Paragem cardíaca: Médio inglês caiu inanimado durante jogo da taça

25 03 2012

O coração de Fabrice Muamba, futebolista do clube inglês Bolton, esteve 78 minutos sem reagir às sucessivas manobras de reanimação efectuadas pela equipa médica que prontamente o assistiu, ainda no relvado, segundos depois de o jogador ter caído inanimado durante um jogo da Taça de Inglaterra frente ao Tottenham, a 17 de Março. O feito já apelidado de “milagre”, apesar de raro, não é inédito.

De acordo com Nelson Pereira, membro da direcção do Conselho Português de Ressuscitação, o futebolista terá sofrido uma fibrilhação ventricular, embora ainda não seja possível determinar com exactidão os motivos. “As células do coração desenvolvem estímulos eléctricos, que são rítmicos e dão origem à contracção muscular. O que acontece neste tipo de casos é que a actividade eléctrica deixou de ser ordenada com a actividade muscular. O coração deixou de se contrair, de bombear o sangue, de fazer chegar o oxigénioao cérebro”, explica Nelson Pereira, acrescentando que, nestes casos clínicos, os médicos devem continuar as tentativas de reanimação até que o quadro clínico se altere.

“Não é vulgar tanto tempo de reanimação, mas acontece porque nunca se deve desistir da reanimação nos casos de fibrilhação ventricular, uma vez que há uma grande probabilidade de se conseguir recuperar o paciente”, afirma o especialista.

“Não há aqui um milagre, mas sim uma boa prestação da cadeia de sobrevivência”, sublinha o clínico.

Para Luís Negrão, médico de saúde pública e membro da Fundação Portuguesa de Cardiologia, “é cedo para saber se o jogador terá sequelas” já que estas “dependem do tempo que os órgãos estiveram privados de oxigénio e das áreas mais afectadas”.

Fonte: “Correio da Manhã”

Advertisements

Acções

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: