Ataque cardíaco

26 01 2011

Um ataque cardíaco ocorre quando uma das artérias coronárias entope subitamente, bloqueando o acesso de sangue e oxigénio a uma zona do músculo cardíaco.

O entupimento deve-se na sua esmagadora maioria à aterosclerose, uma doença em que se acumulam depósitos de colesterol na parede das artérias, que levam à diminuição do seu calibre.

A causa final do bloqueio da artéria deve-se à formação de um coágulo de sangue que se forma na zona da placa de aterosclerose, acabando por obstruir completamente a artéria coronária.

Se o fornecimento de sangue for interrompido completa e prolongadamente, as células do músculo cardíaco da zona afectada sofrem gravemente e acabam por morrer, provocando a dor própria do ataque cardíaco. O termo médico para descrever esta ocorrência é a de enfarte do miocárdio.

Todos os anos morrem cerca de 10.000 portugueses devido a ataques cardíacos, enquanto outros vinte mil sobrevivem a este evento extremamente perigoso. Até à meia-idade morrem mais homens que mulheres, mas a partir da menopausa o risco aumenta muito na mulher, o que está relacionado com a descida dos estrogéneos, a hormona feminina, que tem uma acção protectora na mulher.

Embora a esmagadora maioria dos ataques cardíacos se deva à aterosclerose, alguns enfartes, embora extremamente raros, são devido a doenças, como a anomalias congénitas das artérias coronárias, a perturbações da coagulação, etc. Nos últimos anos tem-se observado alguns casos devidos ao uso da cocaína, devido a um mecanismo de espasmo (contracção) prolongado das coronárias.

Fonte: http://saude.sapo.pt

Anúncios

Acções

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: