Quais são os exames que prevêem o risco de morte súbita?

21 03 2011

Existem vários exames que se podem fazer para determinar se uma pessoa se inclui num grupo com risco elevado de morte súbita cardíaca. Estes incluem:

Ecocardiograma – Um exame indolor em que se utilizam ondas sonoras para criar uma imagem em movimento do coração. Este exame pode medir a capacidade de bombeamento do coração e identificar outros problemas que podem aumentar o risco de MSC.

Electrocardiograma – Um exame indolor em que se prendem eléctrodos ao tórax do paciente para registar a actividade eléctrica do coração, a fim de identificar ritmos cardíacos anormais. Certas arritmias podem indicar um risco aumentado de MSC.

Registo de Holter – Um gravador do tamanho de um Walkman que os pacientes prendem ao peito durante um dia ou dois, para gravar uma amostra mais longa do seu ritmo cardíaco. Depois de retirado o gravador, a fita é analisada para procurar sinais de arritmia.

Estudo electrofisiológico (EEF) – Este exame realiza-se num hospital ou numa clínica. Utiliza-se um anestésico local para anestesiar zonas na virilha ou no pescoço e introduzemse cabos (arames) flexíveis denominados cateteres em sentido ascendente até ao coração para registar os seus sinais eléctricos. Durante o exame, o electrofisiologista estuda a velocidade e o fluxo de impulsos eléctricos através do coração, identifica problemas de ritmo e marca as zonas do coração que podem estar na origem de impulsos eléctricos anormais que desencadeiam arritmias. O médico também pode determinar se um doente já teve um ataque cardíaco anterior ou tem sinais de lesões cardíacas anteriores sem o saber. Todas estas informações podem ajudar a determinar se o doente se encontra num grupo de risco mais elevado de MSC.

Fonte: CardioTop

Anúncios

Acções

Information

One response

29 03 2011
Afonso

Excelente blog. Não só é um despertar de consciências mas também permite desmistificar a doença. Apenas, uma sugestão, já pensou abrir uma conta no facebook do seu blog? Seria uma forma de chegar a mais pessoas.
Um Abraço,
Afonso.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: