1º Encontro Nacional de Portadores de CDI´s

2 05 2009

heart_1600x1200dddc

No âmbito da campanha  “Bate, bate coração” decorreu na típica aldeia de Alte, em Loulé, o 1º Encontro Nacional de Portadores de Cardioversores-Desfibrilhadores Implantáveis (CDI´s).

A iniciativa teve como principal finalidade promover a troca de experiências, sentimentos e preocupações entre pessoas que são portadores destes dispositivos.

Os participantes, oriundos da grande Lisboa e Algarve, foramdsc_5854a unânimes ao dizer que este 1º encontro foi um grande sucesso. Tiveram aqui a oportunidade de falar pela 1ª vez de certos assuntos que lhes eram tabu, uma vez que haviam no encontro pessoas que compreendiam o que diziam por já terem passado pela mesma situação.

Embora com um reduzido número de participantes, o que se percebe pelo curto período de divulgação e pelo pequeno número de pessoas com CDI’s em Portugal, o encontro ocupou toda a tarde, tendo terminado já com o pôr de Sol a decorrer. Durante o encontro, houve ainda oportunidade de saborear alguns pratos bem deliciosos, leitão no espeto, caracóis, bolos caseiros, tudo isto no maravilhoso parque de merendas da Fonte Pequena, bem junto à Ribeira de Alte, repleta de peixes e de patos. 

Foram muitos os temas abordados. Substituição do CDI, morte súbita, dsc_5856barritmias cardíacas, palpitações, desmaios, fadiga, esforço físico, stress, tonturas, ansiedade, entre outros. Dentro de todos, o tema mais discutido e que levantou alguma preocupação foi sem dúvida os cuidados hospitalares. Talvez por falta de profissionais de saúde nos hospitais, o certo é que as pessoas portadoras de CDI, antes e depois da intervenção cirúrgica, sentem necessidade de algum apoio, e muitas das vezes, só na hora é que são dadas informações acerca dos procedimentos. Também a forma como são transmitidos certos dados clínicos merece algum cuidado pela parte destes profissionais.

No âmbito desta temática foram igualmente discutidas diversas técnicas utilizadas para ajudar a ultrapassar e controlar parte do problema. Para Francisco, a maior preocupação é saber controlar a ansiedade. Ioga, meditação, são algumas das técnicas utilizadas por Rita Frazão.

Esteve presente também uma aluna do curso de enfermagem, uma das autoras do artigo publicado no Boletim Informativo nº8 da APPPC, que nos esclareceu sobre alguns aspectos relacionados com o tema abordado.

A satisfação foi a impressão final, e os resultados não poderiam ter sido melhores. Foi para todos nós uma tarde muito positiva. A partilha de experiências foi de facto muito importante. Saímos todos com grandes sorrisos e com a vontade de fazer mais encontros deste tipo.

O encontro terminou com um passeio pelas ruas da aldeia, onde se observou as características da aldeia serrana, típica do interior algarvio e bem longe da confusão do litoral.

Advertisements

Acções

Information

10 responses

9 05 2011
Verónica Martins

Sou portadora de cdi, e gostaria de saber de futuros encontros para troca de experiências. Visto que ultimamente fiz a primeira substituição. E gostaria de trocar idéias.

9 05 2011
Margarida

Olá Verónica.

No próximo dia 13 de Maio, sexta-feira, no auditório do Hospital de Faro realiza-se o 1º encontro regional para portadores de CDI´s. O encontro terá início a partir das 17h, e no seu programa tem prevista a intervenção de vários oradores.

Enf. Margarida Martins

10 05 2011
Verónica

Bom dia!!
Fico muito feliz pelo convite. Mas começo a ver que para mim logística será o grande problema. E u vivo em Vila Nova de Gaia. Evidentemente, que poderei ir à alguns encontros, mas não com tanta frequência como desejaria. Não fazem encontros aqui no Porto ?
Obrigada,
Verónica Martins

18 05 2011
Thierry Martins

Olá Verónica,

Este tipo de encontros têm sido dinamizados pelos próprios portadores de CDI’s. Penso que seria uma óptima ideia realizar-se aí um encontro regional à semelhança daquele que fizemos aqui em Faro. Pense nisso que dar-lhe-ei todo o apoio e ajuda necessária. A ideia deste nosso encontro é ser o primeiro de muitos a realizar noutros locais. Para isso, basta haver um paciente interessado, que rapidamente se trata de tudo o resto.

3 04 2012
Rita de Cássia G. Fernandes

Olá sou de são paulo.Capital.Brasil,gostaria de saber se aqui tem este tipo de encontro.Obrigado…….

3 06 2012
Ramiro Leao

Implantaram-me em Março pp um cdi no HSjoão no Porto. Tenho interesse em participar em futuros convívios de portadores de aparelhos CDI para troca de experiencias, de preferencia no norte.

5 06 2012
Verónica

Olá, sou do Porto e também sou portadora de um CDI. É pena não fazerem encontros na zona Norte. Pessoalmente não conheço ninguém para trocar experiências. Diga-se de passagem, não ser muito confortante. Até… Verónica

11 06 2012
Catarina

Ola, o meu marido vai colocar um CDI. Gostaria de saber como será a cirurgia e o tempo de recuperação. Estive a ler e vi que depois terá de ser novamente substituido, passado quanto tempo? Obrigada

12 06 2012
guadalupe

ola Catarina , tenho 41 anos e sou portadora de CDI desde março.
Vão com calma e confiantes que tudo vai correr bem, a cirurgia no meu caso foi com anestesia local, tive sempre consciente.
Quanto á recuperação, depende de cada pessoa, no meu caso tive algumas dores e falta de força no braço esquerdo, mas um mes depois ja estava tudo normal, contudo deve evitar esforços no braço esquerdo.
A subsituição do aparelho julgo ser ate 10 anos depois de implantado, mas o medico lhe ira dando essas informações.

Tudo a correr bem e qualquer coisa tamos aqui pra trocar experiencias e ajudar com algumas duvidas.
abraço
guadalupe

20 06 2012
Catarina

Olá guadalupe, espero que esteja tudo bem contigo.
Já conduzes?
O problema do meu marido neste momento prende-se com a condução é o que adora fazer e pelos vistos o CDI é imcompativel com ter carta de pesados e ele anda com um medo terrivel de não lhe renovarem a carta de pesados.
Abraço
Catarina

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: