Perguntas e Respostas – CDI (cardioversor-desfibrilhador implantável )

6 03 2011

Eis as respostas para algumas das questões que possam surgir a quem é portador de CDI.

O que devo esperar durante a cirurgia de implante do CDI?

Normalmente, o procedimento para implante de um dispositivo de coração é feito sob anestesia local.  Receberá medicação para torná-lo sonolento e confortável. Não requer cirurgia de coração aberto, e a maioria das pessoas pode ir para casa logo no dia seguinte. O médico irá fornecer informações mais detalhadas, mas a maioria das pessoas pode retomar gradualmente as suas atividades habituais logo após o procedimento.

O que acontece quando eu receber um choque?

Experimentar um choque de um CDI pode ser uma preocupação para muitas pessoas, especialmente por se pensar que nos irá apanhar de surpresa. Mas geralmente, após o choque a pessoa sente-se bem, embora os primeiros nos deixe um pouco desorientados.
É importante conversar com seu médico para saber exatamente o que fazer. O médico pode querer que o contacte depois de ter um choque, mas normalmente não é necessário, a não ser que esteja a passar por uma tempestade de choques.

Será que o choque do CDI afecta a minha aparência?

Às vezes as pessoas perguntam se haverá uma protuberância visível onde o dispositivo foi implantado. Em geral, você pode notar um ligeiro solavanco sob a pele onde o CDI está localizado.

Terei que mudar meu estilo de vida?

Um dispositivo cardíaco implantável permite muitas pessoas levar uma vida normal, e participar nas actividades que o beneficiam. O seu médico terá mais informações sobre as atividades que você deve evitar, como por exemplo, actividades em que alguns segundos de inconsciência pode ser perigoso para si mesmo ou outros. No entanto, a maioria das pessoas retomam as suas actividades diárias normais após a recuperação total da cirurgia.

Onde posso encontrar recursos adicionais?
Em Portugal há poucos recursos disponíveis para indivíduos com CDI. Fale com o seu médico e mostre as suas preocupações. Aqui neste blog, tenta-se ir reunindo informações gerais sobre os cuidados a ter e procura ser um lugar de partilha de experiencias.

Como será o aspecto da cicatriz após o implante?

 

Veja como aparece o CDI num Raio-X.

Acções

Information

30 responses

8 03 2011
José Antonio de Santana

Sou portador de um CDI desde 31/08/2010, e até o presente momento não tive nenhum problema. Apénas estou seguindo as orientações medicas e fazendo acompanhamento de quatro em quatro meses no HCUFMG-BH MG.

13 03 2011
Elisvânia Oliveira

Olá José Antônio,
Meu namorado fez um implante de CDI, também no HCUFMG-BH MG. Mas essa semana terá que fazer cirurgia novamente, pois o cabo está deslocado e terá que ser colocado mais profundamente,,,
Gostaria de saber se vc retornou suas atividades normalmente, pois meu namorado trabalha lavando carros e não sabemos se ele poderá voltar a trabalhar…

30 05 2011
José Antônio de Santana

Até o presente momento estou levando uma vida normal, inclusive: voltei a dirigir veiculo e pilotar Moto, apesar de que nunca tive sintómas, a não ser o epsódio de sincope que me surpréendia aleatórriamente. Os Médicos ficaram até surpresos, pelo fato de meu problema ser desconhecido, pois nunca fumei, nunca bebi, e tenho o resultado de todos os meus exames de sangue normais: colesterol, glicóse, glicemia e outros. Acreditam se em duas hipóteses: problemagenético ou viróse.

3 09 2011
santos

Caramba, implantei um CDI em 2009, hoje 28.08.11 tomei um baita choque as 2 da madruga, quando estava dormindo, suei que nem um porco, fiquei com falta de ar, meus membros do lado esquerdo começaram a formigar, mas beleza, tô aqui contando a historia. Tenho 32 anos, e arritimias malignas. Mas é assim mesmo.

6 11 2011
MAURO JORGE CARVALHO DE ASSIS

Implantei um CDI em 15 de fevereiro de 2011, tive uma morte súbita abortada, paciente assintomático, 43 anos, com problema de isquemia miocárdica em 146 batimentos por minutono teste ergométrico…..Sigo vida normal..fazendo atividade física moderada………tomando atenolol, aas, artovastatina, sustrate e benicar até o momento nunca lei choques…….JÁ FIZ DUAS REVISÕES…….

1 12 2011
Cal Castro

Implantei um CDI e num espaço de 8 meses, o cateter sofreu uma lesão e levei um choque daqueles, fiquei com vontade de processar o fabricante, no entanto o segundo CDI também foi lesionado e levei outro choque, terei que implantar o terceiro. Não sei o que faço, ficar sem o CDI vai ser um problema, com ele, agora estarei inseguro pois sempre vou achar que ele vai dar problema….

1 02 2012
Ricardo Moraes - PE

Recebi a notícia hoje (01/02/2012) que terei que implantar um CDI. Provavelmente antes do carnaval já estarei com ele. Seja o que Deus quiser.

7 02 2012
Thierry

Olá Ricardo,

Qual foi o motivo a que levou a tal decisão?

14 02 2012
Thierry Martins

Olá Ricardo,

Sempre lhe implantaram o CDI?

7 03 2012
Adalberto serraglia

Ola galera do coracao de ouro, so pra descontrair
minha esposa tem um cdi implantado desde 2006 esses dias andou dando tipo tres (03) bipes sempre ao mesmo horario gostaria de saber se e grave mas ela tem consulta so dia 19/03
obrigado
serraglia@hotmail.com
abaços

7 03 2012
Adalberto serraglia

Abraços

7 03 2012
Thierry

Olá,isso significa que a bateria está a chegar ao fim. Deve referir isso obrigatoriamente na consulta, para agendarem a substituição do CDI.

27 03 2012
aliete dias freitas

Sou portadora de CDI desde de agosto de 2008, sempre faço revisão periodicamente como médico determina.Mas no dia 16/03/2012 ,precisamente 12:30h ,levou uns 10 choques,os 6primeiros fiquei apavorada,os outros foram de pequenos volts.O cardiologista descobriu que os primeiros foram de 800volts os outro foram de 180 a 120.Foi a pior coisa durante meus 65 anos.Hoje tenho medo de entrar no meu quarto.Apesar de estar bem,fico incerta com o aparelho,Disseram que se eu não tivesse o aparelho já estava lá com os anjos.

30 03 2012
Thierry Martins

Olá Aliete,

Já passei pelo mesmo, levando 11 choques de seguida e todos com a potência máxima. Foi horrivel. Hoje ando sempre com um calmante para quando sentir alguma alteração tomá-lo e tentar regressar ao normal. A Aliete também tem a Sindrome de Brugada?

30 03 2012
Gelcinos

Colegas de CDI, geralmente choques inapropiados ocorrem devido ha um problema no eletrodo que está ligado no CDI, não é normal o aparelho disparar tantos choques assim. Se o seu CDI implantado for da Meditrônic e os eletrodos também, pode ser que continuará a tomar choques, pois algum tempo atrás houve um lote desses com defeito. Mas não se preocupem não, eu tenho um desses dessa marca implantado há tres anos.

21 04 2012
Priscila Franco

Achei interessante o site, eu sou portadora de miocardiopatia hipertrofica obstrutiva, fiz implante de CDI em 08/11//2009 quando tinha 27 anos. Graças a Deus não tive nenhum espisódio de choque.
Gostei do site, porque podemos nos ajudar e tirar dúvidas.
Obrigada.

20 08 2012
Douglas Sena

ola galera meu nome é Douglas Rosa de Sena eu levava uma vida normal como qualquer pessoa leva sua vida , mais de uns tempos para cá vim sentindo falta de ar algumas vezes e resolvi ir ao médico e ele me pediu um monte de exames , ai que descobrir que tinha uma doença rara no coração e tinha que colocar um CDI ,graças a Deus hoje levo uma vida normal como qualquer outra pessoa levaria sua vida , mais o que me deixa mais chateado é o preconceito que as pessoas tem com esse tipo de problema , fiz cirurgia a +/- dois anos no hospital biocor em Nova lima MG e atualmente moro em Itabira MG .

24 10 2012
irene

Olá! Tenho displasia arritmogenica do ventriculo direito e 51 anos. Coloquei o primeiro CDI em dez/2005 e o segundo em setembro/2011.Em agosto/12, recebi choque dormindo , acordei suando e achei que foi sonho..Pela manhã, senti a língua dormente e meio abobalhada , mais tarde,senti dor no esterno e na saída dos cabos e a lingua ficou roxa(provavelmente,mordi), as pernas incharam e região das pálpebras.Demorei 15 dias p/ voltar ao trabalho. O outro choque(out/12),acordada, 7hs da manhã, levei um susto, pois não tive sintomas, Pagando ao motorista e num flash, saiu:”aí” e caí..Quando dei por mim, estava fora do onibus, sentada no terminal rodoviário, ao lado do fiscal, me pedindo celular p/ligar p/familia..
Fiquei atordoada,enjoada,intestino mexido edema nas pernas e lenta uns dois dias. O médico, disse que tive uma taquiarritmia supraventricular,Ajustou o CDI e mandou voltar p/rotina, sem qualquer esforço físico e sem licença medica..A familia fica desestruturada,.meu irmão teve morte súbita aos 46anos, com o mesmo diagnóstico..
Quem tem um marcapasso ou CDI, tem um mecanismo de defesa disponivel 24horas. O melhor, é seguir as instruçoes clinicas,realizar sonhos, relaxar e aproveitar as coisas boas que a vida pode proporcionar.
Desejo saúde e felicidade a cada dia.

29 10 2012
selma r r ferreira.

minha mãe tem 69 anos e precisa de um cdi,como faço pra comprar ou pra conseguie?me ajudem to desesperada.Obrigada.

29 10 2012
Santos

Sr. Selma, um CDI deve estar custando uns 70 a 80 mil reais, com o custo da cirurgia em um hospital particular deve sair por uns 90 mil, não sei se vc tem este dinheiro em reserva porque é bem caro. O ideal seria levar sua mãe a um instituto de cardiologia do governo ex. INCOR, pois sua mãe sendo diagnosticada necessitando de um CDI o médico irá solicita-lo
e sua mãe receberá um por conta do governo que é mais do que obrigação. Agora se quiser comprar um é só entrar no e-mail da Meditronic do Brasil, lembrando que vc arcará também com a cirurgia. Ok
Deus abençoe!

17 01 2013
Marcelo Batista

Tenho miocardiopatia hipertrófica. Em 12/12/2012 tive uma morte súbita abortada quando estava a me servir em um restaurante self-service e em 22/12/2012 recebi o implante do CDI em Brasília, no Hospital do Coração. Agora estou mais tranquilo, sabendo que, em caso de uma taquicardia, estou seguro com o aparelho em meu peito. Abraço a todos!

17 01 2013
Santos

Colega de CDI, quantos anos você têm? Que tipo de Miocardiopatia hipertrofica é a sua, obstrutiva ou não obstrutiva, qual é a espessura do seu septo? Essas perguntas é apenas para tornar o debate mais interessante e informativo. Obrigado.

21 01 2013
Paulo Turolla

CAros Companheiros

Tambem sou portador de um CDI Secura Medtronic, tenho taquicardia ventricular. Uma vez ao subri 6 andares correndo , ao chegar no sexto andar levei dois choques , o primeiro de 20 joules e o segundo de 35 joules, não é facil , são dois coices de cavalo no peito, mas nos segundos seguintes estava bem , voltei ao normal , e liguei para meu medico e ele me orientou para não mudar a rotina e não subir mais correndo escadas uma bela bronca, sem condicionamneto fisoco qualquer um teria problemas , ainda mais quem já e portador de Arritimia.
Mas fui ressucitado duas vezes, na consulta ao medico o CDI acusou que tive duas paradas cardiacas uma foi de 3 segundos e a outra de 6 segundos , a taquicardia chegou a 242 e 252 batimentos nas paradas .
Se não estivesse usando o CDI , FANTASTICO aparelho , não estaria aqui hoje conversando com voçes, e nem curtindo minha voda, ja uso a 2 anos e os choque ocorreram a 1 ano, depois disso tudo esta normal, e eu EXTREMAMENTE Seguro e tranquilo Vivendo…..

Boa Sorte a Todos que fazem parate desta Sociedade do CDI.

ABRAÇOS

31 12 2013
Jéssica Lima

Oi.
Nesse ano de 2013 descobri que tenho uma doença rara, síndrome do Qt longo congênita. Inicialmente desde os 13 anos tenho desmaios mais foi associado a hipoglicemia. Recentemente no mês de setembro fiz uma caminhada com o meu pai e primos e desmaiei fiquei mais de 50 minutos desacordada meus país desconfiaram e me levaram ao hospital fiz muitos exames, mas um deles o eletrocardiograma foi decisivo a médica pensou que poderia ser um defeito no cabo e tive que refazer o exames três vezes,como estava em uma emergência não tinha um cardiologista de plantão mais tinha um intensivista que afirmou que o meu eletro estava normal e praticamente disse que o desmaio poderia ser motivo de gravidez. (rsrs)
A médica não confio no diagnostico do médico intensivista e pediu para procurarmos com urgência um cardiologista,meus pais pagaram uma consulta com o médico cardiologista que sinceramente disse, que eu estava com uma pequena gastrite e que o fato de ter desmaiado e de ter ficado,roxa e de ter me urinado toda podia ser neurológico, eu sabia que tinha alguma coisa errado,porque meu peito doía e eu tava com muita faltar de ar. Sendo assim meus pais conseguiram uma consulta com outro cardiologista, ele olhou meu eletro e perguntou com aconteceu o desmaio meus pais falaram e ele finalmente tinha a resposta,mas ele queria saber se alguém na minha família tinha algum problema cardíaco minha mãe falou mais um chamou atenção dele, meu tio morreu com treze anos morreu dormindo e foi considerado morte súbita . Então ele me explicou que eu tenho uma doença genética rara, síndrome do Qt longo. Graças a Deus fui diagnosticada a tempo na cidade aonde moro só existem duas pessoas com esse diagnostico é muito assustador quando fiquei sabendo. Tudo isso dentro de uma semana. Eu teria que retorna com ele dentro de um dia mais tive novamente um desmaio e fui imediatamente internada. Então no dia 26 de setembro e fiz a cirurgia para o implante de CDI ainda tive um desmaio durante a implantação mais foi tudo bem.
Ainda tô me adaptando ao aparelho já tive alguns choques tive que desistir de alguns esportes que praticava,mas até ai tudo bem. AS vezes fico triste mais todos temos nossos atos e baixos. Eu era muito ativa e o meu Qt longo foi por esforço,então como mencionei acima tive que desistir de muitas atividades.
Sou muito grata por tudo que fizeram por mim.

Esqueci de colocar minha idade tenho 21 anos. 🙂

31 12 2013
santos

Como diria Shakspeare: “Vida longa e próspera”.

7 06 2016
Rita

Quem Tem Displasia arritmogénica do ventrículo Direito?

15 12 2016
Helder silva

Nao sei se as pessoas ainda estam ativas no site mas fica aqui a minha dúvida.
Foi-me diagnosticado o síndrome de burgada numa prova de esforço, ontem fiz uma ablação e senti algo que nunca tinha sentido.
A medica quer me implantar o cdi mas estou com muitas dúvidas.
Quais os contras?
Quanto tempo dura o aparelho?
Quais as limitações?
Obrigado

17 12 2016
Santos

Olá Helder, você deve estar na casa dos 40 (Foi só um chute mesmo rs rs) então, se mesmo após a ablação os médicos indicam o implante de CDI, minha sugestão: Vá em frente!! (Principalmente se for pela rede pública) pois se você for pagar por isso pode preparar o bolso.
Contras: Nos primeiros 15 dias, você vai sentir um pouco de desconforto com o CDI, após esse período você se acostuma. Fica um pouco de relevo sobre a pele acima do peito, mas nada terrível!
A duração da bateria vai depender de quanto o aparelho é de fato usado (Ex. Choques apropriados ou inapropriados ou se será habilitado marcapasso) alguns duram em torno de 10 anos.
As limitações vai depender do estado de sua doença,(Classificação Funcional I, II, III ou IV da NYHA) quanto ao uso do CDI, apenas os incômodos com respeito a portas giratórias em bancos e correios, uso do microondas, celular no lado oposto do implante, imãs etc..etc..
A cirurgia é tranquila.
ACESSE JW.ORG

6 07 2017
Estevão paulo

O meu CDI toca todos os dias a mesma hora e faz uma vibração e normal

6 07 2017
Gelcino Santos

Normal não é não. Talvez se você usa ele já por vários anos, seja a bateria ficando fraca. Ou pode ser que você ficou exposto a algum campo magnético como por exemplo imã, microondas, motor de carro sei lá, algo do tipo. De qualquer forma,a recomendação é procurar o seu médico eletrofisiologista o quanto antes!

Deixe uma Resposta

