1º Encontro – Bate, Bate Coração

29 03 2009

 

Na passada Sexta-feira, dia 27 de Março decorreu o 1° encontro da campanha Bate, Bate Coração promovido pelo Instituto Português do Ritmo Cardíaco (IPRC), a Associação Portuguesa de Arritmologia, Pacing e Electrofisiologia (APAPE) e a Associação Portuguesa de Portadores de Pacemakers e CDI´s (APPPC).

 

O encontro teve lugar na fabulosa Quinta das Lágrimas em Coimbra, e contou com a participação de quase meia centena de portadores de Pacemackers, CDI’s e familiares.

 

Depois de uma sessão de fotos, seguiu-se um passeio pela Quinta. A abertura do evento foi feita pelo presidente da APPPC, António Gomes, onde apresentou os objectivos do encontro e da Associação por si presidida.

 

De seguida, o Enf. Luis Barata do Hosp. Amadora-Sintra falou-nos dos mitos de uma vida saudável, enquanto portadores de pacemaker’s e CDI’s. Evidenciou ainda a forma como no Hosp. Amadora-Sintra se faz o acompanhamento pré e pós-operatório dos pacientes portadores destes dispositivos. Saliente-se que, por vezes a recuperação psicológica é mais demorada que a física, o que cria dificuldades ao modo de vida, completamente desnecessárias, se houvesse um acompanhamento mais próximo.

 

O encontro prosseguiu com a apresentação do Dr Carlos Morais, Cardiologista do Hosp. Amadora-Sintra, onde referenciou entre muitos aspectos, a necessidade de dar maior atenção a este músculo chamado coração. Referiu ainda que a principal causa de morte em Portugal são as doenças cardiovasculares, e consequentemente o seu desconhecimento. Evidenciou que é necessário dar importância a sintomas que por vezes temos e não lhes damos a devida atenção, como uma pequena dor no peito, arritmia, palpitação, desmaio, etc.

 

Concluiu com a apresentação dos próximos eventos e encontros, dos quais realço o encontro/marcha a ter lugar no Parque das Nações no dia 6 de Junho.

 

Terminou-se o encontro com um pequeno lanche, e onde foi possível comer uns deliciosos biscoitos em forma de coração e Pacemaker feitos gentilmente pela sogra do Dr Carlos Morais.

 

No final foi-me possível trocar algumas impressões com os oradores Enfº Luís Barata e Dr Carlos Morais, aos quais me disponibilizei para ajudar a divulgar a campanha Bate, Bate Coração.

 

Tive ainda oportunidade de falar com o Eng. Carlos Alves, autor do blog Amigos do Coração, a simpática Andreia Garcia, Assessora de comunicação da Hill & Knowlton, e com o Sr António Gomes, com o qual partilhei algumas ideias sobre a associaçao. 

Dr Carlos Morais

Dr Carlos Morais

Advertisements

Acções

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: