Programa Nacional de Prevenção da Morte Súbita

13 02 2011

Há mais de 10 anos que a Fundação Portuguesa de Cardiologia através do seu Clube Rei Coração celebra o “Dia Europeu do Doente Coronário” a 14 de Fevereiro (dia de S. Valentim) por coincidência também o “Dia dos Namorados”.

Temos por norma, em cada ano e neste dia, abordar um tema especial junto do grande público, que o alerte para a necessidade urgente da prevenção das patologias cardiovasculares, neste caso a Paragem Cardíaca Súbita.

O que motivou este ano a escolha do tema “Programa Nacional de Prevenção da Morte Súbita”?

Em primeiro lugar a sua prevalência. Em Portugal não temos dados que nos permitam saber quantos cidadãos morrem deste modo. Mas podemos tomar por base o que se passa nos Estados Unidos da América, em que constitui a primeira causa de morte que conta, por ano, mais de 450.000 óbitos.

Para termos noção da importância deste valor, basta referir que este número é superior ao somatório das mortes por Acidente Vascular Cerebral (167.366), Cancro do Pulmão (157.400), Cancro da Mama (40.600), e Sida (42.156). O título de “Assassino n.º 1” da América é também aplicável aos países da União Europeia que fazem o seu registo.

Em segundo lugar, o facto de na Paragem Cardíaca Súbita, geralmente existir uma arritmia que está na base da morte súbita e que esta pode ser reversível se estivermos preparados para a enfrentar.

Trata-se portanto de uma situação clínica muito mais importante e frequente do que se possa pensar que não pode ser só falada e de forma superficial, quando atinge uma personalidade conhecida, em particular do meio desportivo.

Testemunho da Catarina a salvar  a vida do Paulo

«Vi a pessoa caír na rua, à minha frente. Pensei no meu pai que tinha falecido pouco tempo antes. Eu não podia continuar o meu caminho como se nada tivesse visto. Recordei-me dos gestos que aprendi numa Jornada de preparação em Primeiros Socorros. Tudo aconteceu muito depressa. Enquanto eu fazia a massagem cardíaca, outra pessoa pediu socorro (112) pelo telemóvel.»

Video – programa da SIC

Fonte:Fundação Portuguesa de Cardiologia

Anúncios

Acções

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: