Jogador de 15 anos morre a treinar

21 11 2010

A noticia abaixo, vem reforçar a sugestão do Dr Pedro Adragão, que deveria haver um D.A.E. (Desfibrilhador Automático Externo) onde existe um extintor. Em algumas grandes cidades, como Londres, até existem mapas com a indicação da localização do DAE mais próximo, assim nos relatou o nosso amigo Francisco Pico.

Já que é quase impossivel fazer um rastreio cardiológico nacional, os nossos governantes deveriam legislar para que fosse obrigatória a presença destes equipamentos em escritórios ou instalações públicas de lazer. Alguns shoppings já estão equipados com DAE, mas deveria ser obrigatório todas as escolas, shoppings, aeroportos, escritórios, ginásios e Clubes desportivos, clínicas e outros espaços públicos terem estes equipamentos, já que a probabilidade de se salvar uma vida era maior. Uma pessoa que sofra de paragem cardiaca, tem pouco mais de 5 minutos de tempo útil para ser socorrida. Entre o telefonema para o INEM e a viatura de emergência fazer-se à estrada, certamente que estes 5 minutos serão facilmente ultrapassados.

Noticia:

“Um jovem de 15 anos morreu, na noite de sexta-feira, quando jogava futebol. Pedro Miguel Martins Pereira era jogador da equipa de juvenis do Grupo Desportivo Leões da Citânia, clube de Paços de Ferreira, e estava a treinar há cerca de 45 minutos quando caiu inanimado no campo pelado. A família refere que o atleta já se tinha sentido mal numa ocasião, mas os exames médicos, inclusive uns efectuados no início da época, não diagnosticaram qualquer problema de saúde.

Jogador realizou exames médicos no início da época

Pedro Pereira começou a jogar futebol há cinco anos, no clube da terra, Sanfins de Ferreira. Ainda parou por um ano, mas voltou a praticar desporto e, desde então, envergava a camisola 16 dos Leões da Citânia.

Médio abnegado, Pedro não faltava a um treino e, na sexta-feira, entrou em campo com os restantes companheiros pelas 19h30. Cerca de 45 minutos depois desmaiou quando o jogo já se estava a desenrolar noutra parte do campo. “Foi o roupeiro do clube que o viu no chão e deu o alerta”, conta o presidente dos Leões da Citânia, Joaquim Santos.

Logo a seguir foi chamado o massagista, que ainda conseguiu reverter a paragem cárdio-respiratória do jovem por uma  vez antes de o transportar para o posto médico do complexo desportivo. Aí, continuaram as tentativas de reanimação até à chegada dos Bombeiros de Freamunde e da equipa do INEM, mas Pedro Pereira foi dado como morto perto das 22h00.

A essa hora, a notícia foi dada à mãe que, entretanto, tinha chegado ao local para levar o filho para casa.

“Numa vez ele chegou a sentir-se mal. Mas fez todos os exames e a médica autorizou-o a jogar futebol”, revelou ao VERDADEIRO OLHAR o tio Luís Pereira.

Exames médicos que, garante Joaquim Santos, também foram realizados por Pedro no início da época. “Os exames foram feitos por uma empresa especializada que se deslocou ao campo numa unidade móvel. Esses exames são obrigatórios e pagos pela Câmara Municipal”, refere o presidente do clube.

“Metade de mim morreu”

Também o massagista da agremiação desportiva confirma a realização dos exames. “E foram bem feitos. Até houve dois atletas que os repetiram, porque havia algumas dúvidas quanto aos resultados”, realça José Taipa.

O homem que trata das lesões de todos os jogadores dos Leões da Citânia foi quem primeiro socorreu Pedro Pereira. “Estava no posto médico quando me chamaram e só me apercebi da gravidade do caso quando o vi”, recorda.

O massagista refere que ainda conseguiu reverter a paragem cárdio-respiratória por duas vezes. Uma no campo. Outra já no posto médico para onde o jogador foi levado. “Fiz tudo o que podia. Quando os bombeiros chegaram eu já não tinha mais forças, mas não havia nada a fazer”, afirma.

“Metade de mim morreu”, assegura José Taipa que viu Pedro crescer à porta de casa.”

Noticia publicada em: www.verdadeiroolhar.pt
Advertisements

Acções

Information

One response

15 09 2011
Carla

conhecia o rapaz, era da minha turma, foi uma grande perda.. Ele ficará para sempre no meu coração… Adoro-te Pedro

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: