf. Margarida Martins

14 06 2011
Carla

Obrigada Enf.Margarida,
Vou seguir o seu conselho, já fechei a ter 180 e mais de ritmo cardiaco simplesmente não fazendo nenhum esforço, um dia á hora do almoço peguei num balde de água o coração começou a bater a um ritmo super acelarado fiquei assustada tive que tomar 2 comprimidos de Inderal, tambem noto quando subo as escadas de minha casa fico cansada e o coração a bater como se tivesse feito uma maratona… será que pode explicar pq isto acontece?
Desde já agradeço a atenção dispensada

Carla

14 06 2011
Margarida

Olá Carla.

Realizou recentemente eco, electrocardiograma, Holter 24 horas, prova de esforço? Só estes exames é que podem apresentar alguns resultados referentes ao coração aumentar assim o ritmo cardíaco bruscamente. Porque sem eles é impossível explicar essas alterações. Evite fazer grandes esforços. No momento subir as escadas deve subir de forma faseada.

Enf. Margarida Martins

15 06 2011
Carla

Olá Enf.Margarida,
Sim já fiz todos todos exames não revelaram anomalias, inclusivé quando andei com o Holter 24 horas não senti o ritmo do coração acelarado, acho muito estranho os exames não revelarem nada pq o q sinto não é normal, estou a pensar em consultar o Dr. Luis Paulos do Instituito do coração e fazer novos exames começo a duvidar que os q fiz não são crediveís!!!
Parabéns por o vosso trabalho!

Obrigada

1 07 2011
Larissa

Olá , eu tenho 42 anos , e teve um batimento cardíaco de 188 , eu estava nervosa por quê meu marido estava no hospital .. e carreguei alguns pesos no trabalho tipo .. fardos de refrigerantes .. aí eu sentei no banco e derrepente deu tontura ne mim .. eu também estava muito nervosa.. eu também tenho pressão alta … ai tomei remédio para a pressão e voltou ao normal a pressão e o batimento … queria saber se 188 batimentos cardiacos é normal? e o que pode causar. Espero que você responda minha pergunta , beijos!!! .

11 07 2011
Sofia

ola, tenho 17 anos e por vezes tenho o batimento cardiaco acelerado, por vezes acontece quando estou em repouso mas e mais frequente quando estou ansiosa nervosa ou preocupada em ambas as situaçoes tenho dificuldade em respirar e dores no peito cheguei a ir a um hospital e quando entrei na enfermaria tinha o batimento a 150 começando depois a voltar o batimento a voltar ao normal e quando entrei no consultorio tinha o batimento normal fiz um elecocardiograma mas nao diagnosticou nada.

11 07 2011
Margarida

Olá Sofia,

Todos os sintomas apresentados são indicadores de ansiedade.

Enf. Margarida Martins

20 07 2011
eunice

olá me chamo eunice e recentemente fiz alguns exame como holter eco teste ergometrico etc. mas acontece uma coisa muito estranha uma noite deitei para dormir peguei no sono derrepente acordei com o coração 140 medi no medidor de pressão nossa achei que iria morrer um queimação muito forte no estomago uma falta de ar drrepente comecei tremer ñ conseguia nem medir a pressão de tanto que eu tremia o que será isto por favor me responda recentemente tbm fiz um endoscopia do estomago e deu aquela bacteria h pilori mas ela pode faze disparar o coração e sentir algumas dorzinha no peito obrigada eunice

20 07 2011
eunice

observação os exames ñ deram nada.

22 07 2011
Margarida

Olá Eunice.

Pela sua descrição é um caso muito especifico, deverá contactar um médico especialista nessa área. De modo a avaliar toda a sua situação.

Enf. Margarida Martins

22 07 2011
Pedro Mansur

Eu tenho 21 anos , ja fui atleta de remo , dos 13 aos 19 anos.Fikei 2 anos sem treinar e voltei a correr a uma semana.Hoje eu tenho 1,95 metros e peso + ou – 100 kg .Fiz a mesma corrida de uma forma mais acelerada e constatei em 45 minutos eu fiz 7,5 km e tive uma média cardiaca de 191bpm . e a minha maxima foi de 205 bpm. Corro algum risco mantendo meu treino tão puxado?

24 07 2011
Margarida

Olá Pedro.

Como este 2 anos parado. Deve ir aumentando gradualmente de forma a não aumentar a sobrecarga cardíaca de forma tão repentina.

Enf. Margarida Martins

24 07 2011
Larissa

Olá , me chamo larissa tenho 42 anos e tive um batimento cardíaco de 188 eu estava nervosa por uns problemas familiares , ai eu sentei ne um banco que deu tipo uma tontura e eu tenho problema de pressão alta , e fui rapidamente medir o meu batimento .. estava 188 e , eu tomei remédio para a pressão e voltou ao normal a pressão e o batimento também .. também queria saber se 188 batimentos cardíacos é normal . e o que pode causar.

25 07 2011
Margarida

Olá Larissa.

O ritmo cardíaco de 188 não é normal. No entanto na sua situação, como apresentava-se numa situação de stress o que contribuiu para que o ritmo aumenta-se, pelo que esse aumento não se considera relevante.

Enf. Margarida Martins

17 08 2011
margaridanogueira,1@HOTMAIL.com

oi, fiz exame de ecg e deu arrtmia sinusal, eu sou meia ansiosa, insuficiençia cardiaca mas to preocupada fui ao medico ele me rteceitou atenolol por causa da pressao arterial de 14por 9 , 13 por 9 e quando vo medi a pressao com o remedio tomando eu . da 8 por 5 10 por 7 ai to com uma cirurgia MARCADA PO DIA 29 DESTE MES MAS TO PREOCUPADA A NOITE QUando vo dormi sinto o coraçao acelerado ,ai eu fico nervosa com o coraçao assim e agora to preocupada com a cirurgia de histerctomia me responda o que eu devo fazer , ai o medico me deu uma carta assim cirurgia de risco baixo liberada e o meu coraçao tem batida de 55 por minuto 60 por minuto e perigoso na cirurgia ou melhor acima de 80

25 08 2011
Ana Maria

tenho 61 anos, nunca tive queixa. Minha tensão e de 12 – 6 e a pulsaçao de 52. Entretanto engordei de 77 kgs para 90, fiquei sedentaria e me canso demais, dai desistir de dançar, fazer caminhada, etc. Por causa de uma tosse estranha fui submetida a varios exames e varias especialidades, entre as quais cardiologia, pois fiz um electrocardiograma a prova de esforço e desconfiam que tenho angina de peito. Nesse dia em que fiz o exame me enervei demais. Agora vou repetir, depois fazer tac uma vez que o cardiologista diz ser baixa a possibilidade de ter essa doença e se der no tac vou tet de fazer angiografia. Ando desesperada com medo, mas nao tenho tensão alta e minhas analises sao optimas. Quem me tranquiliza?

5 09 2011
Roger

Olá,

Por vezes tenho um batimento de 90 vezes por min sentado em repouso, e também deitado na cama.
De uma hora para outra passa para 60, 70, 80.

Isso pode significar algum problema?

Muito obrigado.

6 09 2011
Victor

Olá,
Tenho 66 anos e minha pulsação costuma estar entre os 68 e 84 pulsações por minuto. Mas tenho ultimamente verificado que ela de repente, me sobe para 90 a 95 pulsações, e passado uma horas volta ao normal.Meço minha tensão arterial em casa todos os dias, e ela varia entre 12,7×8.0 e 13,9×8.9.
Pode ser algum problema.
Muito Obrigado

6 09 2011
Margarida

Olá Victor.

Os parâmetros que indicou são os que são recomendados a pessoas da sua idade. Pode ir avaliado a tensão arterial uma vez por semana para verificar se os valores variam. Os valores que apresentam então mais relacionados com tensão nervosa. Deve levar uma vida mais calma e sem preocupações.

Enf. Margarida Martins

20 09 2011
Renan Luis

Olá boa noite. Tenho 16 anos e me preocupo ocmos meu ritmo cardíaco. De um tempo para cá venho tendo bastante indisposição, sempre q pratico atividades físicas o meu batimento sobe muito. Hoje corri 1 minuto e elevou para aproximadamente 180bpm. (para medir coloquei o dedo no pescoço e marquei no relógio 30 segundos e fui contando e no final multipliquei por 2). Quando pratico esportes por mais de 10 minutos seguidos as vistas escurecem e Às vezes tenho tosse. isso pode ser grave?

20 09 2011
Renan Luis

Apenas para reforçar, quando estou em repouso é constante a media de 100bpm. e qd estou andando, no trabalho ou na escola, a media sobe para 120bpm.

20 09 2011
Renan Luis

Nao tenho problemas de obesidae, minha pressão é 12×8 e o IMC é normal…

20 09 2011
Margarida

Ola Renan.

Já fez algum electrocardiograma de rotina?! Era bom realizar um, já que pratica regularmente exercício físico.

Enf. Margarida Martins

29 09 2011
Ana

Bom dia,
tenho 35 anos e sou saudável.
ontem estando a trabalhar,comecei a sentir-me mal, vendo tudo a andar as voltas e desmaiei, a TA estava a 150-90 e os batimentos a 157.
quando recorri ao centro de saude, já estava normal, e não me fizeram nada, apenas fui medicada para as tonturas e vertigens.
não sei o que possa ter sido, pois, estava calma e de repente aconteceu.
Ana

8 10 2011
Vinicius

Olá, tenho 21 anos e há cerca de 1 mês eu vinha sentindo uma pequena sensação estranha no coração, nada de dor, mas uns pequenos espasmos repentinos e muito sutís. Os dias foram passando e, há 3 dias, passei mal em meu trabalho, minha pressão pareceu cair, meu coração começou a bater muito forte, tive tontura, vertigem, minhas mãos ficaram um pouco roxas e tive a sensação de possível desmaio, o que não ocorreu.
Fui ao médico (Clínico Geral) e ele me disse que aparentemente se trataria de stress, ansiedade, que os riscos de eu ter uma problema cardíaco são mínimos, e me passou o medicamento PROPRANOLON, que seria para o controle da taquicardia. Passaram 3 dias e os sintomas ainda estão presentes durante boa parte do meu dia, e intensificam-se à noite, acompanhados de sensação de angustia e nervosismo, talvez medo de que seja algo sério. Gostaria de saber sua opinião sobre meu caso.
Desde já, Obrigado!!

9 10 2011
Margarida

olá Vinicius.

Todos os sintomas que mencionou são indicativos de stress, a medicação não atinge o seu ponto mais alto de actuação logo nas primeiras tomas de tratamento, por vezes leva uns dias. Vai ter que continuar a tomar, e tentar ficar clamo durante o período do nocturno, porque assim nem descansa e aumento o nível de stress. Vá vigiando o estado durante num maior período, caso achar que não evoluiu para melhoras deverá contactar novamente o médico.

Enf.ª. Margarida Martins

12 10 2011
sonia

olá, eu tenho 33anos mas ultimamente tenho tido varios vomitos e desmaios. a minha medica de familia pediu me para fazer um exame ao coraçao o de 24horas ke deu em hora de descanço o meu coraçao batia a 150btm por minuto. so que a minha pressao arterial tambem é baixa anda sempre por volta dos3.5, 5.7 so que eu noto umas picadas no lado do coraçao quando esta mais acelarado.
isto sera normal?
porque a medica disse que estava tudo bem .
gostava de saber a sua opinião. obrigada

13 10 2011
Margarida

Olá Sónia.

Deverá consultar um cardiologista, visto que apresenta um ritmo cardíaco bastante acelerado estando em repouso.

Enf. Margarida Martins

13 10 2011
carol

Olá, meu nome é carolina tenho 23 anos estou sentindo meu coração acelerado fazem 2 semanas sem para estou preocuoada pois no dia em qe comecei a sentir isso senti um calor muito ruim subindo em meu corpo fiquei palida, tremendo enfim fui correndo ao hospital e o medico me disse que era ansiedade, mas enfim isso é normal essas palpotações constantes? A psicologa me disse q isso iria passar qdo eu menos esperasse será?
o que pode ser?
obrigada

13 10 2011
Margarida

Olá Carol.

Os sintomas que apresenta são realmente indicadores de ansiedade, tente levar um vida mais clama e sem preocupações. Irá ver que o ritmo cardíaco irá voltar ao normal.
Poderá fazer um electrocardiograma que deverá ser realizado uma vez por ano.

Enf. Margarida Martins

14 10 2011
Anónimo

Boa tarde, eu tenho 15 anos e minha tensão tende a ser baixa. Porém, nestes últimos dias por vezes sinto o meu coração a bater com demasiada força (não depressa, mas com força), ao ponto de eu conseguir notar os batimentos sem colocar a mão no pulso, pescoço, peito, … e se olhar para o meu peito consigo vê-lo mexer ao ritmo do batimento. Isto não é constante, aparece por uns 10 segundos e depois desaparece. Queria que me esclarecesse sobre isto e o que devo fazer.
p.s. – penso que apareceu quando eu comecei a tomar medicamentos para a gripe, já parei com esta medicação ontem, e a última vez que senti isto ocorrer foi hoje de manhã.

14 10 2011
Margarida

Olá.

A situação que descreve é perfeitamente normal, está presente em todas as pessoas, pelo que não deve se alarmar.

Enf. Margarida Martins

26 10 2011
Emmanuel Escudeiro

Boa tarde, eu fazia atividades físicas com frequência há pouco menos de um ano, mas tive que parar e agora voltei. Estava correndo na esteira a 10km e meu ritmo estava em 180 por minuto (em repouso varia entre 70-80), fiquei preocupado, pois me considerava saudavel com 18 anos, 1.8m e 68kg. devo procurar um especialista ou é normal que isso aconteça?

26 10 2011
Dora costa

Olá chamo.me Dora e tenho sempre batiementos baixos,sempre a 60 ou 70 no maximo e normal quando estão rao baixos? ou devo.me preoucupar? mt obrigada.

27 10 2011
Margarida

Olá Emanuel.

Quando realiza exercício é normal apresentar esses valores de ritmo cardíaco, não deve ficar alarmado. Se apresenta-se em repouso esses valores, ai sim deveria consultar um especialista.

Enf. Margarida Martins

27 10 2011
Margarida

Olá Dora.

O ritmo cardíaco varia de pessoa para pessoa. Esses valores são perfeitamente normais. Poderá realizar um electrocardiograma de rotina, uma vez por ano, para ir avaliando o estado do seu coração.

Enf. Margarida Martins

30 10 2011
Rafael

Ola Doutor,tenho 19 anos,a uns 15 dias comessei a sentit tonturas com sensaçao di desmaio,formigamento em 2 dedos da mao esquerda,coraçao acelerado i uma pressao na cabeça .. fui num medico i di cara ele pediu um emograma pedindo CK-MB i CPK-CREATINOSFOQUINASE.. us 2 deu auterados, u MB deu 28 iu cpk deu 225 .. depos qui u medico passo o Medicamente melhorei, só qui depos di 5 Dias super Bem Passei mal essa noite di Novo,sentindo Tontura i coraçao mto disparado.Fui nu Medico di Novo i fiz u mesmo hemograma, só qui dessa vez deu tudo Normal,oq sera issu Doutor ? Des di ja Obrigado i uma Boa noite

31 10 2011
Margarida

Olá Rafael

Deve ir vigiando essas alterações.Como deverá realizar um electrocardiograma para avaliar a situação. Continua a tomar a medicação?Deverá daqui a um mes volta a realizar a mesmas analises.

Enf. Margarida Martins

4 11 2011
CAETANO SILVA

Quero parabenizar pelo o seu belo trabalho, instruindo tantas pessoas, eu também necessito, tenho 47 anos e recomecei a praticar esporte, mas as vezes fico meio desconfiado, achando que o meu coração não vai suportar, se não faço exercício me sinto mal e se faço fico com essas dificuldades, até que ponto o coração suporta um esforço físico, meu organismo é bom, mas será que o coração aguenta. sempre pratiquei esporte, fiz academia e só agora, eu tenho essas preocupações, nunca tive problemas de coração, mas ultimamento qualquer coisinha, acho que vou infartar. não sou o Datena, mas me ajuda ai.

7 11 2011
Mariene Vaz

Fiz uma cirurgia em janeiro de 2011 ( gravidez tubaria) e fiquei de repouso por 150 dias e quando fui fazer atividade fisica, meu coração acelerou e ficou uns tres dias assim. Procurei um cardiologista e fiz todos os exames: ecg, eco , holter e teste ergometrico, onde somente no teste ergometrico apareceu uma disritmia depois de 6 minutos de atividade, onde foi cessado o exame por eu estar exausta fisicamente (MM). Segundo a medica que realizou o exame disse que eu estava extremamente fora de forma. Meu medico passou um medicamento, mas preferi procurar outro profissional
que apos avaliar os exames disse que não havia necessidade de medicamentos que eu deveria começar minha atividade fisica de forma gradativa para recuperar minha forma. Hoje 1 mes e meio depois fui fazer uma limpeza pesada ( abaixando, carregando baldes de agua e estregando chao e parede) fiquei com o coração estranho, parecendo que estava cansado, como se estivesse vibrando, deitada o batimento cardiaco fica entre 60 e 68 bpm, é muito estranho! O que esta acontecendo comigo?

8 11 2011
Carlos

Sr,Margarida.
Venho sentido pressao no coração,dor na cabeça fui ao cardiologista falaram que eram ansiedade pois tenho 24 anos. Fiz um eletro a um mês .
So que venho sentindo agora beliscoes na cabeça dor no peito inquietaçao e quando vejo minha pulsaçao esta 51 bat por min ate 60.o que me aconselhas? Obrg Deus seja com todos !

9 11 2011
Margarida

Olá Carlos

O ritmo cardíaco que apresenta é perfeitamente normal para a sua idade. Pelos sintomas que apresenta, considero também que são manifestações de ansiedade e de stress.
Pelo que poder optar por iniciar alguma actividade física, para que esses níveis de ansiedade diminuam. E antes de deitar poderá ingerir um chá de tília ou camomila.

Por outro lado poderá também consultar um psicólogo que poderá arranjar outras estratégias e combate à ansiedade.

Enf. Margarida Martins

16 11 2011
neide

Ola era fumante, estou com 80k, acho que meço 1:60, tenho apresentado pressao alta, e a medica disse que estou com transtorno de ansiedade, agorasinto meu coração muito acelerado e calma mesmo ta dando 100b, estou tomando remedio para me acalmar, pode me indicar frutas e dizer se estou com taquicardia.

23 11 2011
Liliam Abdon

ola,eu queria saber se é normal,sentir palpitações quando eu me deito, parece que da um chacoalhada,parece que esta fora do lugar, é meio esquisito, me incomoda…sempre estou fadigada ,cansada….eu etsou apenas 4 kilos acima do meu peso,mas acho que isso nao influe….eu queria saber se é normal o que sinto de vez em quando…tenho 36 anos e sou meio sedentaria….

28 11 2011
Sergio

Boa-tarde.
Eu tenho arritmia sinusal, o meu coração bate mais ou menos 100 por minuto.
E eu queria ir para o ginásio fazer só musculação, posso fazer?
Cumps.

29 11 2011
Margarida

Olá Sérgio.
Deverá consultar um cardiologista para avaliar a sua situação.
Cada caso é um caso.

Enf. Margarida Martins

2 12 2011
Toninho Filho

boa tarde dr.

tenho 29 anos, 1.75m 84kg, pratico esporte regularmente a mais de 10 anos… a 6 meses venho treinando com intensidade alta…. faco musculacao de seg a sabado 1 hr por dia e pratico luta 3 x na sema por 1 hr e meia e jogo futsal 2 x na semana …. sinto alguns sintomas que creio eu nao era para sentir… se eu subir 3 lances de escada normal… chego no final dela com o coracao batendo muito forte e com muita falta de ar… no futsal sinto os mesmos sintomas se faco uma corrida forte … na musculacao por ser hipertrofia nao sinto muito esses sintomas…. na luta as vezes sinto se faco algo muito puxado…

tenho medo de ter algum problema cardiaco… pois acho que teria q ter folego de sobra …

abracos

6 12 2011
Marcos Gomes Bezerra

Boa Tarde Doutor.
Tenho 33 anos – 1,68 m e 88 kg. há um ano e meio reduzi meu estômago e perdi 52 kg e em virtude da cirurgia, fui acometido de uma trombose venosa profunda na perna direita. Antes da cirurgia, meus batimentos bem como minha pressão arterial eram bem altos, porém agora, a pressão é sempre 11 por 7 ou 10 por 6 e os batimentos tem diminuído sensivelmente, já chegam a casa dos 46, 44 bpm. tenho sentido muito dos sintomas que li acima, como por exemplo. Canseira, fadiga, tontura, palidez, tremedeira, dor no peito, garganta fechada entre outras. chegando até mesmo a cair em algumas ocasiões. Gostaria de saber se tenho motivos para me preocupar ou se é normal em virtude da cirurgia que fiz e da trombose que sofri?

6 12 2011
Joyce fragoso

amei seu blog Dr. parabens hoje em dia ta dificl ver algo desse tipo na net estou tambem com coração meio disparando a toa e medi e semapre esta acima de 110 sera normal? nossa foi muito importante vim aqui tambem te convido a visitar o meu blog so que é diferente do seu rs abraços querido e que Deus te abençoe muito

7 12 2011
norma taylor

Boa Noite Dra, gosto imenso desta pagina, é bom para esclareçer alguma duvidas que tenhamos, Dra, eu tenho 27 anos, e tenho prolapaso da valvula mitral e arritmias, ultimamente tendo medido minha tensao e esta a 10/50 e o pulso chega a estar a 47 em repouso, estarei bem ou estarei com algum problema mais grave? Obg, cumprimentos e uma noite santa.

8 12 2011
Margarida

Olá Joyce.

O ritmo que mediu é perfeitamente normal. Mas não deixe de fazer um electrocardiograma uma vez por ano.

Enf.Margarida Martins

8 12 2011
Margarida

Olá Norma.

Para a sua idade, a tensão arterial está adequada. Mas não deixe de fazer um electrocardiograma para avaliar melhor o ritmo cardíaco.

Enf.Margarida Martins

8 12 2011
Margarida

Olá Marcos.

Os sintomas apresentados não são normais deve consultar o seu cardiologista para avaliar a sua situação clínica.

Enf.Margarida Martins

10 12 2011
isabel mendes

Boa Noite Sra Doutora, tenho uma filha de 6 anos e pretendia saber se possivel qual os valores de tensao arterial adequados e o nr de batimentos cardiacos por minuto, Muito Obrigada, Sinceros cumprimentos.Isabel

10 12 2011
Margarida

Olá Isabel.

De acordo com a direcção geral de saúde os valores de tensão arterial para uma menina de 6 anos variam entre 95/60. A frequência cardíaca entre 75-115. Não quer dizer que não possa existir variações, cada criança é um caso especifico.
Obrigado pela sua questão.

Enf. Margarida Martins

12 12 2011
isabel mendes

Muitissimo Obrigada Srª Drª Pela sua resposta e seu tempo, Sinceros cumprimentos, Feliz Natal a toda a Familia.
Isabel

13 12 2011
Margarida

Muito Obrigada Isabel.

Votos de um Santo Natal.

Enf. Margarida Martins

14 12 2011
Marcelo

boa noite

tho 23anos e pratico desporto regularmente ha mais de 10anos..ha uns dias do nada senti tonturas e entretanto fui ao centro de saude e verifiquei que estou com as tensões normais mas a pulsação esta na casa dos 40batimentos por minuto..

gostaria de tentar perceber o que causa isto e soluções…

tho electrocardiograma agendado…e o ultimo que fiz a menos de 1ano estava normal..

14 12 2011
Margarida

Olá Marcelo.

Uma das causa da frequência cardíaca ser mais baixa é devido à pratica desportiva, o que é normal.

É recomendado realizares um electrocardiograma, para avaliarem melhor a situação clínica.

Enf. Margarida Martins

16 12 2011
S.L.Biazoto

Pergunta:
Tenho 67 anos e pulsação entre 50 e 55 por minuto quando em repouso, Seria muito baixa?

16 12 2011
Margarida

Olá.

Essa pulsação é normal para a idade.

Enf.Margarida Martins

20 12 2011
stephany estevam de melo

ola na verdade quero fazer uma pergunta as vezes sinto que meu batimento esta muito fraco não sei como medir mas tenho a sensação de que não esta batendo apessar de saber que sim as vezes tenho desmaios que surgem do nada começando com falta de ar e tonturas e um calor insuportavel é a primeira vez que falo sobre isso com alguem apessar de muitas pessoas a minha volta ja terem visto eu desmaiar as vezes sinto fortes dores no peito e uma dor insuportavel na cabaça a maioria do tempo passava muito atarefada mas agora so sinto vontade de ficar deitada e me sinto sempre cansada não sei se essas coisas tem uma ligação mas tenho medo de procurar um medico e ele dizer que estou mal ou que e coisa da minha cabeça ja que tenho preção baixa e uma nescecidade por açucar
Bom falei de mas eu so queria uma opinião antes de tomar qualquer iniciativa agradeço por me houvir e desculpe os erros de portugues sempre fui pessima nisso
atenciosamente
Stephany Estevam de Melo

24 12 2011
Marcos Neves

Olá,
Recentemente aumentei minha carga de exercícios físicos, passando a realizar os exercícios por seis dias na semana, quando antes era de, em média, dois dias. Durante as corridas, após transcorridos 40 minutos, aproximadamente, começo a sentir palpitações (batimentos cardíacos mais fortes), sem, contudo, verificar uma alteração brusca nos batimentos cardíacos, que são monitorados por frequencímetro. Não sinto mais nenhuma alteração física, como tonteiras, cansaço excessivo, falta de ar, etc. As palpitações ocorrem por poucos segundos, desaparecem e voltam a aparecer de forma espaçada, até o término do treino. Antes e após o exercício não sinto estas palpitações. Isto pode ser normal? Desde já agradeço pela atenção.

27 12 2011
Margarida

Olá Stephany.

Antes de mais agradeço por partilhar connosco a sua experiência.
Se tem apresentado estes sintomas, deverá procurar um médico, de forma a poder realizar exames. Não tenha receios, porque quanto mais tempo passar, mais difícil será rever a situação. Não é questão de ter medo de falar com alguém, mas sim deverá fazer isso por si, pela sua saúde e pelos os familiares que estão à sua volta.
Se nós nascemos é por existe uma caminhada que devemos seguir, pelo que deve investir na sua saúde para continuar essa caminhada. Dei-a valor a cada momento minuto, não se preocupe com o medo de estar doente, a medicina já esta muito evoluída e irá ajudar a resolver o que tem vindo a sentir. Vá dando noticias. Gostaria de acompanhar a sua história.

Enf. Margarida Martins

27 12 2011
Margarida

Olá Marcos.

Como praticava dois dias de exercícios média por semana, não deveria ter aumentado de forma repentina os dias de exercícios, mas sim ir aumentando gradualmente de modo o organismo se ir adaptando a novas sub-cargas.
Os sintomas que apresenta estão relacionamentos normalmente com a adaptação do organismo o esforço sofrido.
Tente aumentar gradualmente os dias de exercícios, porque o nosso corpo também precisa de repouso para conseguir metabolizar os produtos resultantes do exercício.

Enf. Margarida Martins

28 12 2011
Junior Barros

olá boa noite!!!meu nome e Junior Barros tenho 26 anos a uns 3 anos atrás me senti muito mal ao chegar no hospital minha pressão estava 20 por 12 e o meu coração estava acelerado parecia que ia sair do peito, fui medicado e dias depois fiz uma bateria de exames de do coração deu tudo ok. fiz tambem uma endoscopia e deu gastrite e a bacteria H.Pylori.

O tempo passou e o cardiologista disse que eu era Hipertenso, se passaram 3 anos e hoje em dia tomo DIOVAN de 80mg, minha pressão fica em torno de 12-7,11-7,10-6 e meus batimentos na casa de 60 a 70 e as de 1 ano pra cá que os batimentos estão assim pois jogos futebol 3 a 4 vezes por semana…

Pergunto se o medicamento esta baixando minha pressão de mais e se os batimentos estão muito baixos se é muito preocupante…

sim e todos sintomas de ansiedade eu sinto pois tenho sindrome do panico e aprendi a viver com esse problema…

desde ja agadeço a atenção…
obrigado.

7 01 2012
lourinei junior de deus oliveira

bom..tenho 21 anos tenho 92kg quando deito de barriga pra baixo ou pra cima de lado tanto faz, sinto meu coração bater assim parece que eu batendo junto com ele sabe mais nunka os batimentos ficaro menos 60 ou mais de 100, sempre na faixa de 65,89 bpm de uns tempo pracá sinto uma queimação no peito e umas dores de vez en quando uma falta de ar masi quando me distraio ai pareçe de para ai eu me lenbro volto a ouvi meus batimentos até na barriga eu vejo ele bate ou no pescoço ou debaixo do suvaco séra que eu tenho algo grava?um eletro me responderia? por favor me ajudem

22 01 2012
ana lage

boa noite minha mae tem problemasrespiratorios tem liquido num pulmao toma o laxis e outros para astençoes medilhe as tençoes mas o ritmo cardiaco estava a 49 sera normal ou e da medicaçao do laxis ou e por nao ter oxigenaçao suficiente. as tençoes estavam a 14/9.

23 01 2012
Thierry Martins

Caro Lourinei.

Deve efectivamente procurar um médico cardiologista para lhe colocar o seu problema. Ele melhor do que ninguém o poderá ajudar.

23 01 2012
Thierry Martins

Cara Ana,

Talvez o seu médico de família, por conhecer melhor o historial da sua mãe,
seja a pessoa indicada para esclarecê-la desses valores.

23 01 2012
fulvio

Fiz um exame de sangue e minha taxa de cretinosfoquinase encontra-se um pouco alem do limite (286 u/l). Pratico muita musculaçao. Isso pode estar ligado com o aumento desta taxa?
No aguardo de uma resposta.
Obrigado.

23 01 2012
Margarida

Olá Fulvio.

Como pratica exercício físico é normal esse valor estar um pouco mais elevado. Mas deve realizar um electrocardiograma de rotina.

Cumprimentos,
Enf. Margarida Martins

26 01 2012
helena

boa noite meu nome é helena, gostaria de saber ,minha pressão geralmente está12×7, faço medicação para pressão mais o meu batimento cardiaco esta sempre alterado tipo 108,devo me preocupar?
pois sou muito anciosa e acho que isso facilita a minha pulsação alta!

26 01 2012
margarida

Olá helena.

A frequencia cardiaca está relacionada tambem com o seu estado ansiosa. Se a frequencia que apresentava pertubar a sua qualidade de vida deverá consultar um médico.

Enf. Margarida Martins

30 01 2012
claudia rosa de jesu

oi me chamo claudia tenho 26anos ja vai fazer 1a que venho sofrendo com dores no peito começa do nada tipo ardencia e fica latejando e um ponto espesifico no meu do peito e irradia no meu seio tenho aceleramento no coraçao diarios ja fiquei internada por causa desse sintoma tenho pressao alta tenho problemas de obecidade ..sou muito nervosa e ansiosa parece que tem alguem apertando o meio do meu peito chego a ter nauseas sufoco falta de ar suor frios nos pes e tremedeiras mais logo passa meu ritimo cardiaco chega a 85 76 por minutos em uma crise mesmo estando em 65 eu sinto meu coraçao batendo muito forte tomo propranolol40mg lasartana50mg atenolol50mg e anlodipino5mg mais assim mesmo sinto o batimento muito forte eh normal o que pode ser por favor me ajundem estou desseperada preciso de ajuda

7 02 2012
Thierry

Cláudia,
Fale com o seu arritmologista e veja com ele a hipotese de tomar Quinidina. Comigo tem resultado.

9 02 2012
Teo

Boa noite,

Tenho 25 anos, e por vezes tenho taquicardias. Atingi uma vez um máximo de 150 batimentos por minuto, os outros que medi andava por volta dos 120/130, pode até não parecer muito alto, mas o que assusta é q acontece de repente. Não é algo que aconteça sempre, apenas de vez enquando, e sempre em repouso. Também quando estou em repouso sinto-me estranha, sinto como um pequeno aperto no peito e uma impressão na garganta, sinto-me muito ansiosa, e por vezes nesses momentos acontece ter uma taquicardia. Será apenas ansiedade, ou algo mais grave? Fiz um electrocardiograma estava tudo bem, estava pensando em fazer uma ecografia.

Cumprimentos

14 02 2012
Thierry Martins

Olá Joana,

Aconselho-a a visitar um arritmologista quanto antes. As arritmias podem se dever a um estado de stress ou mesmo problema cardiaco. Eu próprio tenho passado ultimamente por muitas e embora tenha um CDI, tenho que recorrer a calmantes para abrandar um pouco a ansiedade e ritmo cardicao

Se for da zona de Lisboa tem em Carnaxide no Hosp. Sta Cruz.

Se precisar de mais alguma informação não hesite em me contactar.

21 02 2012
Daniel Medeiros

Bom dia. tenho 26 anos meu ritimo cardiaco sentada é 73 bpm e tansao arteria 12×8 mas a alguns dias tenho sentido meu coração bater forte quando respiro fundo e solto o ar ele bate forte por uns 3 segundos e depois da a sensação de que parou, mas isso é apenas quando respiro fundo. Na maio parte do dia os batimentos estao normais, porem quando acordo ele esta um pouco acelerado e sinto um pouco de falta de ar. O que pode ser? será ansiedade. tenhopassado por periodos dificeis com meu pai doente e com desemprego por issonao consigo relaxar.Será que posso tomar cha de camomila antes d edormir por algumas semanas?

22 02 2012
Priscilla Prado.

Ola me chamo Priscilla,tenho 27anos,e estou com 98 kls,sou muito ansiosa,tenho sindrome d panico, meus batimentos as vezes varia durante o dia tem hora que esta 70 ,se fico nervosa ,ansiosa ja sobe para 80, 88
Fiquei muito preocupada esses dias foi a 106,por ser obesa,e normal
Ja fiz 2 eletro mas nao deu nada sera que corro risco porque subiu106 por favor aguardo a resposta.Obrigado desde ja um abraco a todos.Priscilla.

22 02 2012
José Renato

Tenho 33 anos, hoje acordei normal e ao iniciar meu trabalho (7:00hr) apos +- 1 hora, comecei a sentir falta de ar e notei que estava soando mesmo não estando calor, peguei um aparelho de pressão e me mostrou que a pressão estava normal mais meus batimentos estavam a 199, medimos de outras pessoas pra ver c o aparelho não estava com problema, e com todos foi normal medi novamente o meu e continuou a 199, apos 1hr mais ou menos medi novamente e ainda estava com 199 apos uns 2 minutos a sensação sumiu e meus batimentos caíram pra 82, assim permaneceu durante boa parte do dia, e quando eram +- 14:00 novamente senti que não estava bem medi e estava 196, apos uns 5minutos, voltou a 80, isso é preocupante até que ponto ?

23 02 2012
marcos

meus batimentos cardiacos giram em media 45 a 50 quando em reposo cai a39 a 42 tenho 57 anos é normal ou não

25 02 2012
margarida

Olá Marcos.

A medida que a idade avança a frequencia cardiaca tende a diminuir. A sua frequencia cardiaca é um pouco baixa para a sua idade. Deve consultar um médico e realizar um electrocardiograma.

Enf.Margarida Martins

25 02 2012
margarida

Olá Daniel.

Os sintomas que apresenta são indicadores de uma ligeira ansiedade.
Tome chá de tilia ou camomila principalmente ao deitar durnate um periodo de tempo. Vai ver se sentirá mais calmo.

Enf.Margarida Martins

25 02 2012
margarida

Olá Priscilla Prado.

A sua frequencia cardiaca esta relacionada com o facto de ser ansiosa. Ela aumenta quando apresenta periodos de ansiedade. Teve evitar situações de desequilibrio. Deve consultar um médico e realizar um electrocardiograma.

Enf.Margarida Martins

25 02 2012
margarida

Olá Jose.

Deve consultar um cardiologista assim que tiver possibilidade para poder avaliar a situação. Não é normal isso acontecer.

Enf.Margarida Martins

25 02 2012
David

Quando vou para adormecer sinto literalmente o meu coraçao parar por completo por 1 segundo e desperto aterrorizado. O que se passa??

25 02 2012
David

Bom dia, tenho 29 anos, e fumo 1 maço de tabaco por dia sensivelmente e quando vou para adormecer sinto literalmente o meu coração parar por 1 segundo e desperto aterrorizado. Oque se passa e o que devo fazer??

25 02 2012
Margarida

Ola David.

As artérias do coração poderão estar a sentir um excesso de nicotina em circulação. E quando chega ao limite acontece os AVC e Enfartes. Pelo que o David deverá começar a diminuir gradualmente o numero de cigarros por dia. E deverá começar já hoje.

Enf. Margarida

27 02 2012
Solange

Tenho 53 anos, ja fiz todos os exames para o coração como: eletrocardiograma,esteira, holter e ecocardiograma e nada foi constatado, porem sinto as vezes dor no torax e uma pequena pressão. O medico disse que é por tenho fibromialgia e problema na coluna. Isso pode ser verdade?
Me responda por favor. Obrigado

28 02 2012
Margarida

Olá Solange.

Sim o seu médico poderá ter razão..

Enf. Margarida Martins

29 02 2012
patricia

ola eu tenho 34 anos e o meu ritmo cardiaco esta acelerado 111 batimentos por minuto, estou muito preocupada. podem ajudar.

2 03 2012
Solange

Oi, estou novamente aqui.
Voce respondeu à minha pergunta, mas fiquei intrigada com a reticência. Isso significa que eu devo consultar outro médico e fazer novos exames?
Mais uma vez obrigada.

2 03 2012
Jéssica

Bom dia.. tenho 19 anos/ 62kl / 1,68
estava sentada no meu trabalho quando fui ver minha presão estava 68 por minuto é bom?

2 03 2012
Margarida

Olá Jessica.

Esse valor é perfeitamente normal.

Enf. Margarida Martins

2 03 2012
Margarida

Olá Solange.

Tem a hipótese de consultar outro médico para confirmar realmente o diagnostico.

Enf. Margarida Martins

2 03 2012
Jéssica

obrigada *-*

3 03 2012
lucas vicente

oi eu tenho 23 anos e as veses minha pulsaçao ta 50 quando estou em repouso mas no dia dia normal senpre ta 78 88 63 e normal as veses eu em repouso minha pulsaçao estar a 50 e tenho dores no lado esquero do peito e as veses a mao que trava tipo meia dormente o que pode ser aguardo a resposta ansiosamente

4 03 2012
Margarida

Olá lucas

Os valores da pulsação são normais. O que deve vigiar são essas dores e dormência no lado esquerdo. Recomendo que consulte um médico e que realize exames.
Vá dando noticias.

Enf. Margarida Martins

7 03 2012
lena

sinto uma batida forte de vez em quando no coração, tambem sinto dores do lado esquerdo que as veses irradia para o braço,isso é preocupante?

7 03 2012
margarida

Olá Lena

Nessas situações sente nauseas ou má disposição?
Deve consultar um médico para avaliar a sua situação.

Enf. Margarida Martins

15 03 2012
Mário

Rafael tens o mesmo problema que eu. Tenho ansiedade ja fiz tudo ao coraçao e nao acusa nada. Tambem sinto palpitaçao e quando estou deitado de barriga pra cima o coraçao fica mais lento , mas o meus batimentos cardiacos sao 60 por minuto mas dá um aperto quando respiro fundo. Nao sei se é arritmia ou da ansiedade

15 03 2012
Mário

Lucas ás vezes pode ser tudo psicologico. Tens os batimentos como os meus 50 60 em repouso . E normal se fizeres desporto. Dormencia no braço esquerdo ja tive também. Chama-se ansiedade . Faz o seguinte quando te sentires ansioso e com dormencia. Enches um alguidar ou algo cheio de agua quente e metes as maos , molhas a cara e a parte de tras do pescoço. Respiras fundo passa-te logo isso.

15 03 2012
Mário

David isso eu tambem sinto. Arritmia ou entao sofre de ansiedade. Isso é normal se sofre se stress ou entao tem arritmia. Qual os batimentos do coraçao por minuto? Pressao arterial? Pratica desporto? Aconselho a deixar de fumar já devia ter começado já ontem!

16 03 2012
carina

minha mãe esta com 50 anos e os batimentos dela esta em media de 40, 50 por minuto, isso é normal sendo q ela é hipertensa? obg

16 03 2012
João Paulo

Acho que o meu post faz mais sentido nesta secção pois já li aqui comentários de pessoas preocupadas com algumas coisas e não quero de forma nenhuma que cheguem à situação a que eu cheguei.

Olá boa noite.
O meu nome é João, tenho 29 anos e um caso um pouco diferente do vosso mas se calhar tão debilitante.
Há cerca de 10 anos que tomei conhecimento de que jovens aparentemente saudáveis morriam sem mais nem menos em questão de segundos, levando me a desenvolver uma doença chamada distúrbio do pânico e ansiedade acompanhada por agorafobia. Nessa altura em que começaram os ataques, fiz alguns electrocardiogramas e o resultado era sempre “traçado normal”. Com recurso a medicamentos psiquiátricos voltei a ter uma vida mais ou menos normal. Aí em 2004 a coisa piorou com a morte do Miki Feher. Comecei novamente a ter ataques de panico e a não conseguir sair de casa porque poderia ter uma paragem cardiaca a qualquer momento. Pedi ao meu médico para fazer mais uns exames e fiz um eco e um electro nesse mesmo mês. Resultado, tudo normal. Continuei com esta vida de medo até 2008 altura em que comecei com novas crises de medo e de insegurança. Fiz um Holter e mais uma vez o resultado foi normal, acusando apenas uma extra sistole que o médico disse que não era nada. Sempre gastando rios de dinheiro em psiquiatras, acabei por consultar um cardiologista muito bom aqui em Leiria que me disse que eu não tinha absolutamente nada a não ser um problema psicológico. Esqueci me de dizer que durante estes anos todos deixei de estudar e praticamente nunca consegui manter um emprego. Não pratico qualquer tipo de desporto pois tenho imenso medo, passo os dias em grande depressão, não vou a estádios de futebol com medo de ter emoções fortes, não viajo, passo os dias a ler sobre morte subita em jovens. O ano passado tive mais uma grande crise e voltei ao cardiologista, fiz mais um holter e um eco…tudo normal e 6 extra sistoles supra ventriculares no holter. Sei que nestes 10 anos já fiz cerca de 15 electros, 2 ecos e 2 holters tirando os que fiz nas urgencias do hospital quando tinha crises agudas de panico. Fiquei um pouco sossegado com o resultado dos exames, mas foi sol de pouca dura pois no dia de carnaval li uma noticia de uma jovem de 25 anos que morreu subitamente e voltei ao mesmo calvário. Já não sei mais o que fazer, vivo os meus dias sempre com a sensação de que a qualquer momento passo desta para melhor, uma sensação de insegurança que nem voces portadores de ICD têm. Se calhar era isto que eu precisava, conhecer pessoas que jápassaram por aquilo que eu temo. Eu sei que miocardiopatia hipertrófica muito dificilmente eu tenho, assim como as demais cardiopatias estruturais, mas estas doenças como sindrome do qt longo, brugada, tv ideopática são muito mais perigosas e dificeis de detetar, daí a minha constante insegurança. Uma das questões que eu gostaria de perguntar é a seguinte: a todos aqueles que já tiveram um episódio de colapso repentino, o que sentiram antes e quanto tempo durou esse sintoma até apagarem?
Peço desculpa por ter publicado uma coisa que nao tem nada a ver com o assunto do blog, mas vou continuar a seguir vos. Por acaso não têm facebook?
Um abraço para todos e muita saúde.

16 03 2012
Mário

Joao Paulo a tua historia é igual á minha sem tirar uma virgula. Acredita nisto!

21 03 2012
rose

Oie, como vai? minha mãe tem a doença de chagas, e tem o coração inchado. Jah passou mal diversas vezes, em janeiro em fevereiro desse ano passou por diversos episódios qual a levaram á beira da morte. Num desses, ela sofreu uma queda repentina dos batimentos, chegando a 34 pm; foi salva pelo CDI q usa no peito. Levou um choque enorme pra acordar o coração. na semana seguinte, sofreu um avc , ficou 15 dias na UTI..resumindo, ja está emc asa, se recuperando, mas volta e meia ela passa por uam crise de arritmia. Nessa noite passada ela sofreu o que ela mesma chama de ”aflições” no corpo, medi os batimentos , e vi q estavam abaixo do normal (50/55…57). Durou até ela cair no sono, acordando bem .(71 pm). Ela toma 12 medicamentos por dia, inclusos 2 diuréticos (2 doses), carvedilol( 2 doses), amiodarona(3 doses), 1 dose de puran T4 , 2 doses de pantozol (pro estômago), 1 fortificante (forten). Mas as crises de arritimia ainda não cessaram, e ela tb eh hipotensa(queda). Sobre as crises a gnte aidna ñ tem mto o q fazer. se ela for ao mepdico eles vão passar os mesmos medicamentos; o que nso preocupa são as arritmias e essa queda de batimentos, qual ela sofreu essa noite; ela diz ” a impressão eh de que vou me acabar”. Teria alguma sugestão? alimentos? será q ela pode ingerir todo tipode fruta, incluindo as ricas em água?(os médicos nunca sabem o que falar , qdo se toca nesse assunto, pois, uns dizem q o coração inchado rquer pouco líquidoingerido, enquanto outros dizem pra dar fruta á vontade pra ela).

22 03 2012
Mário

Rose os batimentos 50 60 70 80 90 PM sao normais basicamente. O normal mesmo sao 60 a 80 mas isso está normal , mas 34PM isso é muito grave. Isso é arritmia grave . Ja mandou a sua mãe a um cardologista bom? Devia fazer isso mesmo. Ingerir frutas e legumes , água , nao fumar nem beber alcool nem cafeina. Vai andar com ela ate a rua e faça ela se sentir feliz. Isso é um passo importante. Mas o problema é que ingere muitos medicamentos e tem problemas de coraçao. Isso é pior , ingerir medicamentos do que água.

22 03 2012
Fabio

Olá! Tenho 27 anos, 1,76m e peso 80kg
Pratico atividades fisicas 4x por semana
Tenho ansiedade cronica
Comecei a tomar PROZAC(cloridrato de fluoxetina). Minha ansiedade baixou e meus batimentos tambem. Meus batimentos que foram sempre por volta de 90bps agora esta em média 50bpm. Quando em repouso chega aos 43bpm. Vou no cardiologista o mais rapido possivel. Devo me alarmar?

22 03 2012
Margarida

Olá Fábio.

A actividade física baixa a frequência cardíaca. E como pratica 4 x por semana é normal que a frequência esteja mais baixa. Mas deverá consultar um médico para avaliar a sua situação em particular.

Enf. Margarida Martins

22 03 2012
neia

meu pai tem 72 ano os batimentos cardiaco estão fora do ritmo ele bate uma batida por segundo e de repente para de bater por dois a tres segundo com uma pressão de 16\9 oque pode estar acontecendo?é perigoso oque devo fazer?

22 03 2012
João Paulo

Fábio como sabes que os teus batimentos estão a 43 bpm?

Estranho tu sofreres de ansiedade crónica,como eu, e conseguires fazer actividade física.

Eu morro de medo da morte súbita e o que realmente me assusta são as duas sindromes (sindrome do qt longo e sindrome de brugada) pelo simples facto de elas serem dificilimas de detectar.

22 03 2012
Thierry Martins

Olá Neia,

Deve de consultar com urgência o seu médico de família e pedir electrocardiograma para perceber o que se está a passar.

22 03 2012
Mário

Eu tambem tenho ansiedade e morro de morte subita mas ás vezes temos de ser fortes e aguentar. Problemas de coraçao nao é por isso temos de pensar que estamos bem. Eu pratico desporto quase todos dias ( futebol) e tambem tenho medo de morrer e de paragem cardiaca , e falta de ar e dr no peito e entro em pancio quando acabo o jogo mas se for forte o suficiente vai habituando-se a isso e fica tudo bem. A actividade fisica faz bem ao coraçao o que faz mal é ficar em casa a pensar nisso e nao fazer nada.

22 03 2012
João Paulo

Mario eu acho que não é assim tão linear afirmar que não se tem problemas cardíacos.
Eu não sei que exames já fizeste ao coração, mas eu posso te dizer que já fiz uns 10 electrocardiogramas de repouso, 2 ecocardiogramas e 2 holters de 24 horas.
Nos electros nunca vi nada escrito além de “Traçado normal”. Nos Holters vi 6 extrasistoles supra ventriculares e o cardiologista diz que nem é normal aparecerem tão poucas em 24 horas. Nesse dia bebi 3 cafés e fumei uns 10 cigarros e mesmo assim o resultado foi quase impecável. Custa-me um bocado a acreditar na veracidade daquele exame sinceramente. Nos ecos todos os valores estavam dentro dos parametros normais.
Isto na teoria é tudo muito bonito, mas se reparares aqui no blog na secção do diagnóstico vais ler que quase todos os portadores de sindrome de brugada aqui do blog tinham todos os exames normais e além disso fizeram teste ergonométrico (nunca fiz nenhum), teste da ajmalina (só se faz em ambiente hospitalar) entre outros testes e muitos deles tinham tudo normal.
Se não me engano quase todos, incluindo o senhor Thierry Martins o criador do blog tiveram como primeiro sintoma uma morte súbita abortada. Apenas 5 em cada 100 pessoas sobrevive a uma paragem cardiaca fora do hospital.
É essa a questão Mário. Uma pessoa para saber se tem alguns tipos de problemas cardiacos tem praticamente que morrer.

30 03 2012
Thierry Martins

Olá João.

Na minha opinião, como paciente Brugada, posso dizer-te com segurança que se após esses exames todos não te detectaram o Sindrome, podes estar descansado. Porque hoje em dia até já é muito fácil detectar no electrocardiograma.

E se houver alguma dúvida o teste da flecainida ou o estudo electrofisiológico faz a prova dos nove.

Os sintomas mais comuns são o sentir-se a desmaiar ou então sentires de um momento para o outro uma arritmia e esta começar a subir quase sem parar.

Penso que poderás contornar esse problema de uma vez por todas e passar a viver uma vida normal contactando um especialista em arritmologia.

A outra solução, que eu próprio utilizo é andar sempre com um calmante, e sempre que tenho ou sinto qualquer alteração estranha, tomo-o.

E já agora, há muitas pessoas com o SB, e que nem usam CDI e nem nunca tiveram episódios.

Se precisares de mais algum esclarecimento, estás à vontade.

30 03 2012
Jéssica Nayara

Olá João Paulo ! Por incrível que pareça , sinto as mesmas coisas que voce . Ja fiz uma pilha de exames e nunca dá nada ! Tenho muito medo de sair aos lugares … Passa seu facebook !

31 03 2012
João Paulo

Olá Jéssica.

Meu facebook é esse: https://www.facebook.com/profile.php?id=584064556

31 03 2012
Jéssica Nayara

João Paulo , voce ja foi a um psicologo alguma coisa ? Confesso a voce que o que sinto é horrivel , não desejo esse mal a seu ninguém ! Mas tõ aqui sempre confiante em Deus !

31 03 2012
João Paulo

Já fui sim Jéssica. Já andei em vários psiquiatras e em uma psicóloga. Inclusive eu faço uma medicação para a ansiedade há 10 anos. Tenho alguns momentos bons e momentos maus e momentos péssimos. Posso lhe dizer com quase 100% de certeza que você sofre de agorafobia, como eu.

31 03 2012
Jéssica Nayara

Eu devo ter um pouco de ansiedade também . Pois quando algo vai acontecer tipo uma viajem , dirigir , sair , meu coração dispara eu fico suando os pés e as mãos . Mas num digo a ninguém na minha casa porque eles ja nem querem me ouvir mais … Me levaram para fazer alguns exames e nunca deram nada! Eu tenho muito medo de sair de casa sozinha , mas eu não quero saber , eu sái de carro , moto , enfim … Eu tento que criar coragem e me acostumar com isso , pois fez um ano que eu venho sentindo essas coisas . Posso te adicionar no facebook ? Abraços

1 04 2012
Beatriz

Tenho 17 anos, de uns meses para cá tenho sentido dores no lado esquerdo do peito, meu coração acelera, me da muita falta de ar, e tenho tonturas, depois de alguns minutos passa, e depois acaba voltando.Meus pais me levaram no médico e alguns falam q é mal jeito, outros falam q é tireóide, só q eu ja fiz o exame e costou q não é tireóide, ja fiz eletro e não constou nada. Meus pais estão preocupados pois a familia da minha mãe tem problema com arritmia, e eles estão suspeitando disso.Por favor gostaria de saber se isso pode ser arritmia.

1 04 2012
João Paulo

Jéssica isso se chama de agorafobia. Pode pesquisar na net. E claro que me pode adicionar.

Beatriz peça ao seu médico para fazer um Holter. Esse exame é mais indicado para identificar arritmias. Em relação ao sentir dor, pode fazer um ecocardiograma.

1 04 2012
Jéssica Nayara

Se fomos pesquisar-mos na internet um pouco do que sentimentos , vai dá uma variedade de doenças . Mas eu ja pesquisei uma pá de coisas aqui , sempre tem um pouco do que eu sinto , tipo : Sindrome do pânico , agorofobia , ansiedade , problemas de coração etc. O que eu mais tenho medo é que tuo meu coração dispara , até mesmo eu deitada , acordo meu coração ta disparado . Me desculpe João Paulo por esta dizendo esses meus problemas !

2 04 2012
Renan costa

Eu treimo muay-thai e toda vez quando corro depois de um tempo sinto dores no peito. Sendo q meu cardiologista disse que tenho um sopro minimo no coracao sem risco a prolapso. Gostaria de saber ,se posso continuar as atividades fisicas normais ?

3 04 2012
Ariane

Meu esposo tem 33 anos os batimentos variam entre 50 e 57 por minuto, ele é gordinho e tem pressão alta, toma remédios, já fez vários exames e não deu nada, isso é normal?

3 04 2012
paulo mendes

boa tarde tenho 41 anos tomo metade de bisoprolol 5mg+citalopram 10mg+alprazolam 0.50mg de manha e mais 1 alprazolam ao fim do dia mas quando vou tomar o alprazolam da tarde as vezes dou por mim com 48bpm e tenho receio de tomar o alprazolam pois se baixar ainda mais a pulsaçao pode ser perigoso, ou isso sera normal, pois eu tenho muita ansiadade, e as vezes algum panico,ja fiz holter,prova de esforço,ecocardiograma e tudo bem,ecg so revelou bloqueio do lado direito que me disseram que era normal,gostaria de uma resposta para meu email s.f..f muito obrigada por tudo.

3 04 2012
João Paulo

Boa tarde Paulo.
Recomendo que leia a minha história uns tópicos acima.
Eu também tomo alprazolam (1mg de manhã e 1 mg á noite). Tomo também paroxetina e trazodona.
Alprazolam é um medicamento que não tem qualquer efeito sob o coração, mas é contra-indicado em quem tem insuficiência respiratória. Ele é um medicamento extremamente viciante e de fácil dependência, mas é quase preciso tomar uma caixa inteira para ter uma intoxicação. Conheço pessoas que tomam 10 mg de alprazolam por dia.
Em relação aos batimentos esteja tranquilo: no ultimo Holter que fiz em Junho de 2011 tive batimento minimo de 49 e máximo de 103.
Essa questão do bloqueio do ramo direito não posso expecificar, mas se você puder publicar aqui o resultado dos seus exames, os relatórios, eu posso falar com um amigo meu que é cardiologista e talvez possa ajudá-lo.
Abraços.

4 04 2012
paulo mendes

Joao Paulo o bisiprolol e um beta bloqueador se calhar por isso e que me desce tanto a pulsaçao e eu se calhar nem preciso muito dele, pois quando nao tomo ando sempre com a pulsaçao durante o dia entre 80 a 90bpm e quando chego a casa em repouso
passa para 65 a 75 sera isso obrigada pela ajuda aguardo resposta.

4 04 2012
João Paulo

Eu também tomo um beta-bloqueador, o Inderal (40 mg por dia) e sinto exactamente o mesmo.

4 04 2012
Mário

Eu ja tomei montes de coisas dessa. Xapnev , sedoxil , valdispert , variadas coisas. meus senhores o melhor mesmo é a cabeça dizer que nao e é nao. O medicamentos é que vos fazem ficar pior e com merdas no coraçao. Deixem isso e relaxem e pensem que sao saudaveis. Eu tenho ansiedade e dá-me arritmias e tudo isso e o coraçao fica fraco as vezes e eu entro em panico. Mas o que é que posso fazer? Nada. :s Alguem ja sentiu isso batimentos fracos do coraçao?

5 04 2012
paulo mendes

Joao Paulo Ja Agora quando antes de tomar o alprazolam nao tens ideia de quantas pulsaçoes tens pois acho estranho as minhas baixam ainda mais sera do citalopram muito obrigada pela companhia e ajuda fico aguardar.

8 04 2012
camla adriana

Bom tenho 21 anos, tomo remédio pra pressão a dois anos e meio devido a uma eclampsia, minha pressão com o passar do tempo não se normalizou, então tomo remédio todos os dias, tomando o remédio ela fica normal por volta de 11/7, mas meus batimentos em dias normais sempre estão por volta de 100/110 gostaria de sabe se e normal?

8 04 2012
margarida

Olá Camla.

Já consultou um cardiologista?
Realize um electrocardiograma.

Enf. Margarida Martins

9 04 2012
paulo mendes

Eu gostaria de formular uma pergunta a sra. Enf. Margarida Martins qual a pulsaçao minima que um ser humano normal na casa dos 40 anos pode ter,muito obrigada fico aguardar.

9 04 2012
João Paulo

Paulo isso depende muito do condicionamento físico da pessoa. Por exemplo um participante naquelas longas maratonas pelo deserto consideradas o desporto mais exigente do mundo tem cerca de 30 pulsações por minuto em repouso. Quem não pratica desporto nenhum tem uma média de 70-75 batimentos por minuto. Esse medicamento que você toma reduz-lhe os batimentos em cerca de 10%. Não se preocupe com os batimentos minimos mas sim com os batimentos máximos, mas no seu caso acho que nem se devia preocupar com nenhuns.

Em relação àquela pergunta que me fez sobre o alprazolam, eu não lhe sei responder porque antes de eu começar a sofrer de ansiedade e de pânico e com a fobia da morte súbita eu nem sequer sabia o que era isso de bpm, arritmias, exames cardiacos e jogava futebol feliz da vida durante dias inteiros.

9 04 2012
Mário

Podes crer Joao Paulo. Eu ja tive em 3 clubes grandes e joguei na França a bola. A 3 anos deixei o futebol e um grande futuro. Todos me dizem isso e psicologico. E sabes porquê? Nunca fumei , nunca bebi , nao bebo sumos com gás nem café, nao como pizzas nem fritos, Ja fiz exames ao coraçao e aos pulmoes e até ao cerebero. NADA DE NADA. Tensao normal e os batimentos cardiacos sao 50 , 60 BPM. Mas o medo e ansiedade prendem-me completamente a vida e o panico. Tenho um corpo de atleta e sinto-me sempre bem e nunca tive problemas de suade graves. Achas isto normal , eu ser assim? Nem sempre a imagem de fora é aquilo que somos.

10 04 2012
João Paulo

Se eu acho isso normal? É só leres a minha história que basicamente é igual à tua. Só para teres uma ideia eu neste momento quase nem saio de casa com medo de ter uma paragem cardiaca.

10 04 2012
margarida

Olá Paulo.

A frequencia cardiaca é variavel poderá ser entre os 60-100 batimentos por minutos. Mas praticar desporto pode ter uma frequencia mais baixa. E caso ser uma pessoa anciosa poderá ter uma frequencia mais alta.

Enf. Margarida Martins

10 04 2012
paulo mendes

Sra.Enf.Margarida Martins eu fiz a a pergunta porque como ja referi atras eu tomo citalopram 10mg+alprazolam l.m.0.50+1/2 de bisoprolol de manha e ao fim do dia quando vou para tomar mais 1 de alprazolam 0.50 tenho as pulsaçoes normalmente a volta de 48bpm e tenho algum receio que baixe ainda mais gostaria de uma opiniao sua fico aguardar muito obrigada pela disponibilidade.

10 04 2012
Mario

Paulo já exprimentaste ir a psicologo é que isso é muito mau companheiro. Sair de casa e andar é o melhor para uma vida saudavel. Eu tenho medo disso mas é se correr muito porque andar faz bem até a quem tem problemas de coraçao. Sai de casa e vai andar , vais ver que vai-te fazer bem amigo. Eu sou um puto novo de 21 anos e nao posso passar a vida a pensar nisso senao estrago-me todo .

10 04 2012
Mario

Joao Paulo ** Desculpa enganei-me no nome

10 04 2012
João Paulo

Mario eu sempre fui acompanhado por psicólogos e psiquiatras. O meu problema é que eu sempre quis saber o porquê das coisas e sempre investiguei imenso sobre cardiologia. Praticamente não há nada que eu não saiba nesta área e isso foi a minha desgraça porque agora tenho sintomas de todo o tipo de doenças.
Tens facebook ou msn?

10 04 2012
Margarida

Olá Paulo.

A medicação que está a tomar leva a que a frequência cardíaca esteja mais baixa e como permite que esteja mais calmo. Só se caso sentir-se mal, ai sim deve consultar novamente o médico que prescreveu toda esta medicação para avaliar novamente a situação. Caso contrario continue a levar a vida normalmente.

Enf. Margarida Martins

11 04 2012
Mário

Tenho msn e facebook. Joao paulo eu penso que ao pesquisares isso ainda te faz pior e metes na cabeça que tens e que vai acontecer e isso é mau.. Se os resultados tão bem deixa a vida seguir em frente. Nao é por ficares em casa que nao acontece nada , se tiver de acontecer acontece nao é por ficares em casa que nao vai acontecer..

11 04 2012
11 04 2012
paulo mendes

Desculpe so mais uma pergunta Sra. Enf. Margarida Martins eu quando nao tomo bisoprolol minha pulsaçao diaria anda entre 80 a 90 bpm e em descanço 70 a 75bpm qual sua opiniao S.F.F. fico aguardar muito obrigada.

11 04 2012
João Paulo

Paulo isso acontece comigo também se eu não tomar o Inderal. Mas apesar de actuarem no coração bloqueando os canais beta adrenérgicos estes medicamentos são comunemente usados na psiquiatria para impedir aqueles sintomas de ansiedade como o aperto no peito e a taquicardia. Só para você ter uma ideia este tipo de medicamentos é usado como tratamento de primeira linha numa doença chamada Sindrome do QT Longo, que é tão ou mais grave que a Sindrome de Brugada. Claro que em doses muito superiores àquela que você e eu tomamos.

11 04 2012
Margarida

Olá Paulo.

Esteja à vontade, estamos aqui para ajudar.
Antes de mais o Paulo tem antecedentes de Hipertensão Arterial ou alguma doença cardíaca?
O Bisoprolol é um medicamento que ajuda a baixa a frequência cardíaca, por isso é normal que tenha a frequência mais baixa.

Enf. Margarida Martins

12 04 2012
Paulo Mendes

Mais uma vez obrigada pela sua atençao,nao tenho antecedentes de hipertençao ,so quando tenho alguns ataques de panico e que ela sobe ate 14.5/9.5 mas tirando isso agora com a medicaçao anda normal como sempre,ate um bocado mais baixa que o normal as vezes em repouso chego a ter 10.5/6.5. quanto a doença cardiaca de todos os exames que fiz a unica coisa que revelou foi no ecg bloqueio completo do ramo direito,e agora so ando a tomar o bisoprolol em caso de s.o.s. porque penso como acima referi ter as pulsaçoes normais para o meu dia a dia gostaria mais uma vez da sua opiniao Sra. Enf. Margarida Martins fico aguardar muito obrigada.

12 04 2012
João Paulo

Paulo não querendo estar a alarmá-lo, mas com bloqueio completo do ramo direito precisa de pelo menos falar com um cardiologista. Do que sei será provavelmente essa a origem dos seus batimentos lentos.

12 04 2012
Mário

Queria fazer aqui um questao, nao sei se sou o unico que acontece isto mas mais alguem quando está em repouso sente que o coraçao fica com os batimentos mais fracos que quase nem se sente?

12 04 2012
Paulo

Comigo , eu n sinto o batimento mttt rapido , acho q o batimento ta até normal , mas meu coraçao tem batido com mt força , + doq o normal .. Sempre q estou fazendo exercicios… Ele bate com uma força q chega ao corpo ficar mexendo um pouco .. Oq poderia ser?

12 04 2012
Paulo

Lembrando tb , q tive problemas a pouco tempo com cafeina, fiz eletro e o medico disse q tava normal .. Mas depois de la nao voltei ao normal +…

12 04 2012
Mario

Isso é normal fazeres exercicio e ele bater. O coraçao tem de bater e quanto mais força sentires mais forte ele é amigo mas eu quando repouso nao sinto mesmo o coraçao as vezes ate me assusto e penso que tá parado mas dizem que quando estás em repouso é normal porque nao tas a fazer nada e circula uma quantidade minima de oxigenio no coraçao e é por isso que nao se sente mas eu tem noites que nao sinto mesmo o meu e ate me assusto

14 04 2012
sunça

tenho ansiedade em grau elevado, estou em crise de rinite e sinusite aguda,sou sedentaria quando estou deitada meus batimentos ficam entre 46,48 isso é perigoso? mais quando estou em atividade andando ou varrendo casa e etc… fica de 66 à 90 isso é perigoso posso morrer?

14 04 2012
sunça

esqueci de dizer que tenho bloqueio do ramo direito do ffeixo de is e eu ñ sei o que é isso,o medico disse que ñ é nada D+

15 04 2012
Thierry Martins

Olá sunça,

penso que pode estar descansada com os seus sintomas. Uma pulsação de 90 é perfeitamente normal. Não se preocupe e acredite no seu médico.

15 04 2012
Mário

Sunça claro que nao podes morrer.. Batimentos 40 50 60 em descanso é normal . E muito mais com a sua idade e tambem se quando está em movimento são de 60 a 90 também é normal , ainda para mais sofrte de ansiedade. Nao se preocupe com isso que está muito bem.

16 04 2012
maria

maria oi tenho um filho de 29 anos e toma antpsicoticos a pressao dele e baixa e o batimento tambem isso e perigoso desde ja agradeço

16 04 2012
João Paulo

Olá Maria. Os ansiolíticos, os anti-depressivos e os antipsicótipos têm esses efeitos colaterais. Não é nada de grave a não ser que o seu filho tenho alguma doença cardíaca de base.

18 04 2012
paulo memdes

muito bom dia queria fazer uma pergunta uma pessoa que faça algum esforço logo a pulsaçao sobe e a tensao tb mas se a seguir com algum repouso ou descanço ambas baixarem tudo e muito normal?

18 04 2012
Margarida

Olá Paula.

Normalmente a tensão e a frequência cardíaca apresentam valores mais baixos em repouso. Só em situações patológicas é que mantêm valores elevados.

Enf.Margarida Martins

18 04 2012
paulo memdes

Desculpe a minha falta de compreençao situaçoes patologicas como ? por exemplo,muito obrigada.

18 04 2012
Margarida

Uma doença que provoque o aumento da tensão arterial, por exemplo o colesterol provoca o aumento da tensão arterial.

19 04 2012
Paulo

Fui no medico , fiz eletro e ele disse estar td bem…
Meu coraçao ta batendo normal .. Mas sinto meu corpo mexendo com a pulsaçao … Acho q tenho tensao arterial .. N sei dizer, n sou medico , mas … eu tomo remedio pra melhorar colesterol e n melhorei disso , as x é até ruim pra eu dormir .. Em repouso eu fico assim tb… Oq poderia ser?!

19 04 2012
paulo mendes

muito boa tarde como ja referi sou muito ansioso e se me altero ou fico mais ansioso no trabalho sinto minha pulsaçao a ir para cerca de 96bpm isso sera muito mau ou nao me devo alarmar muito obrigada fico aguardar resposta.

19 04 2012
Mario

Se ficas ansioso paulo claro que o coraçao sente e dispara. Penso que ne nada de alarmante mas tenta acalmar-te mais. Sentes mais alguma coisa a nao ser isso? Se nao sentes fica descansado que tás bem. 96 bpm ansioso e no trabalho é normal. mas tenta manter 60 70 bpm que é muito mais saudavel tanto para o coraçao como para a cabeça. Calma e relaxa

21 04 2012
paulo mendes

bom dia nao tendo nada a ver com o coraçao deixo aqui uma pergunta, a algum tempo ando a dormir numa cama nao muito boa sem estrado e o colchao nao fica direito logo durmo todo torto, e quando acordo as vezes sintos umas dores de cabeça nao muito fortes e alguns enjoos sera da coluna andar a ser mal tatada,se alguem souber gostaria de uma informaçao muito obrigada fico aguardar resposta.

21 04 2012
sunça

olá paulo,acredito que seja dores musculares, mais é bom procurar um medico,boa sorte!

24 04 2012
paulo mendes

bom dia ando a fazer medicaçao a 1 Mês e o que noto e nuito pouco uns dias melhores outros menos bons mas alguns mesmo maus fico muito tenso e ansioso ate parece que nao tomei a medicacao sera que alguem ja passou pelo mesmo ou sera ainda sedo para fazer algum efeito melhor (tomo ciitalopram 10mg+alprazolam 0.50 1 de manha outro de tarde)fico aguardar resposta de quem me possa ajudar neste caso muito obrigada.

25 04 2012
Mário

Paulo o melhor medicamento é mesmo a tua cabeça. Não penses demais nisso e não tomes essas porcarias. Eu tomei tanta merda dessa que quando deixei de tomar é que fiquei bem. Mesmo assim ainda sou ansioso e mania das doenças e panico mas isso tens de aprender a viver com isso. Tens de lidar com o que vai tar sempre contigo. Abraço

25 04 2012
Paulocésar

Gostaria d saber eu sinto meu coraçao acelerado direto ai cmeço a suar e meu corpo fka frio e minha cabeça cmeça a doer e dar dor nas pernas e tontura ja fiz exame mas nao consta nada oke dve ser,ja sto sentido iso ja tem 2 ans

25 04 2012
Paulocésar

Sinto dor n peito e acelera direto mesmo dormido ai dar dor d cabeça tontura e dor nas pernas e fadiga mas d vez enquado ele bate devaga mas cm uma pressao forte e meu corpo soa e fka frio oke é ja fiz exame e nao diz nada d mau

27 04 2012
Simony Salomon

Olá, tenho 28 anos, não pratico esportes, uma fez estava varrendo a garagem, ai me abaixei e em logo seguida me levantei, meu coraçao parecia uma metralhadora, acho q ele tava 210 ou 220 por min, ai respirei fundo e e passou, outra vez tbem, estava fazendo um esforço fisico quando sentei deu a mesma coisa, eu tenho um dos sintomas da SINDROME DO PANICO, meu psiquiatra disse, que é normal! Fiz todos os exames do coraçao, e nao deu nada, fiz o ergometrico, holter, eletro.. eu devo me preocupar com isso???

1 05 2012
Laryssa

Olá, alguém está aí? Queria conversar com alguém sobre o que senti.
Agora pouco, sentada no sofá, percebi que meu coração acelerou sem um mínimo movimento. Fiquei um pouco assustada. Será que isso é normal?

1 05 2012
Laryssa

Acho que diminuiram um pouco os batimentos, mas minha frequencia está de 88 batidas por minuto. Devo me preocupar?

1 05 2012
Laryssa

ninguém?

1 05 2012
Margarida

Olá Laryssa.

Por vezes também tenho esses sintomas. Não é caso para ficar alarmada com a situação.

Vá vigiando.

Enf. Margarida Martins

9 05 2012
paulo mendes

Uma pergunta fora do contexto mas se me poderem ajudar agradeço,tenho uma dor no dedo grande do pe e uma ligeira dor tb na parte de tras do joelho que me causa algum desconforto,e sofro de dores na coluna tera a ver alguma coisa,ou podera ser algo grave fico aguardar resposta muito obrigada.

9 05 2012
Maria

Tenho 43 anos, e há cerca de dois meses, devido a um episodio de asma fui ao centro de saúde da minha área de residência que me reencaminhou para o hospital. Esta situação costumo resolver em casa mas o meu aparelho tinha avariado. Fizeram a triagem e ainda esperei cerca de 1 hora. Entretanto fui chamada, para além da asma queixei-me duma dor de cabeça que já persistia há 3 dias… Auscultaram-me, mediram a tensão,… e para meu espanto tinha esta última a 19,5 – 12,5. O médico explicou que talvez a dor de cabeça fosse daí, mas fui-lhe dizendo que não estaria bem a medição porque eu era hipotensa. Fui medicada para a asma e para a tensão que teve dificuldade em baixar. Durante uma semana controlei a tensão diáriamente e às mesmas horas, e estavam normais, média 11-6, mas as pulsações quase sempre acima de 100.
Passados dumas semanas resolvi ir à farmácia ver a tensão e não no meu aparelho, já que uma vez mais tinha uma dor de cabeça…uma vez mais tinha a 18,5-11 e as pulsações a 97.
Aconselharam-me a ida ao centro de saude, algo que fiz, mas sugeriram-me fazer um MAPA, apesar de eu achar não ser necessario, já que tenho picos de tensão e no dia em que o fizesse poderia estar bem, o que veio a acontecer.
Dado que o meu pai faleceu de morte subita, sem que se soubesse da existencia de algum problema de saude e através da autopsia foi dito ter sido um enfarte.
A que se devem estas oscilações? Tanto desmaio com tensões baixas como de vez em quando tenho-as altas. Antigamente praticamente não ouvia o meu coração e agora parece querer saltar do peito…

11 05 2012
João

Boa noite,
No outro dia fumei um cigarro de marijuana e o meu coração disparou como nunca antes tinha acontecido, até o conseguia sentir bater na garganta, foi horrivel! Pedi a uma amiga pra medir a minha pulsação e estava a 120 pm. o que eu quero saber é se pode ser perigoso ou até potencialmente fatal. Tenho 21 anos e pelo que tenho lido não parece normal, acham que devo ver um cardiologista?

11 05 2012
Mario

Ora bem.. Dona Maria procuro um cardiologista e tento não pensar nisso , visto que a senhora tem problemas de tensão tem de ter mais uma especial atençao ao seu coraçao. Nao querendo alerta-la para algo grave mas com a tensao assim devia cortar no sal e gorduras e fazer umas caminhadas. Calma e nao stress com nada. Tensao alta devia frequentar mais climas de sol e banhos quentes isso ajuda muito a diminuir a tensao.

Joao se é normal? Claro que se fumares qualquer tipo de droga o teu coraçao acelera demais. Nao é fatal mas os batimentos normais sao 60 a 80 em repouso. Se achas que isso te altera a freq. cardiaca acho que nao devias faze-lo porque imagina que um dia fumas e vai o coraçao a 120 depois corres e fazes desporto coraçao a 180 200. Isso já pode ser perigoso entendes? Deixa essa porcaria porque á coisas melhores pra se fazer. Se tens medo de ser fatal tambem devias ter medo de fumar.

11 05 2012
Mario

Paulo mendes conta-me mais sobre isso. Tens dores , o que sentes , o que fazes da vida ( desporto , trabalho forçado) que idade tens , problemas de saude. Dores no joelho tambem eu tenho amigo mas normalmente isso nao é nada. Se sentes tonturas e pontadas no pescoço e na cabeça tambem é coluna. Nao acho que seja nada. Mas conta mais sobre isso. Abraço

12 05 2012
Paulo Mendes

Mario, as dores sao algumas e como dizes dores tb nas pernas cancadas ,eu trabalho numa loja de tintas logo faço esforços,fiz um exame a coluna meu medico disse para nao fazer esforcos e praticar alguma nataçao mas o tempo nao da emudar de trabalho nem pensar ,portanto nada de alarmante podera ser so coluna ? obrigada fico aguardar resposta.

12 05 2012
Paulo Mendes

peço desculpa Mario tenho 41 anos.

14 05 2012
Mário

Poderá ser só a coluna entao. Ainda continua com dores no pé e no joelho?

14 05 2012
paulo mendes

Mario Bom dia e so de vez em quando nem sempre me doi.sera alarmante?

14 05 2012
Mario

Não. Poderá tambem ser um jeito que o senhor deu e ficou assim. Nao acho qu seja caso para preocupaçao. Doi-lhe muito o dedo grande? Se lhe doer sempre muito e se sentir cansado diga-me..

15 05 2012
paulo mendes

ok e muito obrigada por tudo mas o que sinto mais ainda sao as pernas cançadas mesmo boa noite.

18 05 2012
Aparecido

Olá bom dia, gostaria de saber se é normal, tenho 31 anos me chamo Aparecido, e não faço nenhuma atividade fisica pois trabalho muito, tenho 1,75. e peso aprox 77 kilos, mas ultimamente percebo que meu coração bate entre 44 a 55 por minutos, isso é normal, tenho um desconforto no peito, e dores nas pernas do joerlho para baixo, já fui no cardiologiosta e ele disse que é normal, mas não estou me sentindo bem, é normal isso?
Obrigado

18 05 2012
Mário

Realmente tem os batimentos cardiacos baixos mas mais vale baixos do que altos. Normalmente quem tem essas batidas é os desportistas e atletas. Tem problemas de hipotensao? Que descoforto sente no peito? Batidas irregulares?

24 05 2012
paulo mendes

Mario So uma questao eu me levantei de manha um bocado a pressa fiz tudo o que tinha a fazer claro tudo a pressa e ainda fui ao wc obrar e fiz algum esforço pois sou preso de intestinos antes de sair logo a seguir fui medir a tençao e estava 14.3/ 9.5 com 78bpm sera alarmante ou normal devido ao stress que apanhei para sair de casa fico aguardar muito obrigada.

24 05 2012
Mário

Devido ao stress que apanhou para sair de casa. Tem de se acalmar , não é por estar stressado que as coisas vão correr melhor.. Quando estiver em repouso de noite vai medir de novo a tensão e diga-me como está? 78bpm está normal.. Muito bom 78bpm. Mas acalme-se mais e vai correr tudo bem.

25 05 2012
paulo mendes

Muito bom dia Mario como me aconçelhou assim Fiz quando cheguei a casa medi a tençao e tinha 12.5/8.01 com 75bpm,mas depois descancei uns 20 minutos para me acalmar um bocado melhor e aì ja tinha 11./7. com 64bpm o que me tem a dizer sobre isto muito obrigado pela sua atençao fico aguardar resposta.

25 05 2012
Mário

Amigo está óptimo e com saúde, agora mantenha-se assim e mais calma no dia-a-dia. Se acha que tem muitas vezes a tensão alta, então vamos lá começar a fazer umas caminhadas e evitar o sal. Evitar bebidas alcoolicas e comer muita fruta e beber agua. Um conselho

30 05 2012
Nicolas

Boa tarde.
sempre fiz atividade física mais não com frequência.
A menos de 2 semanas dei inicio a atividade fisica forte, onde meu batimento cardíaco chegou a 192 bpm, isso por que meu coração nao estava preparado para tal aceleração ” esforço físico” com dias semanas consegui regularizar e ele nao passa mais de 172 bpm.
Explicando melhor: meu batimento antigamente em repouso ou fazendo levemente algumas atividades erá en torno de 70 a 90 bpm depois que dei inicio as atividades, fazendo as mesma coisas que fazia ele fica em torno de 54 a 65 bpm, gostaria de saber se é normal, estou indo ao medico na semana que vem, mas queria saber da opinião de vocês.
Obrigado

30 05 2012
Nicolas

tenho 27 anos.

2 06 2012
samara

eu sintooo muitooo nervosooo dor ni coraçãoooo

9 06 2012
hugo

ola
Tenho 16 anos e jogo futebol federado.
Num dos jogos do campeonato, durante o jogo corri até á bola rapido para chegar primeiro que o adversário entao depois a bola saiu e o jogo parou para haver uma substituiçao e foi aí que eu me senti muito tonto com sensaçoes de desmaio, meti a mao no peito e o batimento estava um pouco acelarado, veio o massagista e tive mesmo que sair do jogo depois nao me acalmava estava com muitas tonturas e veio o INEM fui para o hospital e deram-me uns comprimidos para tomar e passadas umas horas acalmei e vim embora.
Já fui visto por cardiologista e tá tudo normal mas gostaria de saber porque me deram aquelas tonturas no jogo com sensaçoes de desmaio.
obrigado

10 06 2012
Gabi

olá,meu nome é Gabriela e eu gostaria de fazer uma pergunta á vocês..quando eu estou em repouso o meu batimento por minuto é 59 e quando estou em trote leve ele acelera para 160,como posso calcular quanto de sangue passa pelo coração por minuto,em cada situação.
Desde já,estou agradecida se puderem me ajudar..

17 06 2012
viviane

Viviane.tenho aceleração até quando estou dormindo,se varro a casa ou qualquer esforço físico.já cheguei á 204 por minuto e até hoje não tenho nenhum diagnóstico.por favor diga o que devo fazer pois não suporto mais.

17 06 2012
Mário

Hugo provalvelmente o teu esforço foi demais e acabaste por chegar mesmo a exaustao. Sabes que é normal o corpo humano ter falhas e recaidas. Muitos esforço as vezes pode ser mau tambem mas como es federado tás habituado a isso tudo. Nao tenhas medo e continua no futebol. Força.

Gabi porquê que quer calcular o sangue que passa no coraçao se os batimentos tao optimos? Deixe estar o coraçao e o sangue e nao e preocupe com mais nada. Está optima.

Viviane isso nao será por pensar demais que ele vai acelarar. respire fundo e tente se acalmar demais. Secalhar faz as suas coisas com muito stress em cima e tambem,a pensar no pior. Coraçao quanto menos bater melhor. Ou entao vou ter de lhe alertar para o consumo de calmantes ou ansioliticos.

18 06 2012
paulo mendes

Mario bom dia so queria mais uma ajuda sinto dores pelo corpo todo, cabeça musculos costas entao e demais, mas e nesta questa que eu queria ajuda minha tençao arterial tudo bem,mas a pulçaçao que nem costuma estar muita alta anda sempre na casa dos 65/75 bpm em repouso com estas dores anda na casa dos 90 bpm em repouso sera normal ou me devo preocupar Obrigado pela sua atençao fico aguardar resposta ok.

23 06 2012
AishaAlcamat

ola Dr, eu tenho 27 anos e ha 5 dias sinto dor no lado direito da cabeca pegando testa ate a metade da cabeca, mas eh mais a testa que doi, e medi hj no quinto dia minha pressao e tava 10X8 e 124 batimentos cardiacos, durante minhas gestacoes ela varia de 90 a 110 batimentos, mas nao sentia essa dor, e me incomoda, nao passa com remedios, e to tomando metildopa 250 1x ao dia pq meu exame deu posiitivo mas logo perdi e minha medica ta de ferias, e continuei tomando, antes era atenolol 25 e me sinto mto fraca, cansada, com sono, mas tenho dificuldade em pegar no sono pela dor na cabeca, testa, sera que eh algo grave?
Obrigada desde ja
Juliana Borba

24 06 2012
Mário

Doi muito na testa? E apanha o olho tambem?

28 07 2012
danil

meus batimentos sao baixos pelo motivo de sempre praticar esportes , sao de 42 a 60 bpm , dr sou muito ancioso qdo vo ao medico minha pressao sobe , fiz o mapa deu normal so q fazem dois anos hj em dia qdo fico nervoso minha pressao sobe qdo vo ao medico sera q sou hipertenso ?

28 07 2012
Mário

Nao, és ansioso e ficas ansioso quando vais ao medico. E normal acontece com muitas pessoas. Quando pensas muito nisso, quando vês um jogo de futebol , quando vais a uma festa. Mas faz o teste da tensao arterial pra tirar as duvidas ok?

28 07 2012
danil

como faz o teste da tensao ? dr ansiosidade quais sintomas?

28 07 2012
danil

mesmo eu fazendo o mapa a 2 anos atraz , dando normal minha PA , o mapa significa a ctz que nao so hipertenso. pois sempre jogo futebol , faco academia..

30 07 2012
rafael

Ola Dr meu ritmo cardiaco e baixo pratico esportes desde pequeno ,tenho 26 nos em repouso ele fica entre 44 a 60 nao bebo nem fumo … a alguns dias venho sentindo umas tonturas q passam rapido , sera que isso tem haver com os batimento cardiacos ,ou hipertensao , ah fiz um ecg e hemograma faz pouco tem nao acuso nada..

2 08 2012
jhose

ola um dia estava deitada do nada senti meu coracao acelerar peguei e mendi deu 124 sera q isto e normal fiquei com muito medo; fiz um holter a um ano e deu 1 extra sistole supraventricular e 1 ventricular e grave.as vezes sinto que estou sentido uma coisa estranha no caracao a toda hora estou muito ansiosa e medo.

9 09 2012
Carla

Olá dr. Meu problema é o seguinte, tenho sentido fortes pulsações ado feito para dormir, cheguei a procurar um medico e acabei colocando o Hitler, mas infelizmente naquelas 24hrs não tive arritimia. Hj, senti uma sensação mato ruim e fui a farmácia medir pressão naquelas maquinas.. tive pressão baixa e pulsação de 133. Devo procurar meu medico novamente?

11 09 2012
Mário

rafael as tonturas tem muitas coisas que pode ter.. falta de vista,cansaço,ansiedade ,ouvidos , hipoglicemia , hipotensao,etc..

11 09 2012
Mário

Carla, eu tenho a certeza que seja psicológico porque repare, você quando meteu o holter24 não sentiu nada e depois sente passado um tempo. eu acho que deriva da ansiedade esses sintomas, Relaxe mais e evite pensar nisso. Não se preocupe com os batimentos e deixe o coração bater..

15 09 2012
Vítor Abranches

Olá,
Tenho 46 anos e há vários anos que pratico BTT. Normalmente, só treino uma vez por semana, mas de forma intensa (60 a 80 Km, muitos dos quais em trilhos exigentes). Sempre me senti bem, com capacidade muscular e aeróbica, e em forma. Há alguns meses, comprei um ciclocomputador e passei a monitorizar a pulsação cardíaca durante o treino. Foi então que constatei que nalguns períodos de esforço mais intenso a minha pulsação sobe facilmente acima dos 190 bpm, por vezes até perto das 200 bpm. Apesar de tudo, mesmo nesses momentos, não me sinto em exaustão. Já fiz uma prova de esforço, que não acusou nenhum problema cardíaco, apesar de só ter chegado ao estágio 4 (nesse ponto, a minha pulsação chegou às 175 bpm e a técnica parou o teste – nem sequer me sentia ainda cansado). Fiz também um ECG recente, com resultados normais. A minha pulsação em repouso é à volta das 50 bpm. A minha tensão também é normal. O meu médico de família não se mostrou muito preocupado e diz que eu só atingo essa pulsação porque não estou em forma e que devo planear o meu treino de forma diferente. No entanto, não me parece que seja essa a situação, pois eu sinto-me em forma. O facto é que acabei por ficar preocupado e com receio de treinar. Corro algum risco sério em atingir esse valores de pulsação no treino, atendendo também à minha idade? Poderei ter alguma síncope nesses momentos? Estarei a sobrecarregar demasiado o coração e a arriscar-me a ter algum problema no futuro? Obrigado pela ajuda e peço desculpa pela extensão do meu comentário.

24 09 2012
Mario

Sr Vitor você está optimo. É normal o coração atingir esses batimentos. O coração é obrigado a bater quanto mais esforço o Sr, faz. O mal foi você ter comprado essa máquina porque se nao comprasse nem saberia que o coração atingia esses batimentos. Faça desporto e não se preocupe. Está optimo.

5 10 2012
jonh

ola
fonix.

21 10 2012
Márcio

Olá , tenho 33 anos e costumo a fazer desporto, corro 45 minutos 3 vezes por semana, comprei um relógio polar para medir o ritmo cardíaco, será que é normal correr no tapete a velocidade 10 e ter um ritmo cardíaco a 180 , disseram que não é normal, estou preocupado,
A cerca de 6 meses fiz uma prova de esforço e um electrocardiograma devido a ter as tenções altas e o medico disse que podia praticar desporto a vontade, qual será o meu ritmo cardíaco estável quando estou a correr,
Obrigado
Márcio

22 10 2012
Mário

Quem disse que não era normal? Velocidade 10 é mais que normal 180bpm.. Está optimo. Cuidado com a tensao alta. Isso tem de se preocupar mais do que 180bpm a correr

23 10 2012
Márcio

Obrigado pela resposta, e pela sua disponibilidade,
a tese desse sr que me informou é a seguinte.
Frequência cardíaca máxima
220 – Idade(33 anos)= 187, e comentou ainda que a esse valor deve retirar 60% do valor para afrequencia cardíaca normal, será que isso corresponde a verdade?
Cumps
Márcio

1 11 2012
Lilian

Olá,bom dia!
Bem…há uns 6 anos atrás eu comecei a adquirir uma crise de ansiedade e que vem se prolongando até o dia de hoje.Não sei mais o que fazer…pois quero ter uma vida tranquila e normal!
Meus sintomas são:Tontura,ânsia de vômitos,dor de barrida,arritmias,sudorese,medo,desconforto estomacal,tremores,confusão mental(às vezes),dor de cabeça e nos olhos(na nuca e principalmente do lado esquerdo),dor e formigamentos no pescoço,ombro,braço e mão esquerda,aperto e dor no lado esquerdo do peito…geralmente esses sintomas acontecem quando tenho fortes emoções,quando faço algum esforço físico,até mesmo após a atividades sexuais,e às vezes acontece isso do nada!Me sinto melhor quando me deito e tento relaxar.Já cheguei a pensar que eu estivesse com algum problema cardíaco(Angina)!
Já fui várias vezes ao meu cardiologista e fiz eletrocardiogramas e sempre dá tudo normal…ele diz que é psicológico e que é da ansiedade ou transtorno do pânico.Não sei mais o que fazer.Tomo Rivotril de 0,5mg só quando me sinto muito mal.Quero muito voltar a ter a minha vida normal,sem me preocupar com essas coisas,com esses pensamentos de doença,e principalmente quero me libertar deste desconforto,físico e emocional.
Peço encarecidamente a ajuda de vocês .Desde já agradeço.

Lilian

9 11 2012
Jotapê

Lilian entendo perfeitamente o seu caso porque sofro do mesmo problema há dez anos.
Você precisa de ir a um psiquiatra porque o seu tratamento não se pode basear apenas em tranquilizantes.
Certamente ele lhe receitará um antidepressivo e uma benzodiazepina.
Os antidepressivos ao contrário do que se pensa são também os medicamentos que curam a ansiedade…as benzodiazepinas e os tranquilizantes não curam nada, apenas aliviam os sintomas.
Se você não sofrer simultaneamente de depressão (como é o meu caso) você vai se curar muito facilmente acredite.

11 11 2012
Daniela

ola Margarida tenho 29 anos , 1,63 de altura e 67 kilos , tive um bebe a 5 meses e tenho outro de 4 anos , começei a fazer caminhadas de 40 minutos nos finais de semana pois é quando posso e o marido esta em casa , em atividades fisicas de caminhada e nas atividades domestica gira em torno de 83 btc 93 ou 70 depende do que faço em repouso amanentando gira em torno dos 60 btc 63 as vezes ja chegou a 51 e ate 49 me assustei sera que tenho bradicardia ?
grata aguardo meu nome é Daniela Moreira

11 11 2012
Daniela

ola Margarida tenho 29 anos , 1,63 de altura e 67 kilos , tive um bebe a 5 meses e tenho outro de 4 anos , começei a fazer caminhadas de 40 minutos nos finais de semana pois é quando posso e o marido esta em casa , em atividades fisicas de caminhada e nas atividades domestica gira em torno de 83 btc 93 ou 70 depende do que faço em repouso amanentando gira em torno dos 60 btc 63 as vezes ja chegou a 51 e ate 49 me assustei sera que tenho bradicardia ?
grata aguardo meu nome é Daniela Moreira

14 11 2012
Edgar Faustino

Tenho 65 anos e faço exercício físico num ginásio com meia hora de cardio e uma hora de tonificação muscular. Acontece que uma hora, e as vezes mais, depois de acabar a minha pulsação ainda está nos noventa e tais batidas.
Tomo o Renidur é Concor só que este, o médico já me o retirou.
A minha pergunta é, se o meu ritmo cardíaco com aqueles valores, ao fim de aquele tempo de repouso, está dentro de valores normais.
Grato pela vossa atenção.

14 11 2012
Stein

Bom dia

Tenho 42 anos e ultimamente tenho sentido meu coracao bater muito forte como se estevisse com palpitacao depois passa. Qdo fui aferir minha presao hoje qdo acordei achei estranho a presao estava normal12/8 mas meu pulso estava em 98 em descanso. Venho sentido forte dor de cabeca. Sera que tenho algum problema???
Muito obrigada.

Stein

16 11 2012
Mário

Boa tarde Daniela, eu não sei o sue historial de saúde nem se pratica exercício físico, tem algum problema de coração? Normalmente em repouso é normal o coração bater mais devagar.

16 11 2012
Daniela

faço caminhada de 40 minutos nos fim de semana e feriado pois é quando o marido esta em casa kkk tenho 2 filhos um de 4 anos e um de 5 meses ja perdi os 23 kilos da gravidez nao tenho nada no coraçao fiz ressentimente exames de eco e eletro nao acusou nada acho que é o fato da tao ansiedade e as vezes agente se sente estranha uma certa impressao que vai passar mal , e nao passa kkkk nao comi frituras é grelhado , assado e cozido , muita ruta e muita salada .
no arroz linhaça dourada e no feijao coloco aveia.

16 11 2012
Daniela

ops FRUTA

16 11 2012
Mário

Boa tarde Sr. Edgar, você faz exercício e o coração bate rápido para fornecer a quantidade certa de sangue e oxigénio para os músculos, a verdade é que depois do exercício o coração bate um bocado mais depressa que o normal porque o Sr. acabou de puxar pelo coração e pelo seu corpo, e o coração tem de repôr o seu corpo de novo aos niveis normais e isso implica mais sangue e mais oxigénio. O coração tem de bater depois do exercício, isso é normal bater mais rápido, em repouso absoluto eu acredito que você tenha 60 70 de BC. E as 90 BC são normais até em repouso, continuo a sua corrida e exercício que está muito bem.

16 11 2012
Mário

Stein tem a tensão arterial normal e de certeza que ficou assustado/a com o facto de ter acordado/a com o coração acelerado. Poderá ser ansiedade ou algo minimamente preocupante

16 11 2012
Mário

Daniela é ansiedade, fique calma e tranquila não se passa nada.

16 11 2012
Daniela

obrigada faço tratamento de ansiedade a algum tempo ….
obrigada Sr. Mario por me responder

17 11 2012
honorina alves

Tenho 43 anos e uma vida bem agitada, estudo, trabalho, e mais outras atividades complementares da renda; atualmente meus batimentos cardíacos não ultrapassam a 57, chegando a 51 e outro dia constatei 48, sinto as vezes dores no braço e digo que é esforço repetitivo, sinto falta de ar quando me deito e digo que é a idade chegando, sinto algumas pontadas no peito, será que preciso procurar um médico?

21 11 2012
Mário

Tudo isso poderá ser derivado ao stress que diz ter no dia a dia mas sim deve procurar um médico e falar-lhe sobre isso para fazer exames mais profundos e sabermos de onde vem tudo isso que sente.

2 12 2012
guilherme

thierry tenho 15 anos fui ao cardiologista ele falo que meu coraçao bate assim 80 82 40 82 84 43 assim o ritimo dele abaixa ele falo q isso e vagotomia e as vezes eu tenho tontura desmaiei uma ves em um onibus lotado mais eu fui no cardilogista so por ir porque eu nunca tinha feito exames ai depois que eu fui fazer esses exame fiz o holter ai eu começei a ter tontura cansaso e desmaiei antes de ir no medico eu num sentia nada eu queria que vc me esplicasse direito isso obrigado

4 12 2012
guilherme

alguem me responde por favor !!!!!

13 12 2012
rui

Guilherme, vagotomia é uma reacção do nervo vago que é responsável pelo desacelarar dos batimentos cardiacos, deves evitar estar muito tempo de pé,( no bus de certo que ias de pé e cheio de pessoas e com muito calor, certo? evita essa situação) andar sempre hidratado (agua), usar meias de compressão , tudo isto para o sangue circular melhor dentro das veias e assim chegar de forma suficiente ao cerebro e não desmaiares, mas consulta um arritmologista, especialidade dentro da cardiologia.

17 12 2012
guilherme

brigado ele me proibiu de jogar futebol essas coisas ate fevereiro ele vai fazer o holter dinovo se meus batimentos nao melhorar eu ja vo ter que por marca passo mais eu venho tendo uns sintomas como dor de cabeça tontura sensaçao de desmaio etc .. so depois de ter feito esses exames isso pode ser da minha cabeça tbm neh ? obrigado

17 12 2012
guilherme

agora eu acho que vou morrer as vezes tenho dor fortes no peito acho que vou morrer !!!

18 12 2012
Mário

Calma , morrer porquê? Que se passa? Dores no peito não quer dizer que você vai morrer, vamos ter calma e pensar positivo e não pensar que vai morrer.

19 12 2012
guilherme

isso pode ser sindrome do panico ou crise de ansiedade ! igual quando eu tinha um jogo de ftebol sabado dava quarta feira eu num parava de pensa eu sou muito ansioso etc.. pode ser crise de ansiedade ou sindrome do panico ?

20 12 2012
guilherme

sinto tontura todos os dias as vezes eu ponho a mao no coraçao e vejo que ta fraco ai começa me da sensaçao de desmaio mais eh so quando eu vejo meus batimentos quando eu nao me preocupo eu nao sinto muito esses sintomas mais isso começo agora !! eu nao tinha nada antes de fazer os exames

1 01 2013
Daniela

Olá, tenho 13 anos.
Senti o meu coração a bater muito depressa em situações normais do dia-a-dia, deito-me e continua muito acelerado…
Fui fazer um exame e o meu ritmo saiu a 120…
A médica disse que era demasiado elevado para quem não tinha feito esforço físico antes..
O que é?! Ajuda!!

2 01 2013
Priscila Cristiane

olá, tenho 31 anos, qdo em repouso chega a 43, entro em despero claro na hora acelera. tinha hipertiroidismo, hj diagnosticada com hipo..ah 1 semana atraz fui pro pronto socorro meus batimentos a 130, claro estava tomando hormonios a 1 semana, fiz um eletro normal (taquicardia Sinusial).a minha historia é muito complicada, venho sofrendo ja a 5 anos sem diagnostico, sempre acho q vou morrer do coração, ja fiz ecos, eletros, esteira! tudo normal.. ja tratei de Sindrome do Panico. oque esta me deixando nervosa é esse batimentos, eu vivo com medidor de pressão no braço, minha pressao é normal.

3 01 2013
guilherme

sinto tontura todos os dias as vezes eu ponho a mao no coraçao e vejo que ta fraco ai começa me da sensaçao de desmaio mais eh so quando eu vejo meus batimentos quando eu nao me preocupo eu nao sinto muito esses sintomas mais isso começo agora !! eu nao tinha nada antes de fazer os exames

29 01 2013
Jessy

Olá!
Eu tenho 24 anos e desde há 2 anos para cá que tenho sentido uma dor do lado direito do peito (mesmo por debaixo do seio). Normalmente acontecia-me isso apenas no verão mas desde dezembro de 2011 que tenho sentido com mais frequência. Houve uma vez que fui apenas apanhar um pano de limpar a loiça quando me deu essa dor e como tenho um aparelho para medir a tensão fui ver o que se passava comigo. Tinha 14/10 e 120 pulsações. Então desde aí, cada vez que sinto essa dor, vou ver a quanto é que está a minha pulsação, seja de manhã (onde já tive a 110 sem ainda ter feito nada, só saí da cama quando me deu a dor e fui ver a pulsação) ou durante o dia. Por vezes não me dá a dor mas sinto o batimento cardíaco acelerado e também vou ver. Será algo de grave?

16 02 2013
margarida

Olá Jessy.

Deve consultar um médico para realizar um electrocardiograma. Por acaso não tem andado mais nervosa ou ansiosa.

Enfª Margarida Martins

17 02 2013
Jessy

Olá Enfª Margarida Martins!

Desde já um muito obrigado por ter respondido. Por acaso nestes últimos 4 meses tenho tido problemas familiares mas como isto já aconteceu mais vezes antes de haverem estes problemas não associei a nada disso. Mas com um electrocardiograma pode acusar alguma coisa, quero dizer se não me dar essa dor durante a realização do electrocaridiograma acusa laguma coisa?

Obrigado

3 03 2013
raquel

Oi meu nome e raquel.gostaria de saber. As vezes quando estou dormindo. Meu coracao acelera. Mais depois passa. Eu ja passei no cardologista. Todo ano eu passo. Ja fiz todos examed nao deu nada.este dias fiz eletro expliquei para o medic o que stava sentind .ele fez eletro e nao deu arretimia. Ele disse qie e emocional. E anciedade. . Mais queria saber se o que estou sentimdo e normar e e teteperigoso de eu imfartar. Tenho medo de morrer. Nao saio de casa .tenho medo. E so eu sair fico toda gelada

27 03 2013
Jonathan

Tenho 21 anos, pratico musculação a 4 anos, e meu batimento é muito lento,com isso fico agoniado e os batimentos começam a subir rapidamente muito forte o que pode ser ?

5 04 2013
Carolina

Olá, me chamo Carolina. Tenho 28 anos, minha pressão é 10×6, eu sou muito nervosa e ansiosa, meus batimentos cardíacos são acelerados, mesmo estando em repouso. Fiz um eletrocardiograma onde constou que tenho arritmia supraventricular e extrasistole isolada, isso me incomoda muito. Também fiz ecocardiograma, mas graças a Deus está tudo normal. Ultimamente tenho estado nervosa, pois tenho medo que aconteça algo comigo, tenho medo de morrer, me desespero, isso faz com que meus batimentos acelerem ainda mais, será que a arritmia e extrassistole pode ser uma coisa passageira? Será que o ritmo cardíaco acelerado pode no meu caso estar ligado com a ansiedade?

Desde já agradeço pela atenção, um forte abraço.

28 04 2013
Filipe

Ola chamo me Filipe, pratico exercico fisico diariamente, indoorcycling o meu ritmo cardiaco anda entre os 35 e os 40 em repouso. Ja estou a ser seguido por um cardiologista que receitou medicaçao para o aumento de ritmo cardico. Fiz o exame de 24h e constatou te que os batimentos sao irregulares e o ritmo muito baixo as vezes abaixo dos 30. Estou preocupado. Poderá ser grave? Costumo tomar l’carnitina agrava o ritmo cardiaco?

2 05 2013
Mario

Pessoal para quem pratica exercício é normal ter o ritmo cardiaco mais mais baixo tanto em esforço como em descanso, como tal nós aqui não fazemos diagnósticos cardiacos , apenas tentamos ajudar no que podemos, tanto eu como a enfermeira Margarida estamos sempre a responder ás vossas questões , procurem cardiologistas, não vejo qualquer mal em nenhum destes 4 casos anteriores! O que tem mais a minha dúvida será o caso do Filipe que tem o ritmo cardiaco muito baixo mas poderá ser normal devido ao exercício todos dias. Procure um cardiologista por favor!

2 05 2013
Mario

Já agora Filipe a L carnitine é bem bom para o coração até! Procure na Internet que tem lá as informações que necessita. Não deixe de tomar porque mal não lhe faz.

23 05 2013
Diana

ola fiz desporto de competição até a 3 anos atras, agora à cerca de um ano cada vez que media a tensão na farmacia tinha, em repouso, os batimentos a 103 ou 106 fiz um eletrocardiograme e um ecocardiogramas e os valores são iguais em repouso deverei ficar preocupada?

30 05 2013
Fernando

Tenho 15 e meu coração está a mais ou menos de 52 a 64 bpm em repouso. A umas semanas atrás senti o meu coração acelerar quando coloquei a mão no peito ele pareceu para por meio segundo, a voltou a aceleração normal e foi acelerando, acelerando, acelerando, até que parou novamente (ele não para definitivamente é só meio segundo, tipo descansando pra voltar ao normal), fui na emergência e o médico desse que é tudo nervosismo, estresse e ansiedade (coisas que sou ao extremo) e me mandou pra o psicólogo, fiz um ECG e de fato deu normal. mesmo assim fiquei muito preocupado e quase entrei em depressão, para a preocupação da minha mãe. O meu coração perece que já esta se acostumando as vezes quando acelera ele normaliza aos poucos normalmente. outras vezes dá uns 3 batimentos mais normais ai da a paradinha pra o meu desespero. Me ajudem acho que já estou ficando meio deprê novamente

30 05 2013
Mário

Com 15 anos e os batimentos normais? Isso não é nada e é normal o coração dar essa parada , mesmo quando respiras fundo ele faz essa parada, fica descansado não tens nada de mal.. Faz desporto e corre e não penses nisso! Bebe muita água que é a melhor coisa que podes meter no teu corpo acredita em mim ;)

3 06 2013
heliane aparecida de campos garcia

Meu filho tem 21 anos e de uns tempos para cá, verificando a pulsação dele,
esta sempre em media de 53 a 57..em repouso;;ele não pratica esporte, e quando tenta jogar um futebol passa mal, ele deve procurar um cardiologista??

16 06 2013
Beatriz

Fiz Holter, 5 electrocardiogramas, 1 ecocardiograma e 1 prova de esforço. No Hotel acusou um Bloqueio de Nivel I e de Mobitz II durante o sono. Tenho electros e o eco normal. Fui ao cardiologista e ele disse para fazer entao a prova de esforço para tirar as duvidas em relaçao ao bloqueio. Não acusou nada, apenas poucas extrassistoles benignas e o resultado foi baixa capacidade de esforço. Tenho uma depressao e sindrome do panico, sou bastante ansiosa e preocupo-me imenso com a saude do meu coração. Andei uns tempos mesmo bem apos ter recebido os resultados pois nao tinha nada de grave no coraçao. No entanto ultimamente começei a sentir fraqueza, tonturas, sensaçao de que estou na lua, sei que faz parte da depressao mas assusta-me imenso e relaciono sempre a alguma coisa no coração. Gostava de saber o que é Baixa Capacidade de Esforço. Se pode ser considerado grave ou apenas normal para uma pessoa que não pratica desporto. Meço 1.72 e peso 53kg. Tenho 18 anos. Tenho um aparelho em casa para medir as tensoes e sempre que meço em casa e sempre que me acusa arritmia eu começo a ficar em panico e com medo pois há alguns episodios em que meço de forma seguida e dá sempre sinal de arritmia no aparelho. Fico com medo de ter desenvolvido algo no coraçao. Fiz os exames em Maio/Fins de Fevereiro. É possível ter desenvolvido algo no coração num curto espaço de tempo? Obrigado. Gostava imenso que me tirassem estas duvidas.

6 09 2013
Marcia coutinho

Ola desde a segunda feira passada tenho tido uma dor de cabeça que dia apos dia vem se alterando no meu corpo um cansaço e nos braço umas tonturas ja estou a tomar antibiotico pelas dores de cabeça. mas este mao estar que venho a sentir me levou a ir varias vezes á farmácia controlar a minha tenção. que tem tado baixinha com valores maxima 93mhg -minima 56mhg- ritmo cardiaco 53_______hontem os valores maxima 91 minima 61 ritmo cardiaco 59 tenho trinta anos

7 09 2013
Mário

Beatriz antes de mais não tens nada no coração, eu a dormir os meus batimentos também são de 35bpm, sempre fiz desporto e tambem tenho ansiedade , ao medires a tensao muitas vezes ficas ansiosa com o resultado e se pensares muito nisso o teu coraçao vai bater cada vez mais e se tiveres ansiosa muito mais vai bater acredita. O coraçao nao tem um ritmo normal ele tanto aumenta como diminui de uma forma fisiologica e depende do que fazes, controla a tua ansiedade e os teus medos. Márcia tens a tensao muito baixa nao digo que seja mau mas acho que devias ir ao médico, caso seja uma coisa normal , devias meter sal debaixo da lingua quando tens tonturas e tensao baixa. O sal aumenta a tensao e secalhar vais-te sentir melhor agora nao passem é o dia inteiro com máquinas no pulso e no braço a ver o que tem ou não , se nao nem vida têm, depressao também é uma coisa que nao ajuda muito e ocorre muito e cada vez mais nas pessoas mas voces sao aquilo que querem se tu acreditares em ti e tiveres fé a depressao nao evului, depressao nao é uma doença, prefiro ter depressao e ansiedade é uma sensaçao horriver mas é melhor que ter cancro ou uma doença má e saiba que vou morrer ou tar numa cadeira de rodas ou no hospital, vivam a vida enquanto têm vida porque nada disto é uma doença é tudo psicologico.

14 09 2013
talis

Tenho 32 anos e meu batimento cardíaco é 84 por minuto é normal?

5 10 2013
RAISA KELLEM

que eu contei o meu coração bate 91 batimentos por minutos tem horas que eu sinto uma dor muito forte no coração e eu tenho que prender a respiração por que se eu respirar dá um estado e dói e eu tenho que ficar se respirar até parar de doer e eu queria saber se isto é perigoso ou não se eu tenho que fazer algum exame?

5 10 2013
RAISA KELLEM

que eu contei o meu coração bate 91 batimentos por minutos tem horas que eu sinto uma dor muito forte no coração e eu tenho que prender a respiração por que se eu respirar dá um estalo e dói e eu tenho que ficar se respirar até parar de doer e eu queria saber se isto é perigoso ou não se eu tenho que fazer algum exame?

24 10 2013
adelmiro

tenho 24 anos, colesterol ruim 102 e bom 35
Fiz um holter e um teste ergometrico no ergometrico apareceu tudo normal, mais já no holter 24 horas apareceu um taquicardia mais por Stress e dois bloqueios atrioventricular de segundo grau enquanto dormia, nos dois casos eu acordei o primeiro por susto de barulho muito alto e o segundo por me acordarem, no primeiro caso chego a 46 batimentos já no segundo 74 batimentos, isto pode ser causado por acordar contudo pelo susto ou por outro motivo o que pode causar estes bloqueios?

8 12 2013
edson

Ola tenho 27 anos e pratico esportes e faço academia.
Fiz um eletrocardiograma pra ver como esta meu coração, pois vou passar por uma inspeção de saude pra um concurso da policia militar. Abaixo os dados do Laudo do exame:
FC 51bpm
Ritmo sinusal regular
Sem alterações isquenicas ou sobrecarga de câmaras (normal).

Isso ta normal?

14 12 2013
Renata

Tenho meus batimentos acelerados com frequencia durante a madrugada, sempre acordo porque me incomoda, normalmente não passa de 120, às vezes sinto mais forte, me levanto ando um pouco e tomo água, algumas vezes tenho episódio de diarréia, depois sinto uma tremedeira e passa. Isso acontece há muitos anos, já tive crises de pânico. Tive algumas vezes um mal estar súbito durante o dia, muito rápido, mas a sensação era de que ia sumir, logo que passava ficava meio estranha, depois normalizava. Faz uns quinze dias comecei a sentir esse mau súbito de maneira bem suave e com ele percebi que meus batimentos falham, e imediatamente tenho tosse.no começo era a sensação agora fico um pouco sem equilibrio se estou e pé. Fui ao cardiologista ele detectou uma falha pediu um eletro, e vou fazer o Hoter e Ergometrica.Gostaria de saber se o Eco seria aconselhavel, já que na família de meu pai, assim como ele existe problemas de defeito na válvula mitral.

7 01 2014
Bruno

Olá. Há algum tempo atrás, enquanto praticava algum esporte (no caso basquete) no meio do jogo, enquanto meu coração estava acelerado devido ao esforço, sentia meu coração bater estranho, não sei descrever como, mas parecia bater fora do ritmo. Em repouso, sempre que respiro fundo, parece q ele “para” de bater e depois volta, mas só nesse momento em que eu respiro fundo. Fui ao cardiologista algumas vezes, fiz ECG e ecocardiograma e não deu alterações. Outro problema que tenho às vezes é acordar de madrugada com o coração muito acelerado, provavelmente a 150bpm. Quem puder me ajudar, agradeço. Obrigado.

7 01 2014
Mario

Se respiras fundo e ele pára e recomeça de novo ao mesmo ritmo tens uma arritmia sinusal que é normal em certas idades , isso e normal na maioria das pessoas, quanto ao acordares acelerado isso já depende dos teus niveis de ansiedade ou pesadelos que tenhas e não te lembras.

8 01 2014
Bruno

Certo, e essa arritmia sinusal pode ser perigosa ou se agravar, ou é benigno e nem precisa de tratamento? Algo que eu também esqueci de comentar é que eu consigo sentir meu coração batendo no peito, ele , aparentemente, bate muito forte, isso é algum problema? porque nos exames não acusou nada. Mais uma vez obrigado pela atenção.

8 01 2014
Mario

Pelo que sei é benigno e não precisa tratamento, normalmente é a respiração que faz isso ao coração, quanto ao sentires o coraçao forte é porque ele bate se não sentisses era pior

8 01 2014
Bruno

Entendi , obrigado pelas explicações. é que me disseram que “quando sentimos um órgão interno, é porque tem algo errado” li em alguns lugares também. O Que me acomete muito é falta de ar, penso eu ser fatores psicologicos na verdade

9 01 2014
Bruno

Outra duvida é sobre quando estava praticando esportes, como basquete e futebol, e senti meu coração sair do ritmo, na verdade nem sei se saiu do ritmo, só sei que bateu “estranho” “diferente” enfim.. Isso pode caracterizar qual arritmia?

11 01 2014
Marcelo Antunes da Luz

parei de fumar há 6 dias, e minha pressão caiu de 13/8 para 11/7 e batimentos de 60, 70, para 50 em repouso, além de tonturas e fraqueza, isso é normal ? faz parte do processo de desintoxicação ?

17 01 2014
flavio

ola tenhu 32 anos trabalho em pre escola sempre fiz caminhada estou acima do peso mas nos ultimos dois meses começei com uma dieta cortei frituras e refrigerantes e ja estou vendo resultados satisfatorios, minha frequencia cardiaca sempre foi entre 70 e 90 parei de fazer exercicios a um mes e agora estou voltando aos poucos porem sinto minha frequencia mesmo 2h depois dos exercicios uma caminhada de 45 minutos em torno de 99 a 104 bt/m sou hipertenso e ancioso porem minha pressao depois deste aumento dos batimentos melhoraram minha pa era de 14:9 agora gira entorno de 12:7 a 13:8 esta frequencia cardiaca volta a baixar com o passar do tempo e o reacostume dos exercicios?

23 04 2014
maria

Ola..
Estou muito confusa.. Pois sinto dores no peito ha mais de um mes.. Procurei um medico que me pediu hemograma.. Nele veio colesterol 259 e algumas leves alteracoes no volume medio de globulos vermelhos.. Foi me pedido um eletrocardiograma mas ja estava a monitorar meus batimentos cardiacos que estavam geralmente entre os 52 a 60..bpm.. Mas o que esta a me preocupar eh o incomodo no peito e o cansaco extremo com olheira profundas.. A medica disse que tenho dores musculares.. E que nao tenho mais nada de errado.. Sempre fui muito ativa.. E agora estou mesmo me sentindo inutil… Sera que eh falta de exercico fisico.. O batimento abaixo da media?

24 05 2014
Laryssa

@ Boa tarde!
Eu fui fazer o exame ergométrico,mas antes de começar a correr estava com o batimento cardíaco de 138 bpm, mas estava muito ansiosa,nervosa…Com joelho tremendo e tudo.
Mas ao invés da enfermeira me acalmar ela ficou agoniada, só falando que estava muito alto meu batimento e me deixou mais nervosa ainda e ele subiu mais um pouco.pouco. So que minha pressão arterial estava de 12/8.
Sera que foi a ansiedade?
Quando cheguei em casa verifiquei o pulso varias vezes e tava dando 88 bpm.
pode ser algum problema no coracao?
Durante o exame quando ela ficava um pouco calada o batimento ia para 90, mas quando ela falava ele subia.
É um problema cardiaco?

29 08 2014
Douglas Gomes

Olá tenho 18 anos, já fui para em vários hospitais achando que ia morrer e todos os médicos me diziam que era ansiedade. até ai tudo bem, consegui encarar normalmente . Só que agora botei na minha cabeça que tenho algum problema cardíaco, fui ao cardiologista falei que de uns tempos pra cá meu coração acelera muito, sinto medo de andar até pois aumenta bastante, cheguei a medir minha fc e deu 150 bpm eu andando . falei também que sentia uma pausa nos batimentos, ele falou que era arritimia mas era normal, disse também que tudo isso é causado pela ansiedade, ele me passou um remédio chamado concor que ajuda na fc do coração e realmente ajudou bastnte, só que eu parei de tomar e meus batimentos em repouso voltaram ao que era antes, chegam a 102,108 bpm . sou bastante ansioso . O que me dizem ? pra mim o coração só acelera na hora da crise da ansiedade correto ? Ou não ?
Abraço .

30 08 2014
Cristiane

ola doutor venho notando a umas 3 semanas meus batimentos cardíacos quando estou deitada em 48′ 50′ sempre assim . Fico com muito medo de morrer dormindo nao consigo nem deitar em paz mais. Olho para meu filho de apenas 3 meses e choro muito com medo de não velo crescer. Estou meio depressiva e muito anciosa. Fiz um Holter que diz o seguinte:
Ritmo de base: sinusal fc media 71 bpm fc min 42 bpm e max de 160 bpm(neste momento corri para testar) presença de extrassistoles supraventricular isoladas,pareadas e em salva de ate 3 batimentos. Parecença de raras extrassistoles ventriculares isoladas Ausência de taquiarritmias sustentadas ou pausas significativas.
Condução atrioventricular e intraventricular normal. Intervalo Qtc normal. (400ms)
Repolarização ventricular sem alterações significativas.
Variabilidade da freqüência cardíaca jornal (SDNN = 213 MS)
Me ajude o que significa?????
Estou com muito medo posso ficar dormindo ou deitada em paz???
Me ajudeeee obg

13 09 2014
Ernesto

Olá Dr. tenho 54 anos, gostaria de saber no no meu caso, os batimentos da um falhada ou repique quanto da volta dos 90 ou mais batimentos(+ou-) voltando para o normal e a pressão 13 x 9 não sinto nada e não tomo medicamentos, faço caminhadas e pequenas corridas 3 a 4 vezes por semana

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s




Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 127 outros seguidores

%d bloggers like this: