Hospital de Faro ensina Curso de Suporte Básico de Vida Pediátrico

20 02 2011

Ir a Faro às 9 da manhã, passar 8 horas numa sala num dia radioso de sol como há alguns dias já não se via, e a um sábado, só se for realmente muito importante…

“Imaginemos que estamos de férias, numa bela praia de Albufeira. Estamos em Julho na força do calor, há pessoas por todo o lado, umas a trabalhar para o bronze, outras aproveitam para ler o jornal e outras simplesmente estão a aproveitar para descansar dos longos meses de trabalho anteriores, e quase que entram num estado de hibernação sempre que se deitam na areia.

Uma criança, de apenas 2 anos, aproveita a distracção ou descanso prolongado dos papás e resolve ir pelo próprio pé até à água, onde já estavam outras crianças.

De repente começa-se a ouvir e a ver uma grande agitação junto à orla da praia, muitos gritos e muita aflição. A curiosidade desperta e vamos ver o que se está a passar. O choque era geral. Uma criança tinha sido arrastada por uma onda mais forte e estava inconsciente. O que fazer…. Chamar o 112, policia, bombeiros, … todos os segundos contam, mas em contagem decrescente…. Os pais chegaram no mesmo instante e ficaram em choque.

Rapidamente se aproximou da criança, verificou se a zona em redor estava em segurança e pediu para as pessoas se afastarem. Debruçou-se sobre a criança e fez uma breve avaliação do estado de consciência da criança, procurando algo que estivesse a obstruir a via aérea e começou a analisar sinais que demonstrassem que a criança estaria a respirar. Não estava….

De seguida optou por fazer 5 insuflações, tendo o cuidado de manter a permeabilidade das vias respiratórias. Procurou mais uma vez sinais de recuperação da respiração. Nada…

Como não respirava, iniciou compressões torácicas, fazendo 1 minuto de SBV (suporte básico de vida), que significa realizar 3 ciclos de 30:2, sendo que a cada 30 compressões torácicas, executam-se 2 insuflações.

Pediu para ligarem para o 112, mas como já o tinham feito continuou o algoritmo do SBV até a ajuda diferenciada chegar…

Passados poucos minutos chegara o INEM. Rapidamente o substituíram e pouco tempo depois a criança recuperara a consciência. Foi euforia total….”

Esta história, que não é mais que um relato daquilo que vemos frequentemente como tema de capa de jornal, seja em piscina, tanque, praia ou até mesmo em casa, procura mostrar a diferença que podemos ser capazes de fazer na sociedade ou até mesmo em casa, se estivermos minimamente preparados.

Realmente, aquele sábado foi decisivo para o desfecho desta história. O simples facto de ter decidido trocar um dia maravilhoso de descanso semanal pela participação num Curso de Suporte Básico de Vida Pediátrico, pode trazer a diferença, pelo menos até chegar a ajuda.

Foi ontem, dia 19 de Fevereiro, que um grupo de 5 enfermeiros do Hospital de Faro, em parceria com a Ordem dos Enfermeiros promoveu mais um Curso de Suporte Básico de Vida Pediátrico.

No Centro de Formação do Hospital de Faro estiveram presentes cerca de 20 formandos, entre pais, professores e outros profissionais que pela sua actividade trabalham com ou perto de crianças, que através de vários manequins, puderam pôr em prática as noções básicas de suporte básico de vida aprendidas durante o dia de formação.

Ensinar as principais manobras de reanimação, bem como os procedimentos e atitudes a adoptar em situação de afogamento foram os principais objectivos deste curso.

Estão previstos novos cursos durante o ano, podendo as inscrições serem efectuadas através do email: ausenda.duarte@ordemenfermeiros.pt .

A toda a equipa os meus agradecimentos por nos terem habilitado a dar mais 1 minuto de esperança a todos os que possam a vir passar por uma paragem cardio-respiratória.

Clique aqui para ver a reportagem que passou na RTP – video

Manual do curso Suporte Basico de Vida Pediatrico 2011

Link: Centro Português Ressuscitação

Advertisements

Acções

Information

One response

20 02 2011
Tânia Teixeira

Vamos então aguardar o próximo curso…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: