CDI

 

Que é um desfibrilhador?

Um cardioversor-desfibrilhador implantável (CDI) é um pequeno dispositivo que trata os ritmos anormais do coração chamados arritmias.

As arritmias resultam de um problema no sistema eléctrico do coração. Durante uma arritmia rápida, demasiados sinais eléctricos movem-se através do coração e muitos deles não viajam pelos caminhos mais apropriados. Resultado: o coração não consegue bombear sangue suficiente para o corpo, e a pessoa pode desmaiar, e até morrer.

O desfibrilhador pode parar a arritmia rápida, tratar a paragem cardíaca, e consequentemente ajuda a impedir a morte provocada pela arritmia rápida. Ao mesmo tempo, o tratamento do CDI pode ajudar o coração a retomar uma pulsação normal.

 CDI

Como um desfibrilhador trata o coração?

O CDI é constituído por duas partes, e cada uma desempenha o seu papel no tratamento.

Os leads do desfibrilhador são uns cabos finos isolados que transportam sinais eléctricos para a frente e para trás entre o dispositivo e o coração. Estes cabos actuam como sensores, detectando quando o coração está batendo demasiado rápido e está precisando de tratamento.

O desfibrilhador, ou o gerador de pulso, é um pequeno aparelho que cabe facilmente na palma de sua mão. Contem uma peças computorizadas que funcionam através de uma bateria. O CDI trata o coração enviando energia ao coração através dos leads:

  • baixos níveis de energia chamados cardioversão
  • níveis elevados da energia chamados desfibrilhação

O CDI faz o tratamento baseado no que detecta no coração, mesmo que o paciente não sinta nenhum sintoma.

acf28

 

Onde o dispositivo é implantado?

O CDI pode ser implantado abaixo da clavícula no lado esquerdo do corpo. O dispositivo é implantado em alguns casos no abdómen. Implante CDI

 

Como um desfibrilhador é implantado?

Em 1º lugar são implantadas as ligações. Durante o procedimento serão administradas algumas medicações. Será aplicada igualmente anestesia local (A anestesia geral geralmente não é necessária.) Durante o procedimento, o paciente estará ligado a diversos monitores.

O médico irá introduzir as ligações através de uma pequena incisão, geralmente perto da clavícula, através dos vasos sanguíneos até ao coração. Para o médico poder ver como as ligações estão avançando, existe um monitor com raios X tempos real.

Geralmente são duas as ligações que são implantadas no coração: uma na câmara superior e outra na câmara ou ventrículo inferior.

Depois do médico conectar as ligações ao CDI perfaz um teste ao sistema. O teste consiste em provocar uma arritmia rápida para assegurar de que o CDI a detecta rapidamente e actua correctamente empregando a quantidade apropriada de energia para a tratar.

Comprovado o funcionamento do CDI, o médico implanta o desfibrilhador abaixo da pele – usualmente perto da clavícula – e fecha a incisão.

 

Que acontece após o procedimento?

A experiência do implante do desfibrilhador pode variar de uma pessoa outra, mas na maioria dos casos o paciente permanece no hospital durante a noite tendo alta no dia seguinte.

Deve-se ter algum cuidado com o local da incisão, apenas porque tem pontos. Entretanto, a maioria das pessoas têm uma recuperação razoavelmente rápida, retirando os pontos 10 dias depois.

 

O CDI será verificado frequentemente?

Ao fim de 30 dias, deverá ter uma 1º consulta para que o médico ou enfermeira possam se certificar que o local da incisão está a recuperar.

Após isso, as consultas serão a cada 6 meses.

 

 

Fonte: www.bostonscientific-international.com

246 responses

2 10 2009
cristiane zaparolli

é comum após o implante do cdi,o paciente ficar meio estranho,como se tivesse meio bobo,não coordenar os movimentos das pernas normalmente???se for,pq isso acontece ???e por qual razão não pode levantar o braço esquerdo que perde o equilíbrio???grata,agradeço e aguardo o contato.

12 12 2009
Thierry Martins

Olá Cristiane,

Penso que esses sintomas poderão ser mais devido à anestesia. Embora o braço esquerdo fique com os movimentos limitados, mas será apenas temporariamente, e deverá-se apenas à cirurgia para o implante do CDI. Entre 2 a 4 semanas após o implante todo o corpo estará normal, sentido-se por vezes o volume do CDI por cima do coração.

12 01 2010
Rubens

Qual o custo do CDI (de preferência no Brasil)?

15 03 2010
Felipe

Estou em processo de coloção pelo SUS, pelas informações que tenho, o aparelho custa em torno de R$ 80 mil + a colocação 25 a 30 mil.

1 04 2010
Flavia marques

Tem muitos casos de paciente que precisa implantar
o CDI??

23 05 2010
Leonice Olivari

Queria saber se demora muito a espera para quem esta na fila para por o C D I

23 05 2010
Thierry Martins

Aqui em Portugal não existe propriamente uma lista de espera. A partir do momento que é detectada a necessidade de implantar um CDI, tanto pode ser logo no mesmo dia como na semana seguinte. Tudo depende da agenda.

17 09 2010
David Cota

Gostaria de saber se é possível o implante do CDI um pouco mais profundo, por ex. por baixo do músculo peitoral de forma evitar o sei volume?

27 10 2010
soares costa

Sim David eu fiz o implante no dia 21 de maio e no meu caso como sou bastante magro foi debaixo de musculo, e nem se nota o cdi. Se quiser mando fotos pelo e-mail. costa365@sapo.pt

3 11 2010
giuliano

boa tarde
MEU PAI SOFREU UM IMPLANTE DE CDI, E VEM SENTIDO MUITO CANSAÇO NO ATÉ MESMO EM FALAR E ANDAR QUASE NÃO CONSEGUE, ESSE SINTOMAS SÃO DEVIDO AO CDI?

3 11 2010
Thierry

Caro Giuliano,

Esses sintomas não têm nada a haver com o implante do CDI. Mas de qualquer forma é aconselhável consultar um médico, preferencialmente cardiologista o mais rápido possivel, pois poderão ser sintomas que possam ter a ver com artérias parcialmente bloqueadas.

24 11 2010
gilbert

ola pessoal tenho 22 anos e sexta irei fazer um implante de cdi, pelo que vi na guia do plano de saude o custo do aparelho é 38000. quem tem plano de saude provavel que eles irao negar o implante como foi no meu caso, mas porem é só entrar com um processojudicial que se torna tudo mil maravilha, porem como o plano negou entrei com pedido pelo sus tb, por se tratar de um problema com risco de vida ate mesmo pelo sus é rapido!!!

17 03 2011
silani

meu marido vai emplantar um cdi e esta muito mervoso, ele pode correr risco de vida.

17 03 2011
Thierry Martins

Olá Silani

O seu marido não corre risco de vida. É um procedimento seguro e acompanhado.

18 03 2011
marluce

um paciente com arritmia cardiaca podera usar cdi e marca passo ao mesmo tempo. ou os dois sao a mesma coisa?

18 03 2011
Thierry

Marluce,
Penso que já existem aparelhos com as duas funções. Mas CDI e marcapasso ou Pacemaker, não são a mesma coisa. O 1º é para tratar taquicardias, ou seja batimentos acelarados, e o 2º é para Bradicardias, batimentos lentos,

21 03 2011
Fábio Cruz Santos

Meu Pai, fez, veio pra casa, começou a sangrar, voltou, estar internado, agora disseram que ele pegou uma bactéria e terá de retirar o CDI, a cirurgia para tirar é amanha. alguem pode me esplicar isso? socorro!

29 03 2011
Margarida

Olá Fábio.

Uma cirurgia é um técnica que pode trazer as mais variadas complicações. Uma delas é presença de infecção, se não existir os cuidados adequados no local da ferida cirúrgica. Pelo que pode ter sido o motivo para o seu pai apresentar uma Bactéria, levando assim a retirar o CDI.

Enf. Margarida Martins

4 04 2011
reeck

Há algum paciente aqui com o CDI? Tenho 24 anos, fiz o implante ha uma semana e gostaria de trocar experiencia com pessoas no Brasil.

20 04 2011
José Atonio de Santana

Sou portador do CDI-Cardioversor Desfibrilador Implanavel desde 31/08/2010 ,e até o presente momento está indo tudo bem.

20 05 2011
João Gomes

Boa Tarde,

Tenho um diagnóstico de S. de Brugada mas, pelo facto de não ter tido nenhum episódio prévio de síncope ou reanimação de paragem CR, parece que, em Portugal, não sou elegível para colocação de CDI. Alguém me saberia informar se não há nenhum processo para que seja opcional a sua implantação, mesmo pelo SNS? Ou alguém na mesma situação já teve implantação do mesmo?
E por outro lado, se alguma seguradora (tenho seguro de saúde) comparticipa de algum modo a sua colocação (dado o seu elevadíssimo custo)?

30 08 2011
Mirian Horst

Meu filho tem 12 anos e utiliza o CDI já há 01 ano. A cirurgia dele também foi com a equipe da Dra. Lânia e Dr. Molinari. Está tudo perfeito Graças a Deus.

24 10 2011
robson

ola meu nome é Robson minha esposa acabou de colocar o CDI e so tem reclamado de dores no local mas nada insuportável eu só queria saber por quanto tempo ela precisa estar com o braço com tao pouco movimento

24 10 2011
Margarida

Ola Robson.
A possibilidade de realizar mais movimentos irá depender da evolução. O tempo depende de pessoa para pessoa. Não existe normas.

Enf. Margarida Martins

2 11 2011
Maria Martins Farias

hoje é dia 01/11/2011, meu nome é maria do socorro, recebí hoje uma confirmação do meu cardiologista/arritimista que preciso colocar um cdi tô com medo e desanimada mas se não colocar sei que não vierei muito tempo tendo em vista que já revaslucarizei uma vez e faço todos os medicamentos e mesmo assim ainda tive síncope então não tenho saída, então o que me dizem?

4 11 2011
PAULO ODIR

Cara amiga esta também é minha situação, hoje 04/11/2011 tenho consulta com meu cardiologista para marcar a data da implantação do CDI, que provavelmente será na próxima semana. A anciedade é grande e tambem a preocupação, mas vamos lá amiga temos que ter fé que tudo correrá bem;
abraço e felicidade

6 11 2011
MAURO JORGE CARVALHO DE ASSIS

Implantei um CDI em 15/02/2011, ESTAVA CORRENDO EM UMA ESTEIRA ERGOMÉTRICA,QUANDO TIVE UMA PARADA CARDÍACA(FIBRILAÇÃO VENTRICULAR)…FUI REANIMADO, LEVI UM CHOQUE DE UM DESFIBRILADOR E FUI P/ CTI…DEPOIS DE 2 SEMANAS, IMPLANTEI O APARELHO(CDI)…..JÁ FIZ 2 REVISÕES E TDO TRANQUILO O MEU PROBLEMA É ISQUÊMICO EM 145 BATIMENTOS POR MINUTO QUANDO FAÇO EXERCÍCIO FÍSICO ..LEVO VIDA NORMAL….2 REVISÕES…E USO DE MEDICAMENTOS…..ATENOLOL, SUSTRATE, AAS, ARTOVASTATINA, BENICAR………SOU PACIENTE QUE NUNCA SENTIU NENHUMA DOR…..43 ANOS DE IDADE…FELICIDADES P/ TODOS………….

11 11 2011
PAULO ODIR

Como mencionei acima foi-me implantado o CDI em 09/11/2011, hoje (estou no hospital ainda) 11/11/2011 estou tendo alta na parte da tardes, sinto-me excelentemente bem apenas dolorido na parte do peito devido aos pontos. A cirurgia foi tranqulia e pelo que estou sentindo a recuperação é rápida.
Abraços a todos.
se alguem interessar-se em contatar comigo
POCFERREIRA@GMAIL.COM

29 11 2011
Zannix

Olá, meu pai está para implantar um CDI e gostaria de saber se, quando ocorrem os choques para regularização dos batimentos, isso causa algum incômodo no paciente. Ouvi falar que qdo o CDI funciona é como se o paciente recebesse um soco no peito, é isso mesmo?
Obrigado e saúde a todos

18 02 2012
Ricardo

Boa noite a todos. Implantei um anjo da guarda agora em 08/02/2012 É tudo é novo para mim. Espero que tudo dê certo.
Um abraço,

Ricardo moraes
Recife-PE

9 03 2012
maria angelica gentile

Gostaria de poder compartilhar experi^ncias com portadores de sindrome de brugada que possuam CDI implandado, caso em que me encontro.

9 03 2012
Ricardo Moraes - PE

Maria angélica, Boa tarde,

Não tenho Sindorme de brugada, mas tenho arritimia causada por miocardite viral. Já tive duas síncopes, uma em 2010 e outra em agosto do ano passado. Por este motivo realizei um estudo eletrofisiológico que indicou necessidade de implante do CDI. Realizei o implante em 08/02/2012 e estou super satisfeito com o resultado. Não sinto dores nem tonturas e muito menos desconforto decorrente do CDI. Agora estou com meu irmão internado no hospital português em Recife, esperando autorização do plano de saúde para também realizar o implante pois também foi diagnosticado com arritimia decorrente de miocardite após o estudo eletrofisiológico. A quanto tempo vc implantou o CDI? Abraço,
Ricardo Moraes

9 03 2012
maria angelica gentile

Ricardo, Muito obrigada pela resposta. Eu implantei o CDI em 15.02.2012, no Hospital pro-cardiaco, no Rio de Janeiro. Já tive vários episódios de sincope. Minha preocupação é saber se, apos o implante, os episodios prosseguem e, em caso positivo, se o CDI dá choque na pessoa, como ele funciona, pois ainda não fiz a primeira revisão, que será neste mês de março. Abraços da Angelica – RJ

9 03 2012
Ricardo Moraes - PE

Angélica,

Durante esse período, pesquisei muito sobre o assunto. Já li alguns depoimentos de pessoas com Síndrome de Brugada que relatam uma diminuição significativa das síncopes, chegando até casos em que elas deixaram de ocorrer. Quanto aos choques, vai depender de cada caso. Conversei com meu médico e ele me falou que meu CDI está programado para oito estágios de tratamento das arritmias, onde os primeiros sete são quase imperceptíveis e o oitavo só irá ocorrer se meu coração fibrilar e necessitar de um choque maior. Nesse caso provavelmente estarei desmaiado e segundo relatos se assemelha a um soco moderado no peito e posteriormente você acorda. Quando fui retirar os pontos do implante, meu médico realizou algumas simulações de choque para que eu não ficasse preocupado, e realmente quase não percebi os choques que foram até o estágio sete. Fique tranqüila e converse com seu médico, anote todas as suas dúvidas e medos antes de ir para consulta. Qualquer coisa pode contar comigo. Um abraço.

9 03 2012
maria angelica gentile

Valeu, Ricardo, adorei suas orientações, pois na revisão perguntarei a meu médico a programação do CDI e, se possível, uma experimentação, como ocorreu no seu caso, pois isto poderá afastar um pouco o medo de levar choque. Antes, só tinha panico de desmaiar e me machucar na queda. Agora, continuo com este mais o de levar choque. Não tenho nem dormido direito. Estou pensando até em fazer uma terapia. Muito obrigada, mais uma vez. Abração, Angelica

10 03 2012
Ricardo Moraes

Angélica,

Eu entendo seu medo, Não é fácil para ninguém saber que tem um aparelho ligado ao coração com poder de dar choque! Mas você tem que relaxar um pouco. Acredito que seu medo acabará no momento que você conversar com seu médico. Mas entendo tudo que você está passando, tanto que 5 dias depois que implantei o CDI, tive uma crise de coluna que parecia que era o aparelho me dando choque! fiquei desesperado e liguei para o médico de 05:00h da manhã e fiz ele sair de casa para avaliar o aparelho na emergência do hospital kkkk, fiquei com vergonha depois que ele falou que não era o aparelho!
Quanto a terapia,independente do implante de CDI, acredito que todos deveriam fazer periodicamente, nunca vi ninguém ficar doente por fazer terapia e com certeza ela ajuda a nos entender melhor. Mas acho que você deveria primeiro conversar com seu médico e se continuar com medo, não vejo nada demais em procurar um psicólogo ou grupos de pessoas que estão passando pelo mesmo problema.

Como falei antes, se tiver dúvidas escreve no fórum ou manda um e-mail,

um abraço e bom final de semana.

Ricardo Moraes
ricardo.maciel@fachesf.com.br

15 03 2012
maria

Olá! Gostaria de saber qual o risco corre uma pessoa idosa (75 anos) com o coração inchado, que está na UTI a espera deste aparelho CDI para ser colocado e não pode sair de lá sem esse aparelho? por favor peço que alguém que já teve essa experiência na família me fale alguma coisa. Obrigada.

13 04 2012
Emídio de Oliveira Carvalho

Tenho 50 anos e coloquei um CDI em 18/02/2012 no HFF (Amadora Sintra) e desde então tenho muitas dores de cabeça, será um dos sintomas da coloção do CDI, ou será de causas que antecederam e levaram à colocação do referido aparelho, já que no dia 06/05/2011
tive uma paragem cardiorespiratório com 45 minutos em paragem e na reanimação foram fracturadas todas as costelas algumas em mais que um sitio, a perfuração do pulmão esquerdo e lesão da pleura e membrana que envolve o coração, seguidamente fui infectado com uma bactéria hospitalar multi-resistente. A minha pergunta é a seguinte: as fortes dores de cabeça são consequencia da implantação do CDI ou de todo o quadro clinico antecedente à colocação do CDI. Este problema fez com que estive-se incapacitado de exercer a minha actividade profissional duarante 10 meses.

13 04 2012
Thierry Martins

Caro Emídio,
Os sintomas que descreve não têm a haver com o CDI.
Talvez seja derivado do seu passado clínico, ou de algum efeito secundário de algum medicamento. Tenho o CDI, fez este mês dez anos, e nunca tive efeitos secundários dele.

Grande abraço

14 04 2012
Daniel Melão

Olá a todos,
No proximo dia 2 de Maio irei fazer a colocação de um CDI no hospital Santa Cruz em Carnaxide, pois eu tenho um problema de nascença, que se chama hipertrofia ventricular concentrica, ou seja as paredes do coração estão demasiado grossas e não bombeiam o sangue para o corpo como deve de ser e por isso sofro da doença da morte subita. No passado dia 26 de Março apanhei um valente susto. Uns dias antes andava a sentir-me mal, com dores abdominais, estava a ficar pálido, etc e entretanto fui ao medico e ele disse que eu estaria com problemas hepaticos, receitou-me uns medicamentos e mandaram-me para casa. No dia 26 não aguentei mais as dores e fui para o meu médico de familia, e assim que eu lá cheguei ela mandou-me deitar logo na maca pois o meu estádo era critico.
Chamou o INEM e levaram-me para o hospital de Vila Franca de Xira, onde cheguei com um batimento cardiaco de 200 por min. onde o normal é de 70/80 min, e o coração a bombear muito pouco sangue para o corpo e com o risco de provocar pequenos coagulos e como tal estive internado uma semana completa.Sai de lá como novo, para me completar só mesmo o CDI colocado. Tenho a dizer que o Hospital de Vila Franca de Xira tem uma optima equipa de médicos cardiologistas, onde me senti apoiado em todos os momentos.
Com a colocação deste aparelho ficarei sem dúvida mais seguro.
Neste momento estou a pesquisar o pós- operatório, visto não saber o que vai acontecer.
Mas estou sempre com pensamento positivo.

Cumprimentos a todos e boa sorte a quem vai fazer a colocação do mesmo.

14 04 2012
Daniel Melão

Caro Thierry Martins

Durante esses dez anos, fez alguma mudança da pilha?
O CDI actuou alguma vez? e sentiu alguma coisa?

Cumprimentos

14 04 2012
Thierry Martins

Caro Daniel,

Fez no passado dia 2 de Abril 10 anos que sou portador de CDI. Em Janeiro de 2009 foi implantado o 2º CDI. (As pessoas dizem pilha, mas a substituição é total, quer isto dizer, que retiram o CDI e colocam outro novinho em folha).

Sim, o CDI já actuou mais do que uma vez, felizmente…

O sentir alguma coisa, vai depender um pouco de cada um. Normalmente eu desmaio, e quando o CDI actua não sinto nada. No entanto, no passado mês de janeiro foi diferente. Apanhei com 5 + 11 choques (em dias diferentes) “acordado” e a experiência não foi nada agradável.

Fico feliz pelo seu estado de espírito aberto e receptivo. E penso que é assim que devemos encarar isto, e não andar por aí a lamentar-mo-nos.

Foi também no hosp.de Sta Cruz que me implantaram os CDI’s. Pessoal fantástico. Penso que será o Dr Diogo a implantar o seu. Dê-lhe um abraço meu.

Deixo como conselhos:
– Depois de implantado perguntar qual é a programação feita (em termos de batitos limites)
– Tenha cuidado nesta fase inicial para não fazer movimentos bruscos e não levantar pesos com o braço esquerdo.
– Cuidado com fontes fortes de magnetismo, como as colunas música em concertos

De resto, pode levar uma vida perfeitamente normal.

Grande abraço, e esperamos pelo seu relatório pós-operatório…

14 04 2012
MAURO JORGE CARVALHO DE ASSIS

MEU NOME É MAURO.44 ANOS..IMPLANTEI UM CDI EM 15/02/2011,NO INSTITUTO NACIONAL DO CORAÇÃO, RJ APÓS MORTE SÚBITA ABORTADA, QUANDO CORRIA EM UMA ESTEIRA ERGOMÉTRICA….FIZ UMA ARRITIMIA E FIBRILAÇÃO VENTRICULAR, CAI DA ESTEIRA , FUI SOCORRIDO, SENDO MASSAGEADO POR 10 MINUTOS ATÉ A CHEGADA DA AMBULÂNCIA E DESFIBRILADO…SOU PACIENTE ASSINTOMÁTICO, PORÉM TENHO ISQUEMIA MIOCÁRDICA QUANDO FAÇO EXERCÍCIOS DE MODERADA INTENSIDADE..ALGUMAS ARTÉRIAS MENORES( ARTERÍOLAS)COM PLACAS DE GORDURA,,, DOENÇA MICROVASCULAR.NUNCA SOFRI CHOQUE E LEVO VIDA NORMAL ( TRABALHO, CAMINHADAS, NATAÇÃO) USANDO MEDICAMENTOS COMO BENICAR HCT, AAS, VERAPAMIL, SUSTRATE, ARTOVASTATINA CÁLCICA E ATENOLOL, ….SAUDAÇÕES A TODOS……SOU UM CASO RARO NA LITERATURA MÉDICA…….SEMPRE FIZ ATIVIDADE FÍSICA, NUNCA USEI DROGAS, MAS POSSUO UMA GENÉTICA COMPLICADA……PAI, IRMÃO, TIOS, AVÓS TODOS COM PROBLEMAS CARDÍACOS…

14 04 2012
Daniel Melão

Caro Thierry Martins.

Como é feita a colocação??
Estamos acordados? Sentimos alguma coisa em especial?
Após a colocação, quantos dias até se iniciar a actividade laboral?
O meu cardiologista é o Dr. Francisco Morgado, nao sei se será ele a fazer a colocação ou se será realmente o Dr. Diogo.
Mais alguma informação util que me possa dar eu agradeço desde já.

Um abraço

15 04 2012
Thierry Martins

Olá Daniel,
O implante do CDI é feito através de anestesia local, portanto, ficas acordado. A cirurgia consiste na colocação do cateter e sua ligação ao CDI.
O CDI é colocado no lado esquerdo através de um pequeno corte.
Após o seu implante, serão aproximadamente 20 dias de recuperação até a cicatriz sarar por completo, mas podes levar a tua vida quase normalmente logo no dia seguinte. Penso que terás alta no dia seguinte. Vais sentir o braço um pouco preso e com algumas dores, portanto deves ter cuidado para não fazer esforço algum com esse braço e ombro. Depois disto podes jogar futebol e fazer acrobacias, hehehe…
Quanto ao teu cardiologista, não poderias estar melhor entregue.
Se precisares de mais alguma informação não hesites em me contactar.

Grande abraço e mantém o espírito sempre positivo, porque a vida é mesmo assim.

15 04 2012
Thierry Martins

Olá Mauro.

Agradeço ter partilhado no forum as suas experiências.
Que corra tudo bem.

15 04 2012
João Paulo

Daniel eu não sei a tua idade, mas por acaso essa tua doença não te foi detectada antes de teres tido este episódio grave? Segundo o que tu disseste, a doença que tu tens parece ser a cardiomiopatia hipertrófica restritiva que é uma forma mais grave da miocardiopatia hipertrófica. Nunca te detectaram isso em criança ou já em adulto num ECG ou num Ecocardiograma que tivesses feito? Isso é uma doença estrutural do coração, o ecocardiograma acusaria algo de errado. Acho muito estranho nunca te terem detectado isso até agora.
Abraço.

16 04 2012
Daniel Melão

Olá João Paulo,

Segundo o meu médico esta doença pode estar presente mas só se manifestar depois, ou seja, podia manifestar-se aos 15 anos como aos 60, 70 anos.
Isto é um problema genético, que me foi detectado por volta dos 16 anos. Não se detecta com electrocardiogramas, mas sim com ecocardiogramas.
Na altura que me foi detectado, a minha médica de familia na altura disse-me que isto era normal e para fazer caminhadas e natação que isto passava, o que não é verdade, depois com 26 anos fui a um cardiologista e nessa altura foi detectado a realidade. Começei então a tomar um comprimido diario. O minha situação não era grave o suficiente para a colocação do que quer que fosse. Então em 2010 fui a uma consulta no hospital de santa cruz e o Dr Francisco com a opinião de colegas decidiu então colocar o CDI.
Ligaram para mim 2 vezes, a primeira das quais eu não estava em Lisboa e como tal não pude ir na segunda vez ligaram- me mas não consegui atender a tempo, de seguida, liguei para o hospital e depois de tantas voltas com a chamada, obtive a resposta de que como não tinha atendido logo, tinham passado para outro paciente.
Com isto tudo pensei ” o meu caso não é assim tão grave” e esperei que me chamassem novamente.
Depois aconteceu-me isto no passado mês e neste momento tenho a pequena cirurgia marcada para dia 2 de Maio.
Não considero a culpa deste atraso só do hospital, mas minha tambem, porque não quis acreditar a realidade da minha doença.
Agora com 34 anos com o coração um pouco mais estragado vou colocar o Cdi para então andar mais protegido.

Espero ter ajudado.
Cumrimentos.

17 04 2012
Guadalupe

Em primeiro lugar felicito pela criação deste blog, é muito importante trocarmos experiencias e aprendermos a falar das nossas duvidas com quem pertilha dos mesmos sintomas, donças e quem é portador do CDI.
Tenho 41 anos e foi-me implantado no dia 22 de Março um CDI no hospital de Sta Cruz.
Ainda estou em recuperação , não tenho total sensibilidade no braço esquerdo, as dores melhoraram consideravelmente, uma vez que o meu CDI foi implantado mais abaixo , foi intramuscular, por ser magra na zona do implante e foram dias de muitas dores seguidas ao implante.
Tem sido uma batalha dificil, eu era fumadora e a abstinencia ao tabaco tambem nao ajuda a relaxar.
Estou a aprender a viver com esta minha nova condição, com as minhas limitações, porque tenho uma cardiomiopatia hipertrofica e que me limita e vai alterar muito o meu ritmo de vida. O CDI será uma precaução e um seguro que espero que me valha quando e se o meu coração falhar.
Hoje mesmo, senti varias arritmias, o qual me preocupou bastante, tentei manter a calma, ate porque ja tinha tomado um calmante, que me tem ajudado a andar mais relaxada.
Não sei se será normal sentir assim arritmias ja tendo o CDI??
Um abraço a todos e bem hajam pelos vossos comentarios.
Guadalupe

17 04 2012
Daniel Melão

Olá Guadalupe.
Acima de tudo há que ter sempre um pensamento positivo, pois só por aí já é meio caminho andado.
A colocação do CDI vai promover uma vida mais segura, sem se ter medo de morrer de um momento para o outro.
Vou colocar o meu no proximo dia 2 e depois postarei como está a decorrer.

Obrigado por teres postado.
Daniel Melão.

17 04 2012
Guadalupe

Obrigada Daniel desejo que tudo lhe corra bem.

28 04 2012
Antonio Montez

Caro amigo Thierry Martins

Desde já felicite-o pelo magnífico blog, venho então também dar a conhecer o que se passou comigo, tenho 42 anos e sempre fui saudável, pensava eu que sim, no dia 27 de Março mais precisamente as 17:00 estava eu a lanchar em casa dos meus pais e de repente perdi os sentidos durante +/- 6 a 7 minutos, os meus pais ligaram logo para o 112, fiquei todo negro e a deitar espuma pela boca, e também tive incontinência, fui para o Hosp. Santarem onde tinha a tensão arterial a 19, fizeram-me um electrocardiograma e analises onde disseram que não tinham nada fora do normal, as 2 da manha tive alta, receitaram-me o losartam e 2 exames, doppler as veias do pescoço + holter 24 horas, fui fazer o doppler a vila franca e o holter fui faze-lo no dia 5 Abril na clinica GFS em Santarém, onde marquei uma consulta logo nesse dia para a Dr.ª Graça Silva, ficou marcada para o dia 16 por motivos de não haver vaga antes, passou-se o feriado e o fim-de-semana e na segunda-feira dia 9 às 10:00 recebo eu uma chamada da mesma clinica a disser que tinha havido uma desistência as 14:00 e que eu tinha que lá estar, eu confirmei a consulta mas fiquei logo muito preocupado, na mesma consulta a Dr.ª fez-me um Ecocardiograma + electrocardiograma onde me disse que eu tinha uma doença genética que era o Síndroma de Brugada, muitas perguntas se alguém da família já tinha morrido de morte súbita, onde eu disse que não, marcou-me logo no dia seguinte uma consulta com o Dr. Diogo no Hospital de santa Cruz as 14:00, então nessa mesma consulta o Dr. Diogo confirmou a doença Brugada 1, onde me disse era necessário implantar um desfibrilhador (CDI), onde me marcou logo a cirurgia para o dia 12 as 15:00, estaria a mentir que não fiquei preocupado, mas o meu medo foi as 2 noites que ainda faltavam para a cirurgia, porque indo eu a internet pesquisar síndroma de brugada, No mesmo dizia que a doença atacava mais de noite durante o sono, não dormi nada durante essas 2 noites. Então no dia 12 foi-me implantado o CDI pelo Dr. Francisco Costa, Dr.ª. Carina Machado, Dr. Diogo, Onde desde já dou os meus agradecimentos a todos, incluindo a técnica Cíntia e enfermeira Susana, As enfermeiras do Piso 5 que foram incansáveis, todas muito prestáveis. A todos os meus agradecimentos.
Sinto-me um pouco fraco, e algum desconforto em movimentar o braço esquerdo, penso que ainda não apanhei nenhum choque, pelo menos que eu desse por isso, só tenho a consulta para o dia 18 Maio.

Os meus cumprimentos para todos,

Antonio Montez

1 05 2012
Thierry

Olá António,

Como tem estado? O braço ainda está dormente?

Agradeço em nome de todos a sua partilha, que é de facto impressionante. Graças à sua iniciativa de ter ido a essa clínica conseguiu que diagnosticassem em tempo útil o SB. Agora está seguro.
Diga-me, alguma vez teve arritmias?
Concordo consigo, que de facto o pessoal do HSC é de facto fenomenal… Já lá ando desde de 1998, e só tenho a dizer bem de todos.
Se tiver alguma questão ou dúvida não hesite em contactar.

Grande abraço e não abuse agora dos esforços físicos…

1 05 2012
Antonio Montez

Ola Thierry

Estou bem, apenas me canso muito facilmente, o braço esquerdo ainda está um pouco limitado ao esforço, thierry sobre as arritmias só a partir do dia que tive o sincope (desmaio) é que descobri que tinha arritmias, sempre me senti bem, nunca tive dores no peito, apenas tinha sensação que ia desmaiar de vez em quando, e também alguma ansiedade, no dia que desmaie não senti nada, nem ansiedade, só senti um mau estar tão rápido 1 ou 2 segundos, nem tive tempo de dizer nada, cai para o chão o meu pai é que teve a inteligência de endireitar no chão da cozinha e dar-me uma massagens no peito, passar-me na testa um pano húmido, e então ao fim de uns 6 a 7 minutos é que eu comecei a ouvir o meu pai a dizer para o meu avó, ele já esta a revirar os olhos, eu pensava que estava a sonhar, fiquei apenas um pouco azamboado, mas sem qualquer dor, nem no peito tive dor, só nesta altura é que os bombeiros chegaram, já passou temos que tentar esquecer e seguir em frente, mas que foi um grande susto para mim foi, e mudou muito a minha maneira de ver a vida, neste momento só estou um bocado assustado com o primeiro choque que tiver, como e quando é que vai surgir! E o Thierry como está? Quando houver algum convívio de pessoas com implanto de cdi me diga. Os meus filhos vão agora também fazer os testes para ver se está tudo bem com eles. Por lapso esqueci-me de agradecer a Dr.ª Graça ferreira da Silva pelo seu empenho, desde já os meus agradecimentos.

Os meus sinceros cumprimentos

2 05 2012
Guadalupe Arruda

Boa tarde Thierry e a todos os que partilham este blog
Como já fiz referencia há cerca de um mes que sou portadora de um CDI,Tenho uma miocardiopatia hipertrofica.
A reabilitação julgo estar a ser a normal…
Ontem, fui fazer um passeio com amigos, na Zona de Sintra,caminhei, subi escadas e quando fazia a subida das escadas, comecei a sentir , umas “picadas” no peito, abaixo da zona do implante, foram 4 sucessivamente, pareciam-me ser pequenos choques, não era dor, nem entrei em panico, contudo fiquei a pensar nisso, uma vez que senti isto quando fazia algum esforço.
Gostava que alguem que tb tenha CDI me saiba esclarecer se poderiam ser realmente pequenos choques, só terei a primeira consulta dia 14 de Maio e ja fui operada dia 22 de Março.
Obrigada
Guadalupe

2 05 2012
telmo

acabo de ser diagnosticado, e nao é nada facil saber aos 44 anos que nao somos normais e podemos morrer subitamente, e temo pelos meus dois filhos, e nesta doença nada nos garante que nao lhe transmitimos esta bela herança.

3 05 2012
Guadalupe Arruda

ola Telmo
É aconselhavel fazer exames de despiste da doença aos filhos, no meu caso, tenho um filho de 8 anos e ja fez exames na Clinica Cardioteste, no Areeiro, foi mesmo uma cardiologista pediatrica que fez os exames, e infelizmente tb tem a hipertrofia, vai ser acompanhado em St Cruz, numa consulta de cardiologia genetica.
Convem que faças exames aos teus filhos.
Um abraço e não desanime, eu já tenho um CDI implantado.

3 05 2012
Antonio Montez

Ola Telmo

Eu sei que não é nada facil, mas tem que ter forças e pensar que á muitas pessoas com doenças bem piores que as nossas, como te detectaram a doença chegas-te a desmaiar? Eu tanbem só no dia 9 abril é que me foi diagnosticado o SB, e no dia 12 levei o CDI implantado no H.S.Cruz

Cumprimentos,

Antonio Montez

3 05 2012
Daniel Melão

Olá a todos.

Como já aqui tinha referido ontem fui fazer a colocação do CDI. Cheguei a pouco a casa. Sinto o braço muito limitado, com alguma dor, mas nada que não se suporte. Sinto que apartir de hoje estou com muito mais segurança. O medo de sair de casa e de não voltar a ver os meus filhos, acabou ontem. Contudo o meu maior receio é o primeiro choque, sei que teoricamente existem três parametros de choque. O primeiro são choques que nem sequer sentimos, o segundo, são choques intensos quando estamos acordados ( penso que estes serão os piores) e por fim o choque que temos após o desmaio, estes tambem não sentimos. Isto foi-me explicado pelo dr. Pedro Adragão ontem. Quero deixar aqui um muito obrigado a toda a equipa de cirurgia do dr. Francisco Morgado, um excelente médico, não desfazendo de todos os outros claro.

Thierry, acho que devia de organizar um encontro confraternização para todos nós portadores de CDI, para que todos falem uns com os outros sobre experiencias desta nova forma de vida. Ficamos a aguardar.

Um abraço a todos.
Daniel Melão.

3 05 2012
telmo

obrigado Antonio Montez e Guadalupe pelo encorajamento fraterno que nao encontrei até agora no hospital. hoje trabalho mas assim que me possa sentar ao cp um pouco ei-de contar a minha historia

3 05 2012
Thierry

Olá Guadalupe,

Acerca das picadas que diz sentir, a não ser que o CDI também tenha a função de pacemaker, só assim lhe poderia esses pequenos choques. Aconselho a falar com o médico para esclarecer.
Que tudo corra bem, e sinta-se à vontade para partilhar comnosco qualquer dúvida…

3 05 2012
Thierry

Olá Telmo. Felizmente que lhe detectaram… Agora o que importa é também procurar nos filhos o padrão do SB. E também pesquisar pela familia algum caso, mesmo que distante, de desmaios ou morte súbita.

As maiores felicidades…

3 05 2012
Thierry

Olá Daniel,

Quanto aos choques, já apanhei e bastantes, e de facto estar acordado é de facto muito mausinho. Eu apanhei 11 de seguida. Fiquei de tal forma abalado que ainda não tive coragem para escrever aqui a minha experiência. Mas admito que este episódios foram um somatório de vários factores, que poderiam ter sido evitados.

Mas de qualquer forma isto não é para assustar. O que interessa é que o CDI está aí e irá actuar quando for necessário. Há que tratar bem agora desse pequeno anjinho da guarda.

Quanto aos encontros, já organizei juntamente com o Dr Rui do Hospital de Faro dois encontros e de facto foram espetaculares. As pessoas adoraram. Se procurar aqui no blog vai encontar informação acerca dos mesmos.

Este ano ainda não tive oportunidade para falar com o Dr, mas queria organizar outro. Concordo consigo que de se devia organizar este tipo de encontros, porque de facto estes encontros funcionam como que uma consulta de psicologia….

Vamo-nos mantendo em contacto
Grande Abraço e boa recuperação.

3 05 2012
Thierry

Olá António,

Com tanta gente a procurar ter encontros, penso que tenho que começar a tratar disto já.

Deixo aqui em aberto, e estou receptivo a sugestões para o local do encontro.
Grande abraço a todos.
Thierry

5 05 2012
Daniel Melão

Olá Thierry.

Será que nos podes dizer que tipo de factores é que te aconteceram para te provocar assim uma descarga dessas?

Quanto á sugestão para encontro eu sugiro aqui em lisboa o parque natural de montachique. Fazer do genero de um piquenique em conjunto em contacto com a natureza.

Aguardamos mais sugestões.

Daniel Melão

7 05 2012
Ana Maria Silva

olá eu sou Ana silva estou muito assustada soube que sou portadora de simbrome de brugada ainda nao estou muito esclarecida sobre a doença.hoje falei com Antonio montez e de certa forma foi bom falar com alguem que esta a passar pelo mesmo. OBRIGADO.

7 05 2012
Thierry

Olá Daniel,
Os factores foram a alteração da marca da Quinidina, a alteração da zona de detecção do CDi, enfim uma panóplia de pequenas coisitas que serviram para me deitar abaixo completamente. Agora tomo nova quinidina, e parece que está tudo de volta ao normal. O sol é que não é nada meu amigo… efim

Quanto ao encontro, vamos recebendo ideias para ver de onde virá mais gente. Contudo essa é uma boa sugestão.

Abraço.

7 05 2012
Thierry

Ana,

Se precisar de falar com alguém, enviei-lhe o meu contacto para o seu e-mail.

8 05 2012
Antonio Montez

Caro amigo Thiery

Já vi no comentário que fez ao Daniel que não anda lá muito bem, desejo-lhe umas rápidas melhoras.
Ontem teve a falar pessoalmente com a Ana Silva, ela está um pouco assustada, aconselhei-a a marcar uma consulta na Dr.ª Graça Ferreira Silva, onde ela seguiu o meu conselho e marcou a mesma para hoje.
Sobre o local do encontro, há um local mesmo aqui perto de mim que é um espectáculo (Quinta da Feteira) http://www.quintadafeteira.pt, mas aceita-se mais sugestões.

Os meus sinceros cumprimentos,

A. Montez

8 05 2012
Thierry

Olá António, Como tem estado?
A nova quinidina parece estar a portar-se bem. vamos ver se continua assim.
Fica registada a sugestão para o local de encontro..

9 05 2012
Daniel Melão

Olá Thierry,
Esperemos que assim continue.
Eu cá vou a recuperar lentamente, mas bem. Já consigo movimentar o braço até á altura do nariz, as dores só quando estou deitado é que me doi. De resto é tudo vida normal. Passam hoje oito dias após a operação.
Bem haja para todos..

Daniel Melão.

9 05 2012
Ana Maria Silva

olá thierry
obrigado se eu precisar de alguma coisa ou tiver qualquer duvida vou entrar em contacto consigo. já fui a consulta com dr. Graça como o Antonio Montez me aconselhou,agora estou a espera para ir ao H.S.C.de certa forma sinto-me mais calma, vamos ver como vai correr. Quero agradecer ao Antonio Montez pela força que me deu.OBRIGADO.

17 05 2012
Téc. Ernesto.

Boa tarde…
Sou técnico de cardiopneumologia, não sou portador de CDI mas fazem parte do meu dia a dia.
Normalmente somos nós (Téc. de cardio.) que realizamos a analise do CDI.
O CDI é um muito importante para o síndrome de brugada, mas também é importante para outros doentes.
Gostei dos testemunhos….
Em caso de duvidas podem contar comigo.

Enesto Aranda .

11 07 2012
Rafaela

Meu pai iria colocar este aparelho ele está em São Paulo ,noissa familia é de Minas Gerais, ele esta a espera deste aparelho a 4 meses até que ele chegou dia 11/06 só que os médicos haviam dito que a preferencia era do meu pai só que no dia disseram que ele não poderia fazer qal sera o motivo

14 07 2012
José António

Boa noite

Descobri em Novembro num ECG de rotina aos 39 anos que sou portador do sindroma de brugada. Como não tinha histórico na familia nem nunca tinha sofrido nenhum episodio de desmaio, pensava que seria de baixo risco e fui adiando a consulta para fazer o estudo electrofisiológico.

Em Maio lá fui fazer o estudo e pimba! Sincope e paragem cardíaca, e a indicação de Brugada grau 2 com necessidade de implante de CDI. A indicação era para resolver ainda neste estudo umas extra-sistoles, mas com a paragem cardíaca o médico acabou por já não o fazer.

Os dias que demorou até o implante não foram agradáveis, pois tive umas crises desnecessárias de ansiedade, mas pronto, não deu mesmo para evitar.
Implantaram-me o CDI a 6 de Junho e passado mais de um mês já quase não o sinto. Ainda não estou 100% confortável com ele em termos fisicos, mas para lá caminho e devo estar muito perto de estar a 100%.

A pior parte de lidar, no meu caso, foi mesmo a psicológica. Nunca tive nenhum episódio de brugada, nunca senti nada no coração desde que implantei, mas confesso que ainda não normalizei as minhas ansiedades. Sinto que estou a normalizar, mas ainda não o consegui. Por acaso a questão da terapia era bastante interessante.

Cumprimentos
José António

21 08 2012
João

Caros amigos,

Em dez de 2010 fiz o implantar de um CDI no INCOR de São Paulo, em função de uma arritmia forte seguida de desmaio.
Tinha 58 anos e uma vida ativa, recomendo, conforme já comentado a colocação do CDI abaixo do músculo, o meu ficou acima com um volume grande, e ainda implantado do lado esquerdo do peito, incomoda quando do uso do cinto de segurança ao dirigir. O CDI saliente causa um complexo incrível, ficar sem camisa em um clube piscina praia, nem pensar, minha mulher demorou um ano para colocar a mão no meu peito, do lado do CDI. Além de vários outros fatores que causam incomodo, tipo: entrar no Banco pela porta lateral, restrição em aeroportos etc.
Em maio de 2011 levei 3 choques, segundo o meu médico, poderia ter sido evitado com uma regulagem mais alta.
Estava tomando café da manhã em minha casa de veraneio, quando levei o choque, o que estava na minha mão, voou longe, o choque é animal, parecido com uma descarga de transformador de alta tensão, reflete da cabeça aos pés, é preciso aquentar firme, senão vai para o chão.
Segui a orientação médica na ocorrência desses casos, imediatamento fui para o hospital mais próximo.
A cidade em que estava fica a 75 km de São Paulo, com 180mi habitantes e um hospital de alto nível, porém despreparados para esse tipo de atendimento, quase me mataram injetando Amiodarona de forma inadequada,
Ficou o trauma, quando volto lá na minha casa de veraneio, tenho receito de ir na cozinha, abro a geladeira com o maior cuidado, pois foi ao lado dela que levei o primeiro choque. Não consigo lá me relaxar, imaginando um novo choque e que estou a 75 km do INCOR,
O CDI é um mau necessário, não é fácil ter um corpo estranho dentro do seu peito, que pode te atacar a qualquer momento, é como se fosse um bicho venenoso.
Além do que, sua vida fica limitada devido a medicação, os prazeres da vida ficam reduzidos, no meu caso em 70%.
Concordo com o que já disseram, em certos casos o portador de CDI necessita de uma Terapia.
Mas não tem o que fazer, o negócio é tentar esquecer e viver um pouco mais, mesmo com toda limitação.
abs.

25 09 2012
monica da silva

ola,
Meu marido tera que implantar o cdi, mais estou com medo do convenio nao liberar, o que posso fazer?

30 09 2012
salvatino aparecido bueno

Olá!
Sofri em 17/07 p.p. tpsv com desmaio e vou implantar cdi em breve. Me digam poderei dirigir veículo após o cdi? segundo o médico possuo apenas 5 anos de vida mesmo com cdi. Tenho miocárdio dilatado com comprometimento contrátil do ventrículo esquerdo. Já tratava as arritmias com medicamento desde 2007. Fiz dois cateterismos nesse período sem constatar obstruções e por último fiz o exame eletrofisiólogico sem change de ablação, pois tratava-se de arritmias difusas, sendo então indicado o cdi.
grato! Me orientem por favor! Salvatino Ap. Bueno (30/09/2012)

30 09 2012
Ricardo Moraes

Olá Salvatino,

Meu caso é parecido com o seu pois realizei dois cateterismos sem constatar obstrução e logo depois fiz o estudo eletrofisiológico onde foi detectada a miocardiopatia dilatada decorrente de miocardite viral. Realizei o implante do CDI em março de 2012 e levo uma vida normal. Fui liberado para dirigir 90 dias após o implante mas acredito que só seu médico poderá decidir.

Espero ter ajudado, boa sorte.

Ricardo Moraes

11 10 2012
salvatino aparecido bueno

Olá! Amigos e amigas!
Alguém sabe se há cura de miocardiopatia dilatada com comprometimento contrátil do ventrículo esquerdo através do tratamento com o cdi, ou seja, sua melhora após o implante deste, ou há tratamento disponível através de células tronco, ou se nesse caso só resta o transplante como solução.
grato! desde já a quem possa me orientar.
Salvatino Aparecido Bueno

26 10 2012
beto parise

olá..descobri q tenho brugada a 6 anos atras e inplantei um CDI levo vida normal, e ontem fiz a troca, estou no segundo..ate o fim da minha vida, planejo implantar maisuns 6 ao menos..e bola pra frente

1 12 2012
Salvatino Aparecido Bueno

Bom dia!
Caros amigos,
Gostaria de saber se é normal em portador de cdi sentir às vezes a sensação de gelo no coração, ou no peito lado esquerdo. Implantei o cdi há dois meses e senti esse sintoma que dura cerca de 30 minutos algumas raras vezes.
Desde já agradeço,
Um forte abraço a todos e,
FELIZ NATAL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

7 12 2012
telmo

olá pessoal, daqui é telmo, ainda vivinho da silva e com cdi implantado desde março deste ano, no Porto. apenas para cumprimentar os irmaos e irmas inplantados de todo o mundo, com um abraço especial aos irmaos que nos salvam a todos, os incriveis irmaos Brugada. Parabens tb ao criador desta pagina, que ajuda muito a quem tem aquela incomoda sensaçao diária de que somos os unicos com aquele alto do lado esquerdo do peito.

7 12 2012
Carlos Roberto

Olá pessoal, tbm sou portador de Brugada e tenho um CDI implantavel a 8 anos e na proxima semana irei trocar novamente. levo vida normal, as vezes até esqueço que tenho, Tomo umas cervejinhas pra relaxar e vida pra frente… Se quiserem entrar em contato: crasprojeart@hotmail.com

3 01 2013
Marcelo Batista

Olá pessoal!!

Meu nome é Marcelo, moro em Brasília, DF, tenho 35 anos, e sou portador de cardiomiopatia hipertrófica. Em 12/12/2012, estava no restaurante e tive uma parada cardíaca de mais de 20 min. Fiquei 12 dias na UTI e saí de lá com um CDI implantado no peito. Ainda dói, sinto dificuldades para dormir (pois não tenho muitas posições confortáveis), mas creio que será uma condição passageira. Em breve vou estar melhor.

Abraço a todos!

marcelo_batista@yahoo.com

3 01 2013
Ricardo Moraes

Força Marcelo! Também passei por isso e hoje só lembro que o aparelho existe quando alguem toca no assunto.

Um abraço,

Ricardo Moraes

3 01 2013
Marcelo Batista

Obrigado pela força, Ricardo Moraes! Realmente o benefício de ter o CDI é muito grande do que o desconforto gerado até nos acostumarmos com ele. Tive uma morte súbita abortada! O CDI agora faz parte de mim… Abraços,

18 01 2013
salvatino aparecido bueno

Olá pessoal! td bem, gostaria de saber se alguém já bateu acidentalmente o peito atingindo o cdi e teve alguma consequência?
Grato pela atenção, que Deus abençõe a todos!
Salvatino Ap. Bueno

23 01 2013
Ana Coelho

Boa tarde! Eu sou a Ana e tenho 28 anos. Já tenho um CDI desde os 21 anos. Tudo aconteceu quando estava no ginásio, comecei a sentir-me muito mal e a ver tudo a ficar preto e automaticamente sentei-me no chão (porque foi o que sempre me ensinaram que se devia fazer) e não me lembro de mais nada. Mais tarde acordei no Hospital de Santa Maria e disseram-me que tinha tido uma paragem cardio-respiratória. Tive uma semana internada para fazer exames. Dava tudo normal e só depois de um estudo electrofisiológico é que detectaram um foco de arritmia e decidiram por um cdi. Não custou nada, recuperei muito bem e voltei à minha vida normal. Não voltei a fazer exercicio fisico intenso, tive que mudar para coisas mais calmas mas não desisiti. O primeiro ano correu bem mas como eu sou magrinha apareceu-me uma bolha na zona da alça do soutien por raspar no aparelho. Tiveram que voltar a abrir e colocar o aparelho debaixo do músculo. Depois disso tudo correu bem. Tive o meu primeiro choque a dormir, nem me apercebi. O seguinte estava na faculdade e doeu muito mesmo, estava sozinha e até berrei bem alto de dor. Fiquei super assustada mas uns dias depois já estava bem. Mudei a pilha à dois anos. Agora, passados 6 anos estou a passar por uma depressão porque comecei a ter choques muito seguidos. No verão do ano passado tive dias que tinha medo de sair da cama porque tinha medo de levar um choque. Agora estou melhor mas mesmo assim não consigo andar sozinha na rua e sempre que tenho uma sensação estranha fico com medo que seja um choque. Não sei se é por ser magrinha, mas dói mesmo muito e depois do choque fico meio esquisita e perdida, sem saber muito bem o que fazer. Nem dá para explicar. Aina na sexta tive um choque, estava bem disposta e animada, estava sentada no carro, nem ia eu a conduzir. É muito complicado estar 24 sob 24h com medo de ter um choque. Não é vida.
Para a semana vou ser operada, vou fazer a abulação do foco de arritmia. Ou seja, vão tirar o que provoca as arritmias e consequentemente os choques. Estou com medo da operação e mesmo de que eles encontrem mais alguma coisa, sei lá. Estou contente porque pelo menos até aparecer outro foco já não tenho choques mas pode voltar a aparecer outro mais tarde.

Obrigada por me deixarem desabafar.

p.s.-este blog é um excelente ideia. Anima qualquer um, nem que seja por sabermos que não estamos sozinhos. Muito obrigada.

Ana Coelho

28 01 2013
Rodrigo Moraes

Bom dia! Sou Rodrigo, implantei meu CDI em 11 de marco de 2012. Descobri meu problema em um checkup, foi uma surpresa pq sempre tive uma vida agitada, com exercícios físicos intensos. Sempre bebi, inclusive com energéticos e nunca senti nada. De repente minha vida se transformou, hj vejo que recebi uma dádiva em ter descoberto antes de sofre algo. Segundo resultados dos exames, inclusive um eletrofisiológico, eu iria, possivelmente, sofrer uma morte súbita, sendo aconselhado pelos médicos a implantar um CDI. Foi descoberto uma área fibrosada em meu ventrículo esquerdo, decorrente de uma miocardite que gera as arritimias. Já recebi quatro desfibrilações desde o implante, em dois episódios, sensação que nunca esquecerei. Segundo exame, o aparelho agiu pois a minha frequência cardíaca aumentou abruptamente, chegando a 196 bpm sem eu ter exercido nenhum grande esforço. Tenho uma dúvida e gostaria que alguém dissesse se sente o mesmo. Desde o meu implante, ainda no hospital, venho sentindo pequenos impulsos elétricos no peito (Tipo um peteleco, kkk) uns duzentos por dia, o meu médico examinou e não consegue detectar nada, diz que o aparelho não acusa nada, ele sempre se posicionou dizendo que o aparelho pode estar estimulando a contração involuntária de algum músculo. Fico aflito pq antes de receber as desfibrilações senti essas pequenas contrações, aí já viu né? fico sempre esperando um choque, viver com essa sensação é muito ruim. Gostaria de saber se alguém sente isso tb e caso positivo se o seu médico descobriu a causa.

Obrigado.

29 01 2013
MAURO JORGE CARVALHO DE ASSIS

BOA NOITE MEU NOME É MAURO JORGE IMPLANTEI UM CDI EM15 FEV DE 2011 , APÓS MORTE SÚBITA ABORTADA EM ACADEMIA, OU SEJA ESTAVA REALIZANDO ATIVIDADE FÍSICA QUANDO TIVE UMA ARRITIMIA MALÍGNA, CHAMADA FIBRILAÇÃO VENTRICULAR…NÃO LEMBRO DE NADA….ACORDEI NO CTI…FUI MASSAGEADO DURANTE 10 MINUTOS E DESFIBRILADO POR ENFERMEIROS DE UMA AMBULÂNCIA DO BOMBEIRO DO RJ. MEU PROBLEMA É ISQUEMIA MIOCÁRDICA, DOENÇA MICROVASCULAR..DETECTADO PRINCIPALMENTE NA ESTEIRA ERGOMÉTRICA COM BATIMENTOS MUITO ELEVADOS….NUNCA USEI DROGAS E SOU ASSINTOMÁTICO.SEMPRE FIZ ATIVIDADE FÍSICA..PORÉM TBÉM SOU HIPERTENSO E TENHO PLACAS DE GORDURAS NAS ARTÉRIAS…POSSUO O APARELHO HÁ 02 (DOIS ) ANOS, NUNCA LEVEI CHOQUE…FAÇO REVISÃO NO INSTITUTO NACIONAL DO CORAÇÃO…ACREDITEM ESTE APARELHO PODE SALVAR AS SUAS VIDAS ACOMPANHADOS DO TRATAMENTO AMBULATORIAL….Q.QUER DÚVIDA MEU EMAIL maubombe@yaoo.com.br….saudaçoões a todos…

30 01 2013
Rodrigo Moraes

Bom dia! Sou Rodrigo, implantei meu CDI em 11 de marco de 2012. Descobri meu problema em um checkup, foi uma surpresa pq sempre tive uma vida agitada, com exercícios físicos intensos. Sempre bebi, inclusive com energéticos e nunca senti nada. De repente minha vida se transformou, hj vejo que recebi uma dádiva em ter descoberto antes de sofre algo. Segundo resultados dos exames, inclusive um eletrofisiológico, eu iria, possivelmente, sofrer uma morte súbita, sendo aconselhado pelos médicos a implantar um CDI. Foi descoberto uma área fibrosada em meu ventrículo esquerdo, decorrente de uma miocardite que gera as arritimias. Já recebi quatro desfibrilações desde o implante, em dois episódios, sensação que nunca esquecerei. Segundo exame, o aparelho agiu pois a minha frequência cardíaca aumentou abruptamente, chegando a 196 bpm sem eu ter exercido nenhum grande esforço. Tenho uma dúvida e gostaria que alguém dissesse se sente o mesmo. Desde o meu implante, ainda no hospital, venho sentindo pequenos impulsos elétricos no peito (Tipo um peteleco, kkk) uns duzentos por dia, o meu médico examinou e não consegue detectar nada, diz que o aparelho não acusa nada, ele sempre se posicionou dizendo que o aparelho pode estar estimulando a contração involuntária de algum músculo. Fico aflito pq antes de receber as desfibrilações senti essas pequenas contrações, aí já viu né? fico sempre esperando um choque, viver com essa sensação é muito ruim. Gostaria de saber se alguém sente isso tb e caso positivo se o seu médico descobriu a causa.

Obrigado.
Meu e-mail: tenrodrigochoquepe@hotmail.com

12 02 2013
Reynaldo Ferreira Moraes

Tenho CDI implantado (ST Jude modelo VR V19) e recentemente ele vibrou intensamente por duas vezes consecutivas , o que fazer nestes casos?Meu implante foi feito no Incor de SP e eu moro no PR

13 02 2013
Rodrigo Moraes

Reynaldo, acredito que depende muito da configuração que seu médico programou o CDI, aconselho vc a manter contato com seu médico e tirar as dúvidas quanto a sua programação, normalmente ele pode ser programado para vibrar em situações de alerta, antes de desfibrilar, ou quando a bateria está fraca, creio que este último não é o seu caso. De toda forma, conversar com seu médico é o melhor caminho. Abç.

14 02 2013
Reynaldo Ferreira Moraes

Olá Rodrigo , obrigado pela dica mas nesta madrugada ele vibrou novamente e eu estava em repouso. Estou indo neste momento para São Paulo (INCOR)

15 02 2013
Rodrigo Moraes

Reynaldo, acredito que é a melhor coisa a fazer, tenho fé que dará td certo. Boa sorte e que os anjos o acompanhe. Dê Notícias.

23 02 2013
carlos manuel gonçalves sangalhos

boas tardes amigos tambem ja me meteram um cdi a uma semana .

25 02 2013
Antonio Montez

Carlos então como é que se esta a sentir? Eu já o tenho implantado desde Abril do ano passado, Boa recuperação

28 02 2013
Paulo

Tenho um CDI BIV. Ja vou no segundo. Sinto tonturas leves diariamente, especialmente quando estou em repouso.Penso ser da medicação (Cardiomiopatia dilatada)
Essa vibração que o Reynal do experimentou normalmente quer dizer que a bateria esta perto do fim (sao 2 periodos de vibraçao espaçados de 10hrs. O meu CDI foi colocado em 2008.
Abraço e boa sorte a todos

28 02 2013
Rodrigo Moraes

Boa noite! Alguém pode me dizer se sente vários pequenos choques (cardioversão) durante o dia? Desde que implantei meu CDI em 11 de março de 2012, sinto varias vezes por dia pequenos impulsos no peito perecido com uma pequena pancada, tipo um “peteleco”. Sempre pergunto ao meu médico e ele não observa nada no exame. Ele diz apenas que talvez o aparelho esteja estimulando algum nervo. Já fui desfibrilado quatro vezes em dois episódios e antes da desfibrilação senti a mesma coisa repetidamente. Fico aflito em sentir isso pq penso que vou ser desfibrilado novamente. Grato!

23 03 2013
CASTELO

BOA TARDE! O QUE TENHO PRA RELATAR NÃO É MUITO AGRADÁVEL E UM TANTO ASSUTADOR PARA QUEM TEM CDI, ASSIM COMO EU. MEU PRIMEIRO IMPLANTE FOI HÁ 10 ANOS ATRÁS, ATÉ AÍ TD BEM! EM 2011 TIVE QUE FAZER A PRIMEIRA, POIS O APARELHO APRESENTAVA PROBLEMAS; QDO O MÉDICO FOI FAZER A RETIRADA DO CDI PARA SUBSTITUÍ-LO, FIZ HEMORRAGIA; FOI FECHADO O LOCAL, FIQUEI INTERNADO E NO DIA SEGUINTE VOLTEI PRA SALA DE CIRURGIA; FINALMENTE, IMPLANTE REALIZADO! EM 31 DE JANEIRO DE 2013, APÓS O ALMOÇO, DO NADA COMECEI A TOMAR CHOQUES ; NO TOTAL, DENTRO DE CASA FORAM 8; ESTAVA PASSANDO POR MOMENTOS DE TERROR; CONSEGUI FALAR COM O MÉDICO; FUI DIRETO PARA O CONSULTÓRIO; LÁ ELE DESABILITOU O APARELHO E PEDIU PARA QUE EU RETORNASSE UNS 4 DIAS DEPOIS PARA UMA NOVA AVALIAÇÃO. FUI NA CONSULTA, E DE TTO ELE MEXER NO APARELHO, ACABOU QUE ELE ATIVOU E O DEIXOU EM STANBY; AH, ELE FALOU QUE NA VERDADE EU LEVEI 13 CHOQUES INAPROPRIADOS. CINCO DIAS DEPOIS, TOMANDO BANHO LEVEI OUTRO CHOQUE, PARA MEU DESEPERO!!!! FUI PARAR NO CTI ; NÃO CONSEGUIA DE JEITO NENHUM FALAR COM O MEU MÉDICO; SÓ CONSEGUI NO DIA SEGUINTE; LE CHEGOU NO CTI E VU QUE TINHA DEIXADO O APARELHO EM STAN BY; MAIS UMA VEZ ELE DESABILITOU O MESMO. FALOU PRA MIM QUE EU TERIA QUE TROCAR O APARELHO; UM DOS CABOS ESTAVA DANIFICADO. DIA 02 DE MARÇO PASSEI MAIS UMA VEZ PELA CIRURGIA, FOI TD TRANQUILO, PRINCIPALMENTE O PÓS OPERATÓRIO; QUINZE DIAS DEPOIS FUI NO CONSULTÓRIO PARA RETIRADA DE PONTOS; EIS QUE OUÇO DO MEU DIGNÍSSIMO MÉDICO QUE ELE TERIA QUE ABRIR NOVAMENTE A CIRURGIA,POIS UM DOS CABOS NÃO ESTAVA BEM POSICIONADO; FIQUEI TOTALMENTE SEM CHÃO, DESNORTEADO. NA MESMA HORA ELE ENCAMINHOU O PEDIDO DE AUTORIZAÇÃO PARA O BRADESCO.
ESTOU TRAUMATIZADO COM TUDO ISSO QUE ME ACONTECEU, MINHA VIDA MUDOU RADICALMENTE; ESTOU PERDENDO PESO; TENHO MEDO DE SAIR………….ESTOU APAVORADO AGUARDANDO UMA NOVA CIRURGIA. POR FAVOU, ME DEEM UM LUZ!!!!

26 03 2013
Reynaldo Ferreira Moraes

Bom dia a todos , eu tomei um belo susto com CDI vibrando de vez em quando e agora já sei o motivo : o cabo esta fraturado e agora estou aguardando a cirurgia para a troca dos cabos

26 03 2013
CASTELO

REYNALDO, BOA TARDE! CARA PASSEI POR ISSO; SÓ QUE EU LEVEI 13 CHOQUES; POSSO TE DIZER QUE PASSEI POR MOMENTOS DE TERROR. JÁ FIZ A CIRURGIA, MAS INFELIZMENTE TEREI QUE SER ABERTO NOVAMENTE, POIS O MÉDICO DEIXOU UM DOS CABOS MAL COLOCADOS; QDO FUI TIRAR OS PONTOS FOI QUE ELE PERCEBEU!!!! ESTOU AGUARDANDO O CONVENIO LIBERAR A CIRURGIA.
GRANDE ABRAÇO E BOA SORTE!

21 04 2013
Ana de Fátima

Obrigado por tantas informações.

23 04 2013
adriano

boa noite gostaria de saber uma coisa, meu pai tem o cdi faz 10 anos, agora ele esta tendo um tremor que dura em torno de 40 minutos. fez tudos os exames e nao achou nad de ANORMAL, sabei que e uma bacteria estao falando que e no cabo do CDI alguem pode me ajudar

23 04 2013
augusto

olá Adriano, boa tarde!
Olha eu tb tenho o meu há uns 11 anos; o que posso te dizer é que isso que seu pai está sentindo não é normal; no meu caso, foi um dos cabos eletrodos que foi danificado, só que os choques que eu levei foram bastantes fortes, coisas de filme de terror! Qdo eu fui no consultório do meu médico, ele desativou o aparelho, conforme eu já descrevi anteriormente! O que eu posso aconselhar, é que vc procure a opinião de um outro médico; de preferência um arrtimologista.
Passei por outra cirurgia e estou me sentindo bem.
Espero ter ajudado, boa sorte!

24 04 2013
adriano

ola Augusto meu pai fez a cirurgia hoje teve que abrir o peito, e costataro que a bacteria estava mesmo la, na valvula do coracao, em um exame conseguiu constatar a bacteria so mesmo abrindo o peito, pois tera q ficar sem o aparelho por algum tempo, espero que possa ajudar alguem com o mesmo sintoma

9 08 2013
Maria José

Boa Tarde!
Meu irmão de 47 anos, implantou um CDI a uma semana. Há sete anos ele sofreu um infarto, em consequência do cigarro, e agora a situação se complicou, sendo o CDI a solução para ele. Está se adaptando bem, e graças a Deus estamos aliviados !

1 10 2013
carlos

bom dia a todos sou o Carlos e também já tenho um desfibrador desde fevereiro de 2013 e ate a data ta tudo ok se alguém souber de algum grupo diga para o meu mail Carlos.sangalhos@sapo,pt

1 10 2013
augusto

OLÁ BOM DIA, ME CHAMO AUGUSTO.(50 ANOS)
TENHO O CDI DESDE 2003; ATÉ JANEIRO DE 2013 NUNCA TINHA ACONTECIDO ABSOLUTAMENTE NADA, MAS NO DIA 31 DE JANEIRO, DEPOIS DO ALMOÇO, SENTEI NO SOFÁ E FUI NAVEGAR NA INTERNET COM O NOTEBOOK APOIADO NAS PERNAS; DO NADA ELE VOOU LONGE, TOMEI UM CHOQUE DO CDI, DAÍ POR DIANTE FORAM 8; ATÉ EU CHEGAR NO CONSULTÓRIO DO MÉDICO, LEVEI MAIS 5 CHOQUES; POSSO DIZER QUE FOI UMA TARDE DE TERROR; DEI GRAÇAS A DEUS QUANDO CHEGUEI NO CONSULTÓRIO E ELE DESATIVOU O APARELHO.
PRA RESUMIR, EU NÃO ESTAVA SENTINDO ABSOLUTAMENTE NADA, PELO CONTRÁRIO, ESTAVA MUITO TRANQUILO! SEGUNDO O MÉDICO, UM DOS CABOS ELETRODOS HAVIA SIDO DANIFICADO, A SOLUÇÃO SERIA A TROCA.
PASSEI POR OUTRO PROCEDIMENTO CIRÚRGICO NO DIA 02 DE MARÇO DE 2013; AGORA ESTÁ TUDO BEM…GRAÇAS A DEUS!!!! ESTOU FAZENDO TRATAMENTO PSIQUIÁTRICO, POIS FIQUEI TOTALMENTE TRAUMATIZADO COM O OCORRIDO, TENHO ME SENTIDO BEM MELHOR;
ESPERO QUE TODOS NÓS CONTINUEMOS BEM!!!
ABRAÇO A TODOS!

29 10 2013
Roque Luís

Que ótimo encontrar vocês. Hoje é 29 de outubro de 2013. Sou portador de miocardiopatia hipertrófica obstrutiva desde 2006 e a doença esta evoluindo. Até agora não tive nenhum desmaio, mas o aparecimento de taquicardias fez o médico pedir uma ressonância magnética, o que resultou no diagnóstico de extensas áreas de fibrose. O médico me indicou o implante de CDI. Pronto, fiquei acabado. Lendo o depoimento de vocês me sinto mais confortado, principalmente por ter 50 anos e saber que pessoas mais jovens tem uma jornada maior pela frente com estes problemas. Como foi dito, não é fácil. Espero a decisão de mais 3 médicos. Meu plano UNIMED é empresarial e não sei se eles autorizam. Sou de Floripa.
Um abraço a todos.

29 10 2013
augusto

OLÁ ROQUE, BOA TARDE! É CLARO QUE O PLANO AUTORIZA! O MEU É SAÚDE BRADESCO EMPRESARIAL, LEVOU NO MÁXIMO UNS 12 DIAS PRA AUTORIZAR! A CIRURGIA É TRANQUILA E O PÓS OPERATÓRIO TB! DESEJO BOA SORTE PRA VC, UM GRANDE ABRAÇO!

29 10 2013
Marcelo Batista

Olá Roque!

Eu me chamo Marcelo, moro em Brasília e tenho Cardiomiopatia Hipertrófica assim como você. Tenho 36 anos. Em Dezembro de 2012 três paradas cardiorrespiratórias, mas graças a Deus, estou vivo. Segundo o SAMU, fique 22 min parado, mas não tive sequelas. Graças a uma enfermeira e a um senhor que me socorreram até o SAMU chegar. Certamente eles foram anjos que Deus colocou em meu caminho para me manter vivo até a vinda dos paramédicos. Depois dessa, fique na UTI por 11 dias e saí de lá com um CDI. Agora estou bem. Com 40 dias já havia retornado ao trabalho.

Para você, desejo que tenha uma vida tranquila e que saiba que Deus sempre está no controle de tudo. Você ainda é jovem com certeza vai encarar essa doença de frente! Sucesso!

14 11 2013
fernando

Ola Meu nome e Fernando e tenho um CDI há 3 anos,mas não faça atividade nenhuma qual e a melhor atividade que posso fazer pois sem gfazer nada ganhei muito peso.

15 11 2013
Roque Luís

Obrigado Augusto e Marcelo. Quarta, dia 20 será o dia da cirurgia, depois posto o resultado e as primeiras impressões.
Então Fernando, seu médico é a pessoa mais indicada para lhe orientar sobre atividade física. A hipertrofia limita em muito o esforça. Fazem dois anos que caminho praticamente todos os dias 5km, com 1h de duração. Emagreci uns 14 quilos. Eu espero continuar caminhando depois do implante.
Um abraço e saúde e paz para todos vocês.

21 11 2013
maria das graças

gente vou colcar cdi mas to numa tremenda duvida, quantos dias eu ficarei no hospital?

22 11 2013
Roque Luis

Acabei de fazer o implante e fiquei somente uma noite no hospital. Nao sei o teu caso mas me arrependi de não ter pedido ao Dr para ficar mais uns 3 dias. A recuperação em casa para mim esta sendo mais dificultosa.

22 11 2013
augusto

OLÁ ROQUE LUIS, QUE BOM QUE O PROCEDIMENTO JÁ FOI REALIZADO; ACHO TB QUE VC PODERIA TER FICADO MAIS TEMPO NO HOSPITAL; NÃO SE PREOCUPE, POIS OS PRIMEIROS DIAS REALMENTE É UM POUCO INCÔMODO, MAS NADA QUE VÁ DEIXÁ-LO MAL! ESPERO QUE SE RECUPERE O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL……..GRANDE ABRAÇO.

4 12 2013
Roque Luís

É isso mesmo Augusto. Hoje fazem 15 dias de recuperação estou quase 100%. Para quem tem temores da cirurgia e do implante não se preocupe. Faça, aceite porque esta sendo tudo muito tranquilo. É um pouco doloroso nos primeiros dias coisa que vai passando progressivamente. Não retornei ao meu médico ainda mas irei agradece-lo pela decisão. Não considere tudo que lê na internet mas as opiniões aqui expressadas me ajudaram muito a aceitar esta nova vida e os benefícios que o implante me trará. Minha esposa ajudou muito na minha recuperação e estou feliz agora.
Muito obrigado a todos vocês.

5 12 2013
augusto

QUE LEGAL ROQUE LUÍS!!!! AGORA VIDA NOVA…….FELICIDADES PRA VC E SUA FAMÍLIA!

5 12 2013
marcelo batista

Roque, bem-vindo ao seleto grupo dos portadores de CDI. Agora é vida normal! Que Deus te abençoe. Abs, Marcelo.

4 01 2014
denize silva pereira

Adorei saber um pouco mais sobre o cdi.o medico me avisou que talvez eu precise colocar.Tenho cardiomiopatia hipertrofica.

4 01 2014
Roque Luís

Denize, não sei para os outros casos, mas para o meu problema que é igual ao seu esta fazendo uma diferença enorme. Como disse o Marcelo: “vida normal”. Não dá para descrever o quanto me sinto bem depois do implante.
Um grande abraço.

8 01 2014
Alexandre Gonçalves

Meu nome é Alexandre, tive uma morte súbita abortada em 2011 devido a uma miocardite. Depois de 17 dias no hospital, tive alta e passei a levar minha vida normal. Um outro episódio em novembro de 2013, tive novamente uma morte súbita abortada. Fiquei 10 dias internado e os médicos chegaram a conclusão que era necessário o implante do CDI. No dia 18/11/2013 foi realizado o implante, de lá pra cá tive limitações no braço esquerdo e me sinto cansado, com falta de ar. Recentemente no dia 05/01/2014, após ficar com a vista turva e com a sensação de desmaio tive os primeiros choques, tive três em sequencia muito forte, sentei na calçada onde as pessoas me socorreram me levando para um hospital mais próximo. Onde realizaram o exame de eletro e de sangue, todos os exames estavam na normalidade. Faço uso de propanolol. Depois desse episódio fiquei inseguro, achando que posso levar novamente os choques a qualquer momento. Mas graças a Deus, estou vivo. Em nome de Jesus. Irei fazer minha primeira avaliação do CDI amanhã, dia 09/01/2014 e que Deus esteja a frente.

8 01 2014
Ricardo Maciel de Moraes

Alexandre,

Seu caso é parecido com o meu, quase morri duas vezes antes de implantar o CDI em 2012 devido a uma miocardite. Em 10/03/2013 tive o primeiro choque e também fiquei inseguro. Mas graças a Deus estamos aqui para contar a história.
Não fique preocupado com os choques, como você vai passar por uma avaliação agora, seu médico vai dizer se o aparelho agiu corretamente ou foi um caso de tratamento indevido, que não é incomum pois o CDI pode interpretar uma elevação de frequência cardíaca normal como arritmia (dependendo da configuração do aparelho) e realizar uma descarga. Essa primeira avaliação é muito importante pois vai servir para o médico adequar o aparelho a seu estilo de vida. Caso a aparelho tenha agido corretamente, só agradeça a Deus e siga em frente, logo você esquecerá do CDI e viverá normalmente.

Um grande abraço,

Ricardo Moraes (Recife – PE)

8 01 2014
augusto

OLÁ ALEXANDRE, BOA TARDE!
AMIGO NÃO FIQUE TÃO ASSUSTADO, QQ PROBLEMA, COM CERTEZA SERÁ SOLUCIONADO; PASSEI POR SITUAÇÕES , EU DIRIA ATERRORIZANTES, POIS TIVE UMA SEQUENCIA DE 13 CHOQUES INAPROPRIADOS; ACHO Q VC PODE AVALIAR O QTO EU FIQUEI DESESPERADO; DEPOIS DE TANTO INSISTIR PRA FALAR COM O MÉDICO, POR FIM FUI ATÉ O CONSULTÓRIO DELE, ONDE FOI DESABILITADO O APARELHO. RESUMINDO: UM DOS CABOS ELETRODOS ESTAVA DANIFICADO, O APARELHO FAZIA UM “FALSO” REGISTRO DE TAQUIARRITIMIA, POR ISSO ELE DISPARAVA CHOQUES INAPROPRIADOS; GRAÇAS A DEUS PASSEI POR OUTRA CIRURGIA E TD FOI SOLUCIONADO! QTO A DOR NO BRAÇO, ISSO É PASSAGEIRO, LOGO LOGO VC ESTARÁ BEM MELHOR!

8 01 2014
Marcelo Batista

Pessoal, só para relatar: completei em Dezembro/2013 meu primeiro ano com o CDI, após episódio de morte súbita abortada devido a uma cardiomiopatia hipertrófica. Ainda não tive nenhum choque. No começo o implante incomodava um pouco, agora nem sinto mais que tenho o CDI. Já estou planejando até saltar de paraquedas (curso AFF ou ASL), se o médico me permitir. Que Deus abençoe a nós todos!!!

11 01 2014
Alexandre Gonçalves

Caro amigo Ricardo e Augusto, obrigado pelo conforto. Como disse anteriormente fui a avaliação e foi realmente um ataque. Voltei a fazer uso do Amiodarona,

20 01 2014
Alexandra

With havin so much content and articles do you ever run into any problems of plagorism or copyright infringement? My website has a lot of exclusive content I’ve either created myself or outsourced but it appears a lot of it is popping it up all over the internet without my agreement. Do you know any solutions to help reduce content from being ripped off? I’d definitely appreciate it.

27 01 2014
Vagner Costa

Oi pessoal,

Tenho 42 anos e implantei meu CDI em jan/13 (Aniversário Yeah!!!). Até hoje não reiniciei minhas atividades físicas comuns… tinha por hábito treinar em academia, correr (entre 10 e 21km) e jogar futebol. Atualmente faço apenas pequenas caminhadas e sinto-me bem.
Em dez/13 conversei com meu médico e ele me liberou para reiniciar os exercícios, desde que acompanhado neste primeiro instante. Estou procurando alguma clínica ou academia, mas gostaria de saber se vcs podem me recomendar alguma?
Obs.: Moro em Botafogo no Rio de Janeiro e trabalho no Centro da Cidade.

27 01 2014
augusto

olá Vagner, boa tarde!
Cara, ele te liberou pra q tipo de atividade, pois eu tô totalmente sedentário e preciso me exercitar! Eu até andei entrando por duas vezes na academia, mas achei q tava exagerando; exagerei tto q fui parar no Hospital; um dos cabos eletrodos simplesmente rompeu, é claro que eu não sentir isso no momento,; depois de muito tempo(dias ou meses, nem sei ao certo), comecei a tomar choques inapropriados, ísto é, o paparelho fazia uma falsa leitura de arritmias e dá-lhe choque(porradão msm!!!); tive que ir correndo no consultório pra ele desativar o aparelho! Tive que fazer outra cirurgia para reposição do cabo eletrodo…..estou muito bem, mas atualmente ando muito medroso……..fato!!!!€ Me desculpe se te deixei preocupado, mas vá com calma, me mantanhea informado…é sempre bom aber um pouco mais!

27 01 2014
vagner1502

Fala Augusto,

Ele me liberou para caminhadas e início de exercícios em academias, sendo que nas academias eu deveria/devo ter um acompanhamento, pois certos exercícios podem causar pbls. Todos que envolvem abertura/extensão de braços devem ser feitos com moderação e em amplitude baixa (conselho tardio, foi mal).
Neste primeiro instante eu (nós) tenho que dimensionar minha capacidade e para isso preciso ser monitorado. Por isso estou buscando uma academia que tenha o aparato necessário… é quase uma clínica de reabilitação à vida normal. Mandei um email pro meu médico e assim que tiver conhecimento te informo!
Grande abraço e vida longa…

27 01 2014
augusto

Valeu! Obrigado…boa noite!

28 01 2014
mauro jorge carvalho de assis

Meu nobre augusto tive morte súbita em 2011 correndo em uma esteira em uma academia no meier….. fui reanimado, chocado e implantei um CDI 3 anos sem alterações ….. faço corrida e caminhada moderada em academia e na lagoa, copacabana… e ainda jogo basquetebol…., mas faça um teste ergométrico com o seu médico ele vai dizer o seu limite o meu problema é isquemia miocárdica com algumas artérias obstruídas 5 comprimidos por dia e a vida continua………hj tenho 46 anos…….a atividade física é importante…….

20 03 2014
antonio jorge reis dos santos

boa noite amigos tenho 61 anos levei um cdi há 3 semanas e meia queria que me disse sem se e normal sentir dor no braço ou seja nos tendões por baixo do desfibrilhador ? e no musculo pode ser de eu mover o braço obrigado a todos os amigos

21 03 2014
Marcelo Batista

Olá! A dor é normal, pois ele pode ser implantado abaixo do músculo, que deve ser o seu caso. Tenho 37 anos e implantei o CDI há um ano. Tenho cardiomiopatia hipertrófica. Fica com Deus! Abs,

marcelo_batista@yahoo.com

21 03 2014
augusto

OLÁ ANTONIO, BOA NOITE! O MEU PRIMEIRO IMPLANTE FOI EM 2002; O MESMO FOI IMPLANTADO SUBMUSCULAR(DEBAIXO DO MÚSCULO), EU SENTIA DORES MUSCULARES, SEGUNDO O MÉDICO, ERA DEVIDO A ACOMODAÇÃO DO APARELHO NO MÚSCULO; COM O TEMPO ESSA DOR FOI PASSANDO; EU TB SENTIA COMO SE O MUSCULO TIVESSE TREMENDO, TD NORMAL SEGUNDO O MEU MÉDICO. EM JANEIRO DE 2013 TIVE Q FAZER OUTRO IMPLANTE, DESSA VEZ O APARELHO FOI IMPLATDO POR DEBAIXO DA PELE, ESTETICAMNTE FICOU HORRÍVEL, MAS O MÉDICO DISSE QUE ERA BEM MELHOR DE TROCAR A BATERIA, QDO FOR NECESSÁRIO. ESPERO TER AJUDADO……..BOA SORTE E MELHORAS.

21 03 2014
Alexandre Gonçalves

Bom dia Antonio, é normal, implantei o meu CDI a 4 meses, o repouso é fundamental para sua recuperação. Boa sorte e fica com DEUS.

26 03 2014
Patricia França

oi meu marido tem um CDI tem alguma placa que ele possa usar para evitar radiação pois ele trabalha com ferramentas eleticas e motores automaticos

28 03 2014
Alexandre Gonçalves

Bom dia Patricia! A pessoa mais indicada para responder a sua pergunta é o medico que acompanha seu marido. Boa sorte e fica com DEUS.

3 05 2014
amanda

ola boa tarde a todos….meu marido fez um eletrocardiograma e foi dectado a síndrome de brugada…ele repetiu o exame na mesma clinica e o mesmo resultado.Ele decidiu ir em outra clinica e fez novamente o eletro q desta vez não deu nada…e fez também o ecocardiaograma q também deu tudo normal..E agora ficamos na duvida,a possibilidade de não ser a síndrome de brugada?me ajuden por favor..desde já grata.

3 05 2014
Roque Luís

Boa tarde Amanda, o que posso dizer é para ter calma. Não sei a cidade onde se encontram vocês, mas devem procurar mais alternativas, investigar mesmo. Talvez procurar outra cidade. A Síndrome de Brugada não tem sintomas e nem dá sinais de aviso. Pode estar a conviver conosco e não se saber. Lei o artigo deste blog e você verá que o diagnóstico não é simples.
Boa sorte e fiquem com Deus.

3 05 2014
Alexandre Gonçalves

Boa tarde Amanda, seu marido tem que passar por uma consulta médica com um cardiologista com especialidade em arritmia e eletrofisiologia. Boa sorte e fiquem com Deus.

5 05 2014
Patricia

Amanda,aconteceu a mesma coisa com o meu marido pagamos todos os isames,convenio e não constatou nada,porem no posto de saude tinha um cardiologista muito bom que pediu todos os isames novamente e realmente ele tinha a doença.procure outra opinião médica especializada.
Boa sorte e que Deus os abençoe

7 05 2014
telmo

Boa tarde todos os portadores de cdi por esta ou aquela condição. Um aparelho que sendo uma mutilação do corpo, um estigma para a nossa autoimagem, quem somos e que força nos fez nascer, mas é ao mesmo tempo um salvador, uma sorte para quem o pode colocar no peito e um milagre da técnica. De qualquer forma dou sempre por mim a pensar que preferia não ter SINDROME nenhum, não ser caso de estudo pra ninguém, não pensar se os filhos tem ou não, mas como é que se diz ….bola pra frente.

25 05 2014
Hygor

Fiz o implante do CDI, porém estou sentindo o braço esquerdo muito inchado e pesado, o que devo fazer para tirar o inchaço do braço?
Obrigado e boa noite!

25 05 2014
Alexandre Gonçalves

Hygor, tente mexer o menos possível o seu braço no primeiro mês. O braço inchado pode ser devido o acesso na veia de algum medicamento, exemplo ANCOROM é bem comum dar inchaço e vermelhidão, quanto o braço pesado só o tempo. Mas entre em contato com seu médico e relate esse fato para ele te medicar. Boa sorte e fica com JESUS.

25 05 2014
Roque Luís

Exatamente Hygor. Tenha paciência porque a recuperação vai de 30 a 40 dias mais ou menos. Todo medicamento que você precisa já recebeu na veia durante a internação. Não tome antinflamatório. Precisando tome apenas um remédio para dor. É o que o Alexandre escreveu , procure não mexer o braço. Segui tão a risca esta recomendação que senti dores de atrofia em outros músculos do braço, mas agora estou muito feliz.

6 06 2014
Paulo F. Florindo

Caros amigos, para quem tiver dúvidas, devo dizer que tenho 80 anos e faz um que me foi implantado um CDI. A operação foi rápida e sem dor alguma. A recuperação foi igualmente rápida. Passa a ser tão natural que esqueço que o tenho posto.
Tenho revisão cada 6 meses e tudo está ok, por tanto a quem tiver necessidade aconselho a não hesitar.

6 06 2014
Roque Luís

Muito bom seu depoimento. Fui um que exitou colocar cheio de medos e hoje compartilho do seu relato. Por curiosidade, qual sua indicação médica? longa vida para o senhor que nos dá esperança para viver. Parabéns.

7 06 2014
carlos

Boa noite eu tenho um desfribrilhador a um ano e tal e ainda não accionou devez em quando doi me o braço que nuca mais pude fazer força com ele de resto tá tudo ok abraço

16 06 2014
Felipe

Olá. Tenho um CDI há 5 anos, e gostaria de saber se existe alguma recomendação para não dirigir. Se é possível a ocorrência de desmaio mesmo com o CDI, não posso dirigir, pois poderia causar um acidente…

16 06 2014
Roque Luís

Nestes 5 anos você já levou choque ou desmaiou? Perguntei aos meus médicos se poderia dirigir e eles afirmaram que sim e que eu deveria levar uma vida normal porém sem fazer muito esforço. Entendo sua preocupação. Acho que outros países são mais rigorosos quanto a isso. Mas pense bem, qualquer motorista por outros motivos pode causar um acidente e tirar a vida de alguém. Eu procuro na maioria das vezes dirigir com atenção no transito e em mim, cuidando dos outros. 30 dias após a cirurgia já estava dirigindo. Raramente fico tonto ai então diminuo a velocidade até estabilizar. A nossa vida já é bastante limitada por conta da doença e locomoção para nós é fundamental. Abrir mão de dirigir somente se alguém na família puder guiar por mim. Boa sorte.

16 06 2014
Felipe

Olá, Roque

Nunca senti nada, nem quando tive minhas duas síncopes, e nem depois que implantei o CDI. Muito obrigado pela sua resposta, foi basicamente o que meu médico me disse também….

17 06 2014
Antonio

Bom dia

Eu também nunca senti nada na minha sincope, nem tonturas nem nada, foi cai e pronto, já tenho o cdi a 2 anos e ainda não tive qualquer disparo, sobre a condução a delegada de saúde queria me tirar a carta na altura, mas como lhe disse que conduzia pouco, quando vai alguém no mesmo veiculo com carta, tento sempre que levem o carro, mas no inicio cheguei a parar muitas vezes o carro com ataques de palpitações, visto quando tive a sincope não sentir qualquer mal estar ou sinal que ia ter o mesmo. Tudo de bom para todos

30 06 2014
telmo

ola a todos, fui implantado no hospital de santo antonio no porto em maio de 2012, mas nunca tive choque terapêutico.
Como se aproxima a data de renovação da carta de condução em Portugal aos 50 anos, gostaria de saber se alguém sabe o que posso esperar em termos de exame médico e se renovam ou não a carta a quem é portador de CDI: obrigado a todos

10 07 2014
Barbara Aragão

Amanhã completo 8 dias q implantei um CDI, ainda muito assustada com tudo, mas queria tirar uma dúvida se alguém puder me responder agradeço. É normal emitir um som parecendo de alarme , st acontecendo comigo pelo menos 3 vezes ao dia, parece um toque de celular. Estou preocupada e cheia de dúvidas.

10 07 2014
Antonio

Bom dia Sr.ª Barbara comigo também se passou o mesmo mas só nos primeiros dias, mas depois deixou de fazer, e normal.
Boa recuperação.

10 07 2014
Barbara Aragão

Bom dia!!! Muito obrigado Antônio, assim fico mais tranquila.

10 07 2014
Roque Luís

Não se prive de perguntar ao seu médico Barbara. Como é um implante de um aparelho comercializável temos todo o direito a assistência e a garantia. Você pode solicitar que a secretária dele encaminhe sua dúvida. Existem algumas marcas, o meu é da Biotronic e nunca emitiu som algum. Não deixe de consultar o manual do aparelho. Você esta protegida e isso é o que importa. Boa recuperação.

10 07 2014
carlos

Não tenhas medo bárbara eu faço a minha vida toda praticamente todas só temos é de poupar mais o braço esquerdo até voltei a conduzir o meu camião e já tenho o aparelho quase a dois anos temos de ser fortes bjs

12 07 2014
Barbara Aragão

Bom dia e muito obrigado pela atenção de vcs, Roque meu aparelho é um medtronic, e ele continua emitindo um alarme sempre no mesmo horário, Carlos estou ainda assombrada por ser tudo muito novo, ontem mesmo fui a um supermercado tiveram que desligar o aqueles sensores antifurto pq os funcionário não sabiam informar nada sobre, fiquei com medo. Mas sei que dps terei uma vida praticamente normal, pelo menos é o que espero. Novamente meu muito obrigado, abraço.

12 07 2014
Thierry Martins

Olá Barbara. Esse sinal sonoro normalmente tem a haver com a bacteria. Consulte imediatamente o seu medico/hospital.

12 07 2014
Alexandre Gonçalves

Bom dia Barbara, na pagina 17 do seu manual do paciente MEDTRONIC, Trata-se de um sistema de monitoramento que avisa quando seu CDI se encontra em alguma condição que requeira avaliação de seu médico, Você recebeu um imã, junto com seu manual?

12 07 2014
Barbara Aragão

Alexandre Gonçalves não recebi ímã somente o manual num cd, e no manual não tem a pagina 17, estou insegura quanto o aparelho. Será possível algum problema mesmo ele sendo novo?

12 07 2014
Alexandre Gonçalves

Barbara boa noite, o CDI recebe uma programação feita pelo seu médico. Vamos esquecer o manual e o imã certo. Você já entrou em contato com seu médico? para comunicar os sinais sonoros do CDI. Fica calma porque o CDI foi implantado em você para te ajudar. Fica com DEUS.

15 07 2014
Roque Luís

Alguma novidades Barbara? Fiquei preocupado. Conseguiu falar com seu médico? Dê um retorno até para as pessoas ficarem informadas e saberem identificar o problema quando outro caso parecido com o seu aparecer. Você citou o supermercado, eu entro e saio sem problema algum. Sua preocupação maior deve ser com aeroportos e bancos. Tudo de bom.

17 07 2014
Vinícius

Pessoal, boa noite! Faz 08 meses que implantei um CDI, devido histórico familiar de infarto fuminante e por eu ter cardiomiopatia hipertrófica, ou seja, um elevado risco de arritmia ventricular. Nunca apresentei sintomas de arritmia… tinha um vida repleta de exercícios…. porém pela genética e histórico familiar (irmã falecida), o Dr. Henrique de Belo Horizonte optou pela cirurgia. No início criamos vários monstros porque é algo novo…. porém após muito estudo, percebi o tão bem que iria me fazer….. posso dizer a todos que não tenham medo!!!! é mais uma garantia de vida que nós temos!!!!! atualmente levo a vida normal… vou ser papai e voltei a fazer o que eu mais gosto… jogar bola….em relação à estética….não vejo problemas…. é apenas uma pequena cicatriz…. e já conheci várias pessoas que utilizam o mesmo aparelho da medtronic. bom, fico a disposição e deixo o meu e-mail se vocês quiserem trocar experiências! Parabéns Dr. pelo blog! Minha vida mudou…. e agora consigo durmir…. viniciusambrosio@hotmail.com

8 08 2014
pedro

Olá, boa noite! tenho 44 anos e tive um ataque cardíaco do miocárdio há 21 dias. desde então tenho estado internado no hospital, da primeira semana não tenho consciência nem me lembro o que se passou comigo, a partir do momento que comecei a recuperar a consciência,tenho me sentido bem dentro das limitações…esta semana fiz uma ressonância magnética ao coração, que demonstrou que a lesão foi extensa e vou necessitar de um CDI, mas foi me dito que para eu poder fazer esse procedimento, a equipa médica tem que fazer um requerimento á administração do hospital, derivado ao custo da intervenção .será possível??…Que eu possa morrer com uma arritmia , á espera de uma medida de quem lida com os números??Eu gostaria de saber se em portugal todos os hospitais antes de implantarem um CDI , têm que pedir autorização á administração do hospital?…a minha angustia tem a ver com o facto de não saber se vou ficar aqui mais 10 dias ou mais 2 meses. pois a informação passada ao doente é escassa.estou meio desesperado e gostava de ler alguns feedbacks.
Desde já o meu obrigado
cumprimentos

9 08 2014
Alexandre Gonçalves

Pedro, boa tarde! Você está internado em um hospital público ou particular? Porque no meu caso entre internação e o implante do CDI, levou 10 dias. Não perca a fé e coloque a sua ansiedade nas mãos de Deus! Boa Sorte!

9 08 2014
pedro

Olá Alexandre, estou internado num hospital publico faz hoje 3 semanas. sou funcionário publico e beneficiário da ADSE (se isso ajudar alguma coisa), o implante do Alexandre foi num hospital publico ou privado?
obrigado pela força

9 08 2014
Roque Luís

Bom Pedro. Também te desejo força e paciência que tudo vai dar certo. Deve ter alguém te acompanhando que deverá fazer as perguntas a alguém para sanar as suas dúvidas. Eu fui operado em um hospital que atende ao convenio UNIMED. Fui internado apenas para fazer o implante. Meu plano é simples com coparticipação mas não tive despesa alguma. A dúvida no seu caso pode ser esta, quem pagará o procedimento e o aparelho? A ADSE não pode te informar? Você esta hospitalizado fique tranquilo por aí nada de ruim vai te acontecer. Pergunte ao seu médico o que esta faltando e depois nos de retorno se tudo ocorreu bem. Fique com Deus.

11 08 2014
Alexandre Gonçalves

Pedro, bom dia! O meu implante foi em um hospital conveniado da ASSIM. Mais fica calmo, que o hospital publico também faz, é um procedimento caro por isso a demora burocrática. Sei que a ansiedade é muito grande. Você tem algum parente que possa ir até administração do hospital, para ter informações sobre a solicitação do CDI? Pedro na vida tudo tem sua hora e lugar, lembre que você é um vitorioso. Muitas pessoas não ti verão a chance que você teve, de chegar com vida no hospital após um ataque cardíaco. Valorize esse milagre de Deus.Coloque toda essa sua ansiedade nas mãos do senhor Jesus. Converse com seu medico, ver se ele indica algum ansiolítico para te ajudar. Lembre! a Fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que não se vêem. Fique com Deus, porque ele está com você.

20 09 2014
Claudio Peroba

eu tive meu enfarto em 2012 e, apesar da extensão da área inativa do miocárdio, nunca havia sido confirmada necessidade de CDI, até o dia que tive uma arritmia maligna em julho/2014. Fiz a cirurgia de implante do CDI como o convênio Sul América bancando tanto aparelho quanto a cirurgia e hospitalização, no INCOR-SP. Cirurgia bem simples, corte de 7 cm e recuperação no hospital em 2 dias. Agora faz 1 mês e já me acostumei com o aparelho. Praticamente nem percebo que ele existe…. Na consulta médica que fiz agora, os dados mostraram que meu coração se comportou totalmente dentro dos parametros configurados. Hoje tenho só a a agradecer a Sul América e a todos os excelentes profissionais do INCOR-SP, que é um hospital público, mantido pela Fundação Zerbini / USP (Governo do Estado de São Paulo).

24 09 2014
Augusto

Site muito bom, com muitas informacoes e experiencias pra quem ja fez ou ainda vai implantar o cdi.
Logo farei uma cirurgia e gostaria de saber acerca da cicatriz, se é algo muito visivel, a questao da sobressalencia no peito etc. Alguem que implantou poderia compartilhar algumas fotos? Agradeco desde ja!
Email pra contato: augusto_calixto@hotmail.com

18 10 2014
Vinícius

Augusto, as fotos são o mínimo….. O que importa é a sua saúde! Não vai atrapalhar em nada!!! A vida nos deixa várias cicatrizes…. Essa da cirurgia.. nem me lembro…. abs!!!!

26 10 2014
sandra

O meu marido fez um implante CDI a 15-05-2012 mas o que nunca me preocupou foi a cicatriz. Ele no inicio isso tambem o preocupava ,mas na minha opinião isso é tão insignificante …e todos que descobrem o problema a tempo de colocar o aparelho devem dar graças a DEUS …porque esse milagroso aparelhinho vai ajudar-vos a ter outra qualidade de vida.

10 11 2014
Anderson

meu pai passou por esse procedimento de colocação do CDI,mas o corte q foi feito nele não foi abaixo da cravicola,mas sim na costela.Gostaria de saber se isso é normal e o porquê disso?

11 11 2014
Alexandre Gonçalves

Boa tarde Anderson, Só o médico que fez o implante, pode lhe responder o motivo. Fica com Deus e saúde para seu pai.

11 11 2014
Roque Luís

Exatamente o que comentou o Alexandre. Sobre o implante é absolutamente normal e a opção tem haver com a necessidade do seu pai.

14 11 2014
Bete

Ola, meu pai usa cdi a 6 cujo vencimento da bateria é de 5 no entanto nao foi trocado ainda porque segndo o medico, ainda nao descarregou. poo rem, ontem ele sentiu o aparelho vibrar e tocar como se fosse um cel. é normal e o que relamente aconteceu, sera que está descarregando.
Obrigada

25 11 2014
Vinícius

Bete, no próprio manual do aparelho demonstra essa condição caso a bateria já esteja no fim. Dá uma lida e já marcar a consulta para o seu pai. Abs!

28 11 2014
sulimar rodrigues da rosa

gostaria de saber como faço par encaminhar pelo sus a colocação do cdi quais os procedimentos.

2 02 2015
Paulo Vaintraub

Quanto tempo depois do implante do CDI posso voltar a correr?

3 02 2015
Roque Luís

Esta resposta somente seu médico pode te dar. O tempo de adaptação e recuperação da cirurgia vai de 30 a 40 dias + ou – . Você tem que pensar que apesar de um procedimento relativamente simples, ficou aí uma cicatriz e hematomas. Eu caminho todos os dias mas não me arrisco em correr pelas características da minha doença (Miocardiopatia Hipertrófica). Ao final de 1 ano estava completamente adaptado com o implante. Converse com seu médico.
Abç

20 03 2015
dionil leão

estou sendo indicado a colocar cdi após ter tido parada cardiaca não poderia ter problema pois ja uso uma valvula mecanica

20 03 2015
Roque Luís

Se existe uma indicação acredito que não se deva exitar em colocar. O CDI é um recurso que melhora a vida de quem precisa e dá mais segurança. Leiam esta reportagem em que uma jovem de 18 anos morreu apesar de medicada continuamente. Não sei porque não recebeu um CDI, poderia ter salvo a vida dela: http://diariodesantamaria.clicrbs.com.br/rs/noticia/2015/03/a-ultima-coisa-que-eu-disse-foi-eu-te-amo-conta-pai-de-aluna-da-ufsm-que-morreu-no-campus-4722632.html

2 06 2015
Michel Vale

Boa noite, gostaria de uma informação. Meu pai colocou um CDI cardiaco em outubro de 2013. Porém, em novembro, teve q trocar os eletrodos pois teve cerca de 7 descargas elétricas em 3 dias. O médico disse que os cabos estavam tocando provavelmente na clavícula e então tocaram de posição. Durante um ano ficou tudo certo mas em dezembro de 2014, apareceu uma vermelhidão e um inchaço no local da cicatriz. Foi feito uma pulsão entretanto, a cerca de um mês (05/2015) a cicatriz se rompeu cerca de 2 mm e começou a vazar um líquido amarelado. Foram feitas várias análises e não possui bactérias. O líquido tende a sair mais a noite ou quando pressiona-se o local. Meu pai não possui dor ou febre. O médico definitivamente não sabe o que é, apenas passa a cada mês um anti-biótico diferente. Será que pode ser algum tipo de rejeição?
Por favor, espero que alguém aponte alguma direção.
Obrigado

12 06 2015
Daniel da Silva Coutinho

Boa tarde a todos na ultima segunda feira fui diagnosticado com síndrome de brugada, vou ter que implantar o cdi, sei de seu funcionamento e segurança, mas confesso que estou ancioso, gstaria de informações de pessoas que passaram por isso, muito obrigado meu e-mail:danieldasilvacoutinho@yahoo.com.br

18 06 2015
Edilson Teodoro da Silva

Boa tarde! Meu nome é Edilson Teodoro da Silva, Eu tenho um CDI, Implantado no peito no lado direito, E levo uma Vida normal, moro em Recife, confesso que no inicio fiquei triste, mas com o passar dos tempos, voltei ao normal e sigo minha Vida. No trabalho estou fazendo uma reabilitação para troca de função, pois onde eu trabalhava é um local de confinamento e de dificil acesso numa emergência, Eu trabalho na Marinha Mercante, e apartir de agora estou sendo preparado para trabalhar no setor de Administração da empresa. Pois não posso viajar mais de navios mercantes. Um abraço a todos. Quem quiser entrar em contato comigo o meu e-mail. edilsonteodoro62@hotmail.com Em maio de 2015, completei um ano com meu CDI, graças a Deus tudo bem!

18 06 2015
Edilson Teodoro da Silva

Boa tarde! Gostaria de saber, se há alguém da Marinha Mercante, assim como eu, com um CDI? Pois gostaria de trocar informações ou quem sabe poder tirar alguma dúvidas! um abraço! Edilson Teodoro da Silva. e-mail edilsonteodoro62@hotmail.com

18 06 2015
Edilson Teodoro da Silva

Boa tarde! Gostaria de saber se quem tem o CDI, Pode solicitar a carteira de Livre acesso nos ônibus, e quem tém, como fazer para solicitar a mesma. Desde já muito obrigado! Edilson Teodoro, e-mail edilsonteodoro62@hotmail.com

18 06 2015
Roque Luís

Boa tarde Edison. Estou com CDI vai para quase um ano e meio. Também me sinto muito bem. Minha pergunta é a seguinte: Você é funcionário público do regime estatutário? Se for, saiba que pode se aposentar com proventos integrais.Sua doença deve ser grave como a minha. Portadores de cardiopatias graves são inclusive isentos de imposto de renda. Talvez você queira continuar trabalhando, mas saiba que é um direito.

18 06 2015
Edilson Teodoro da Silva

Boa tarde! Roque Luiz. Obrigado por me responder! Eu sou funcionário de uma subsidiária da Petrobras! a TRANSPETRO, a 14 anos que estou lá, entrei através de processo seletivo, eu não sei que tipo de funcionário eu sou, eu só sei que sou CLT, eu trabalhava nos navios da empresa, num regime de 4 meses embarcado e 45 dias em casa, viajando mundo a fora. Até que num exame anual pela empresa, foi detectado Arritimia cardíaca, dai me passaram para um Arritimologista, o qual fez vários exames e chegou à conclusão do implante do CDI, foi passado um laudo médico para empresa, o qual dizia que eu não poderia mais trabalhar em navios por ser local de confinamento. Ai empresa me enviou para o INSS, onde o mesmo não me aposentou, me enviou para Reabilitacao, hoje me encontro em benefício pelo INSS, fazendo a reabilitação para troca de função e assim trabalhar no setor administrativo, todo esse processo já faz um ano, estou recebendo o meu certifica do curso de Auxiliar Administrativo, agora dia 19/06/15. Onde irei levar para o inss, ai irei terminar o processo de reabilitação e retornarei para empresa, na nova função, e você se encontra aposentado ou não?
Por enquanto eu desconheço os meus direitos! Só sei que o INSS, diz que eu posso trabalhar na área de administração, mas em navios não !
Um abraço ! Edilson. e-mail edilsonteodoro62@hotmail.com

18 06 2015
Roque Luís

Não tenho conhecimento da legislação CLT que é o seu caso. Na dúvida consulte um advogado trabalhista. Sendo CLT você somente seria aposentado com o teto da previdência e neste caso se puder trabalhar é melhor para receber integralmente. No caso de pagante do imposto de renda a isenção é garantida por Lei mas acredito ser um benefício após a aposentadoria. Em todo caso pesquise. Sobre outros benefícios nunca me interessei porque o CDI me dá uma condição normal de vida, apesar de arriscada, as vezes me esqueço do implante. Tudo de bom para você.

18 06 2015
Edilson Teodoro da Silva

Boa noite! Roque Luiz, muito obrigado por suas informações, vou procurar um advogado trabalhista e procurar meus direitos, eu também quero seguir minha Vida normal, e contribuir para uma boa aposentadoria. Um abraço e boa noite! Edilson!

20 06 2015
emerson gomes

fiso duas ablasao mas nen uma deu serto ela medeu ulaudo com o codico cdi145 sera que tenho chanse de consegui me encosta no inss

20 06 2015
Edilson Teodoro da Silva

Boa noite!
Emerson Gomes, eu creio que você tem chances de ficar pêlo INSS sim!
Você tem que procurar saber que CDI ( Código de Identificação da Doença), 145, o que ele quer dizer, pergunte ao seu médico ou pesquise na internet.
Porque eu precisei fazer só uma ablasão, e o médico colocou rápido o CDI ( Cardio Desfibrilador Implantável).
Já o seu caso deve ser diferente, talvez não precisa usar o CDI, converse com seu médico, obrigado por me escrever! Boa sorte! Qualquer dúvida me escreva! Um abraço! Edilson. e-mail. edilsonteodoro62@hotmail.com

21 06 2015
Michel Vale

Boa noite, gostaria de uma informação. Meu pai colocou um CDI cardiaco em outubro de 2013. Porém, em novembro, teve q trocar os eletrodos pois teve cerca de 7 descargas elétricas em 3 dias. O médico disse que os cabos estavam tocando provavelmente na clavícula e então tocaram de posição. Durante um ano ficou tudo certo mas em dezembro de 2014, apareceu uma vermelhidão e um inchaço no local da cicatriz. Foi feito uma pulsão entretanto, a cerca de um mês (05/2015) a cicatriz se rompeu cerca de 2 mm e começou a vazar um líquido amarelado. Foram feitas várias análises e não possui bactérias. O líquido tende a sair mais a noite ou quando pressiona-se o local. Meu pai não possui dor ou febre. O médico definitivamente não sabe o que é, apenas passa a cada mês um anti-biótico diferente. Será que pode ser algum tipo de rejeição?
Por favor, espero que alguém aponte alguma direção.
Obrigado

21 06 2015
Roque Luís

Boa noite! Percebi que repetiu seu comentário por estar ansioso por uma resposta. Será muito difícil alguém aqui do fórum te dar uma luz sobre o problema do seu pai. Somente o médico especialista poderá lhe responder. Se possível, busque em outra cidade uma segunda opinião. Acredito que um ultrassom ou radiografia pode identificar como está a situação do CDI. Procure ajuda especializada. Consulte o site do fabricante e envie sua dúvida. Espero ter ajudado.

21 06 2015
Edilson Teodoro da Silva

Boa noite!
Eu digo a mesma coisa do colega, procure, outro médico e saiba a opinião dele em relação a seu Pai, porquê isso não isso não é normal, estou com meu CDI a um ano, para ser exato, completou um ano em 16 de maio de 2015, graças a Deus, está tudo bem! Procure outra opinião de médico! Um abraço! Edilson e boa sorte!

21 06 2015
Edilson Teodoro da Silva

Boa noite!
Gostaria de saber, se alguém com CDI, conseguiu a carteira de livre acesso nos ônibus de sua cidade, e se conseguiu, como fez?
Um abraço! Edilson!

24 06 2015
Michel Vale

Obrigado Roque e Edilson. Vamos buscar uma segunda opinião.
Um abraço!

29 08 2015
Claudemir Peixoto

Fiz cirurgia de macapasso com 38 anos

28 09 2015
Diego gehlen

bom dia meu avÔ colocou cdi a mais ou menos 15 dias mas teve 19 choques o medico falou em tempestade eletrica isso e normal

17 10 2015
tania

preciso usar o cdi com urgencia,estou aguardando a cirurgia,confesso que fico preucupada…. tenho medo,que algo der errado,por eu ser hipertensa…

17 10 2015
tania

preciso usar o cdi urgente,estou aguardando a cirurgia,confesso que sinto medo,pois sou impertensa…..

17 10 2015
Daniel Coutinho

Olá Tania, a cirurgia é muito tranquila confie no seu médico e tire todas suas duvidas com ele, eu fiz faz a 4 meses e foi tudo bem que Deus esteja com você te abençoando nesta hora e creia que tudo dará certo!!!

20 10 2015
Anna cassia

É normal pos 5dias a crevicula ficar dolorida e apresentar roxidao?

20 10 2015
Roque Luís

Bastante normal. 30 dias eu levei para normalizar tudo. O roxo ficou por um bom tempo. No hospital já lhe dão medicação suficiente para a dor e inflamação. Mas se ficar muito dolorido o teu médico poderá receitar um tilenol ou algo parecido. Fique tranquila e descanse.

27 12 2015
Antonio jose machado filho

Bom dia tenho um cdi da meditronic desde 2012 a dois dias estou desmaiando muito e falta de ar o que pode ser isso.

28 12 2015
Ricardo

Antonio, Bom dia.
É Importante você procurar seu médico. Os desmaios podem ter causas diversas, inclusive um problema no aparelho que não está atuando corretamente.

Um abraço,

3 01 2016
Gleyci

Urgente depois que o cdi vibra no final da carga da bateria quantos % resta da bateria? ??????

3 01 2016
Gleyci

Urgência quando o CDI vibra avisando que a bateria esta no seu limite quantos % resta quanto tempo poço esperar? ???

10 01 2016
manuel

No dia 20 janeiro visto estar a rejeitar o meu ctrd vao tentar coloca-lo debaixo do musculo . Tera algum risco acrescido??? poderei fazer rejeiçao outra vez??e a recuperaçao sera dificil ???? obrigado

25 02 2016
Janaina

Oi,meu pai tem só 25 % do coração funcionando,coração inchado ,arritimia e vai fazer um implante de cdi,,corre algum risco

26 02 2016
Roque Luis

Sempre existe algum risco. No entanto, é uma cirurgia simples. Só vai fazer bem a ele. Pela sua descrição ele está precisando muito. Tenha fé. Abç.

11 04 2016
Fabiana

Meu esposo fez o implante de cdi com ressicronizador dia 8 de abril e tem sentido muitas dores no local. Será que isso é normal?

11 04 2016
Marcelo Batista

É normal. Fiquei sentido dores uns dois meses mais ou menos. Hoje nem me lembro mais que tenho CDI. Que Deus abençoe você e seu marido.

26 04 2016
Manuela

Pessoal minha Mãe está há mais de 40 dias aguardando este aparelho de CDI no Dante Pazzanese. Alguém pode me informar se é normal essa demora ?

27 05 2016
Benjamim da Silva

O que não posso fazer a partir que eu tenho isso no meu corpo

28 05 2016
Roque Luís

Tudo vai depender para qual indicação seu médico receitou este aparelho. No meu caso, muitas vezes esqueço que tenho um CDI no meu peito. Sei que devemos evitar algum choque (batida) porque agora é uma área sensível. Também, evitar fazer muito esforço com o braço devido a esta sensibilidade. É indicado para a pessoa ter uma vida normal com os cuidados que a doença exige. Lembre-se que ele não cura a doença cardíaca mas trás mais segurança e conforto quanto aos sintomas. Tenho Miocardiopatia hipertrófica e arritmia. Vivia cansado. Hoje caminho diariamente, nado e tenho uma vida normal. Porém, devo ter os mesmos cuidados que tinha antes do implante. Um abraço e converse sempre com seu médico.

15 06 2016
Ester

Ester Augusto

Alguém para me orientar por favor!

Bom dia, minha mãe tem 75 anos de idade , eu soube a pouco que minha mãe vai precisar colocar esta aparelho CDI, que tenho que esperar todas as providências do SUS para a colocação deste aparelho por causa da arritmia dela ser em torno de 200 a 340 batimentos por minuto e não ceder com nenhuma medicação ela esta internada sem alta no momento não pode ser removida do local e todos da família estamos aflitos e nervosos com esta situação a nossa pergunta seria o SUS vai demorar para atender a entregar ao hospital o aparelho para a minha a mãe já que o valor é em torno de 80 mil que minha irmã já foi informada e não temos condições para comprar ele e eu a pouco tempo fiquei internada também com o diagnóstico de derrame pericárdio será que eu vou ter que usar este aparelho eu tenho 42 anos eu tenho arritmia já tomo os medicamentos hidrocloratiazida ,cardivilol,ass,henalapril e sinvastatina estou muito preocupada mas agora o importante é minha mãe .

15 06 2016
Roque Luís

Boa tarde! Sinto pelas dificuldades que estão passando. Se a sua mãe tem indicação para um CDI e eles estão demorando para autorizar a única coisa que eu sei que resolve é televisão. Procure conversar com o médico e esgotar todas as possibilidades em saber porque da demora. É bom preparar o espírito para entender que a vida é um ciclo. Perdi minha mãe aos 76 anos por conta de uma DPOC. Tenho 53 anos e me foi indicado o implante de CDI após uma arritmia grave detectada por uso do HOLTER. Então, se você tiver que usar, aceite porque ele melhora os sintomas da doença. Tudo vai depender o que diz seu médico. Além do cardiologista é bom consultar um especialista em arritmias. Deve ser bem difícil para sua mãe com esses batimentos acelerados. Estimo melhoras.

20 06 2016
Ester

Obrigado!
Senhor Roque Luís

Mas eu gostaria de saber se demora mesmo este procedimento de uma cirurgia pelo CDI o SUS recebendo os exames e todos as papeladas informada pelos médico de um urgência para fazer o implante deste aparelho será que mesmo assim eles não dão urgência ??

30 06 2016
douglas

boa tarde meu sogro esta usando cdi a 4 anos e meio no fim do ano sera feita revisão o equipamento porem ele já vem de uma sequencia de choques a 3 meses e só essa semana ele já teve 3 cargas e normal isso devemos no s preocupar pois os médicos aqui só falam que esta td bem

30 06 2016
Roque Luís

Boa tarde! Eu coloquei meu CDI em novembro de 2013 e nunca levei choque. A revisão é feita a cada 6 meses. A terapia de choque pode estar salvando a vida dele caso não seja um problema com o aparelho. Meu cardiologista não atende por convenio e a consulta particular é cara. Numa situação destas para mim já seria difícil recorrer devido ao custo. Na dúvida sempre existe o direito de conversar com o médico dele. O aparelho proporciona uma melhora de tal forma que esquecemos da disciplina com a alimentação e exercícios. Alguns até voltam a fumar. É importante não descuidar da rotina que um cardíaco deve adotar. Não sei o caso dele. Se os médicos dizem que esta bem que outra alternativa temos para confiar? Muitos recebem esta terapia de choque, mas o certo após um evento destes é procurar o pronto socorro para saber se está tudo bem.

30 06 2016
douglas

sim ele ja esta no hospital temo sum convenio pra ele que pagamos uma fortuna e ja esta na uti acabou de ir pra uti ele esta bem porem ficamos com mede ele ja tomou mais 2 choques agora atarde ou seja so hoje ele ja tomou 4

30 06 2016
Roque Luís

Desejo que ele melhore e que tudo ocorra bem para vocês. Que bom por estar recebendo cuidados. Força, abç.

8 07 2016
Ester

SR. Roque Luís como já havia dito a minha mãe esta internada ainda para receber este aparelho CDI já faz 1° Mês e nada ainda estou preocupada, pois bem sabemos que esperar em hospital não é uma boa situação pois tem muitos aspectos perigosos no local.
Ela esta passando de quarto á quarto por causa da espera esta ficando uma situação um tanto desagradável para ela e pra família, já escutei pessoas falar que esta ocupando um leito que poderia ser de outra pessoas.
O médico nos informou que ela não pode ir pra casa ainda por motivo de ela ter novamente uma arritmia acelerada e não ter recursos para reanimá-la.

8 07 2016
Roque Luís

Nossa! Sinto muito por você e sua mãe. Gostaria de poder ajudar mas não há como. Quando botei o CDI no final de 2013 foi tudo muito rápido e tranquilo. Quem tinha UNIMED ainda funcionava. Agora está um caos mesmo. Fico na torcida por vocês. Obrigado por compartilhar.

8 07 2016
douglas

meu sogro colocou o cdi a 5 anos na época ele teve internado por 45 dias na uti pelo convenio ai essa semana levei ele para exames e chegando no hospital que fica em outra cidade soube que ele colocou o cdi pelo sus sendo que pagamos 600 reais por mês só no convenio dele individual ai os cara vai e me da um cambalacho desses isso e o brasil o convenio vai e faz manobras pra não gastar e o tratamento caro sai pelo sus

3 09 2016
Tânia Alves Lopes Santana

Tem 16 dias q fiz um implante de CDI é desde lá venho sentindo muita dor no braço e os dedos dormentes e não consigo levantar o braço é normal.

4 09 2016
Roque Luís

Boa Noite Tânia! Acredito que demore uns 30 a 45 dias para normalizar quase tudo.Eu fiquei um tempão com medo de mexer o braço e de fato, fica dolorido. Durante a cirurgia já te medicaram o suficiente para tratar o trauma. O meu médico receitou Tylenol 500 para quando eu sentisse dor. Não faça esforço demasiado, mas também não deixe o braço totalmente imobilizado. Exercite os dedos e mexa o cotovelo.
Boas melhoras.

13 10 2016
Lenice

Olá Boa noite gostaria de saber se e normal sentir dor no braço r como se ti verse queimando ombro esquerdismo lado do CDI

14 10 2016
Roque Luís

A dor é normal nas primeiras semanas. Pode-se tomar algum tipo de analgésico. Na dúvida consulte seu médico.

29 10 2016
Priscilla Lopes toledo

Olá meu pai colocou o cdi mas sente muita tonteiras por favor alguém me ajuda o que pode ser eu estou desesperada

21 11 2016
rosa

Boa tarde!!! Parabéns quem criou essa pagina..pois são tantas duvidas…e assim conseguimos respostas para algumas conversando com pessoas que estão na mesma situação. Pois bem meu pai tem 78 anos 7 pontes safena …e veio apresentando vários episódios de taquicardia…então em junho deste ano colocou o C.D.I..! Graças a Deus até o momento esta correndo tudo bem, hoje tivemos a 1 avaliação do C.D.I. onde eles fazem aquele exame de telemetria…disse o médico que esta tudo ok. Meu pai ate hoje nao tomou nem um choque..! Ai perguntei o medico como seria se tomasse o choque se teriamos que correr para o hospital… Ai ele falou que se o choque fosse forte..com dores e falta de ar..que sim..poderia ser um infarto que corresse pro hospital…mas disse também que se fosse pequenos…era para gente colocar um imã no local e aguardar uns segundos que se parasse poderia ser problemas com cabo… alguns de vcs ja fizeram isso? fiquei meio confusa.

7 03 2017
Lara M.

Foi criado um Grupo Privado Portugues de apoio mútuo para pessoas com Síndrome de Brugada:
https://www.facebook.com/groups/691507171020514

24 07 2017
Carlos Marvel

Boa noite, gostaria de ajuda com algumas duvidas, depois de anos fazendo exame de rotina, esse após alguns desmaios repentinos, procurei refazer todos os exames. após o Tilt teste esse ano, meu médico viu em meu caso como SÍNDROME DE BRUGADA, desde então minha vida parou, para o médico tenho que colocar o CDI, mais o plano pediu que eu fizesse o (Estudo Eletrofisiológico) para depois dele colocar o CDI, mais nos últimos 5 dias eu tive 2 casos de síncope, então estou com alguma duvida:

Se o estudo der negativo, mesmo assim tenho que colocar o CDI?
se o plano não aceitar, o que faço para ter que colocar o CDI?
Posso praticar algum esporte de alta intensidade (já pratico hoje e isso está me deixando para baixo).
Quais minhas limitações?
O que de fato não poderei fazer?
Alimentação muda por completo?
Alguém com Síndrome de Brugada que possa entrar em contato comigo para podermos trocar uma ideia? e-mail: carlosilteglan@hotmail.com zap: 086-998012345

Desde já grato!

4 08 2017
Gilberto Sipriano

Tenho um CDI, recentemente fui ao banco e praticamente me obrigaram a passar no detector de metal.
Isso pode descarregar a bateria do mesmo?

6 08 2017
Roque Luís

Nunca tive problemas em bancos e aeroportos. Sempre me trataram com respeito. Exija seus direitos. Apresente a carteira do aparelho sempre que solicitado. Acredito que não descarrega a bateria. Não tenho certeza, mas ele pode desconfigurar ou parar de funcionar por um certo tempo. Na dúvida passe no seu médica para uma revisão do CDI se sentir sintomas de algo diferente.

6 08 2017
Gil Sipriano

Obrigado, pasaarei sim.

8 08 2017
Nei Aneilson Colabello

OLA !!! FAZ 15 DIAS QUE FOI IMPLANTADO EM MIM O CDI POREM ESTOU TENDO ALGUNS PROBLEMAS NA RECUPERAÇÃO MUITA DOR EM CIMA DO CORTE E CALAFRIOS SEM TER FEBRE PENSEI ATE QUE ESTIVESSE COM INFECÇÃO FUI AO MEDICO E ESTAVA DESIDRATADO TOMEI A MEDICAÇÃO E JA ESTOU BEM .

8 08 2017
Nei Aneilson Colabello

SO QUERIA DIZER QUE É UM PRAZER ESTAR PARTICIPANDO DO GURPO E LENDO OS DEPOIMENTOS ME SENTI MAIS SEGUROS EM MEIO A TANTAS PERGUNTAS E RESPOSTAS …..

8 08 2017
Roque Luís

Seja muito bem vindo. O ideal é como você fez, ler as dúvidas já sanadas. Muitos deixam para trás porque já tem bastante postagem. Temos que agradecer por esta tecnologia. Passados 30 dias tudo vai melhorar. Grande abraço.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: