Aparelho evita morte nos centros

29 10 2010

Um total de 67 desfibrilhadores automáticos externos (DAE) – aparelhos de ressuscitação para usar em caso de paragem cardiorrespiratória – encontram-se em locais públicos e aptos a serem usados numa situação de emergência por pessoas que não são médicas mas que têm formação para o efeito.

Estão localizados de norte a sul em centros comerciais, feiras e exposições, empresas e instituições. Oito centros comerciais do grupo Sonae Sierra, entre os quais o Colombo, em Lisboa, passaram a dispor de desfibrilhadores.

Isabel Santos, responsável pelo Programa DAE da Sonae Sierra e cardiologista da empresa Intelligent Life Solutions, empresa que fornece os aparelhos e dá a formação aos utilizadores, afirma que a “escolha dos locais de instalação dos DAE teve como critério a melhor acessibilidade em caso de emergência”. Estão colocados na parede, protegidos da curiosidade do público por uma caixa.

Quanto ao número de aparelhos, Isabel Santos afirma que, para cada empresa, “foi tida em consideração a dimensão”. Por exemplo, o Colombo tem três aparelhos.

O tempo de actuação é vital para salvar a vida de uma pessoa em paragem cardíaca. Isabel Santos diz que nos primeiros dois ou três minutos a vítima tem 70 a 80 por cento de hipóteses de ser salva, mas essa percentagem cai a pique conforme os minutos vão passando.

Aurélio Carvalho, director de segurança, lembra que “são raros os casos de pessoas que sofrem uma paragem cardíaca” num centro comercial. Porém, lembrou o caso, em Agosto, de um homem de 75 anos que morreu junto ao Colombo. Não havia desfibrilhadores. Hoje, o Colombo tem em permanência um vigilante com formação para usar o DAE. Não foi revelado o investimento.

Fonte: Correio da Manhã

Advertisements

Acções

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: